[Resenha] As Crônicas Lunares #1: Cinder




         Título: Cinder 

         Autor (a): Marissa Meyer

         Editora: Rocco

         Páginas: 448

         Estrelas: 5/5



Cinder é o primeiro de uma série de cinco livros, As Crônicas Lunares, de Marissa Meyer e vai contar a história de uma garota de 16 anos, cujos pais morreram em um acidente, deixando-a até os 11 anos em um orfanato, até que um dia um cientista resolveu adotá-la, levando-a para viver com sua esposa e suas duas filhas. Parece uma história normal até aí. Afinal, todos os dias crianças são adotadas, acidentes acontecem e pessoas morrem. Mas não. Cinder não é completamente normal. Para as pessoas da Comunidade Oriental, a garota é uma Aberração Tecnológica. Ela é um Ciborgue.

Só para esclarecer um pouquinho mais as coisas: Ciborgue é uma pessoa que por algum motivo (acidente, por exemplo), teve algumas partes do corpo perdidas e substituídas por outras cibernéticas. Isto é, uma pessoa meio robô e meio humana, resumidamente. 

Ao redor disso tudo, temos um cenário distópico, um mundo onde já há uma civilização na Lua, habitada por seres não muito simpáticos, extremamente misteriosos e um tanto quanto vingativos, os Lunares, que estão sempre em rivalidade com os terráqueos, e sempre ameaçando entrar em guerra. Estes são liderados por Levana, uma rainha cruel e manipuladora, que trás um histórico de muita maldade consigo para que conseguisse conquistar o trono de Luna. Inclusive matar a própria irmã, o marido e supostamente planejar o incêndio que tornou o paradeiro de sua sobrinha, a princesa Selene, um completo mistério. Teorias dizem que a garota está viva, e terráqueos afiram tê-la visto, mas tudo indica que a princesa morreu ainda bebê no incêndio causado por Levana. 


"A lua sempre lhe causara certa paranóia, como se as pessoas que morassem lá pudessem estar observando-a, e tinha medo de que, se olhasse por muito tempo, pudesse atrair a atenção delas. Uma superstição sem sentido, mas tudo a respeito dos lunares era misterioso e envolto e superstições."

E além desse clima extremamente tenso entre a terra e a lua, temos uma uma doença. A Letumose é um vírus sobre o qual não se sabe quase nada. Origem desconhecida. Cura desconhecida. Uma pandemia que estava causando a morte de centenas de milhares de pessoas, entre elas o guardião de Cinder, que agora tem que viver com sua madrasta, Adri, a qual a considera um peso morto em sua vida, uma aberração completa, um fardo, e suas meia-irmãs, Pearl, uma garota fútil que assim como sua mãe nem mesmo a considera humana, e Peony, uma menina que quatorze anos, que ao contrário das outras é doce e gentil, também conhecida como a única amiga humana de Cinder. 

Cinder trabalha como mecânica na Feira de Nova Pequim, com sua androide Iko (Também conhecida como minha personagem favorita desse livro), consertando tudo que se pode imaginar dessa área tecnológica. Desde tablets, á Aerodeslizadores. A vida da garota ciborgue é completamente parada e sem muitas reviravoltas. Mesmo com com Baile do príncipe Kaito chegando, ela não tem muito com o que se preocupar, já que diferente de todos os outros, ela não poderá ir, e infelizmente não tem nem uma fada-madrinha, nem mesmo uma abóbora que se transforma em carruagem para levá-la. Mas, ela não se importa. Diferente de Peony, Cinder pouco liga para o príncipe. Afinal, quem iria gostar de dançar com um ciborgue ?


"Legalmente, Cinder pertencia a Adri. Ela não tinha direitos, não tinha posses. Não era nada além de um ciborgue."

As coisas começam a mudar na vida dela, quando o próprio Kai aparece em seu estande, solicitando o concerto de um Androide, cujas informações são extremamente importantes e secretas. Ao falar com ele, Cinder percebe que Kai é muito diferente do que ela imaginava. Com os sentimentos um tanto quanto mexidos, ela começa a trabalhar no Androide, ao mesmo tempo que planeja como fugir da madrasta com Peony e Iko para a Europa. Mas seus planos são mudados drasticamente, quando Peony descobre que está contaminada com a Letumose, e é levada. Furiosa, e culpando Cinder por tudo, Adri oferece a garota como cobaia nos experimentos aos quais ninguém nunca sobreviveu, para encontrar uma cura para a doença. E em meio á confusão e culpa, Cinder acaba descobrindo coisas que nunca imaginava sobre si mesma, e um passado um tanto quanto misterioso faz com que várias perguntas surjam na cabeça da garota, e o mais importante de tudo: uma esperança em relação á tão sonhada cura da Letumose. 


"Mas se havia uma coisa que ela aprendera ao longo dos anos como mecânica era que certas manchas nunca saíam."

Uma mistura de fantasia, distopia e romance com um dos meus clássicos da Disney favoritos, Cinderela, que se tornou um dos meus queridinhos, e com certeza foi uma das melhores distopias que já li na minha vida ! Marissa Meyer tem uma escrita maravilhosa, e juro que queria poder encontrá-la para poder aplaudir de pé sua criatividade. A narração é feita em terceira pessoa, então temos relances tanto de Cinder, quanto do Príncipe Kai, fazendo com que o livro nunca fique monótono. Os personagens são muito divertidos, e tudo é tão bem explicado que ás vezes você tem que beliscar para voltar pro mundo real, porque é muito difícil não se envolver com todo esse universo criado pela autora. Confesso que lá pela metade do livro eu já tinha associado qual seria a grande descoberta do final, mas garanto que isso não estragou em nada minha leitura, nem mesmo a surpresa de confirmar com que eu já imaginava.

Enfim, como vocês já devem ter percebido eu super indico esse livro ! É uma leitura rápida, gostosa e muito envolvente. Um releitura completamente diferente de tudo que eu já tinha lido de uma história que quase todos nós conhecemos, e amamos em alguma época. E não para por aí, as Crônicas Lunares continuam com Scarlet, já lançado aqui no Brasil e que além de continuar a história de Cinder, também vai nos trazer outro clássico infantil: Chapeuzinho Vermelho. Não vejo a hora de tê-lo em minhas mãos. Espero que seja tão maravilhoso quanto esse foi.
"Ela era um ciborgue, e nunca iria ao baile."

Beijos,
Ana.






16 comentários:

  1. Eu li esse livro e adorei, é ótimo e uma releitura super original e bacana. Estou precisando ler a continuação urgentemente, mas os preços da Rocco são tão absurdos =/.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo ! Já comprei a continuação mas ainda não vou ler, por motivos de: não quero sofrer esperando a tradução do terceiro. Espero que a Rocco publique Cress ainda esse ano...
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  2. Bem interessante. Tem um enredo bem incomum. Atualmente, os livros abusam de uma história bem semelhante um do outro. Se o dinheiro der, Cinder estará na minha estante logo.

    http://www.pampilho-ordinario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... hoje em dia as distopias estão cada vez mais parecidas e os romances mais ainda. Cinder foi um livro completamente surpreendente. Não tem nada de clichê. É uma história diferente, criativa e muito bem desenvolvida. Quando puder, recomendo muito que leia !
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  3. Cinder foi uma das minhas leituras favoritas. Li o livro em 2013, e confesso que no começo eu não esperava tanto da história, mas conforme o enredo ia se desenvolvendo, eu simplesmente me apaixonei por tudo. Super recomendo esse livro!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tinha tantas expectativas, e acho que foi isso que fez com que eu me impressionasse tanto com esse livro. Virou um dos meus favoritos, com certeza. Adorei a escrita, adorei a história e adorei os personagens. Não teve nada nesse livro que eu não gostei. Resumindo, foi perfeito.
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  4. Oi Ana!
    Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro, mas fiquei curiosa, o tema é diferente!
    Mistura de fantasia, distopia e romance é comigo mesma! hahaha
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você se interessou, porque realmente é muito, muito, muito bom ! Foi uma mistura perfeita. Me prendeu desde o início, e era quase impossível para de ler .
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Eu tenho muita vontade de ler esse livro, ele deve ter entrado em umas duas wishlists no meu blog se não me engano. A história me chamou muita a atenção, sem contar que a capa é muito bonita!

    Beijinhos,

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é linda, mesmo. Aliás, todas as capas dessa série são maravilhosas. Tão maravilhosas quanto a história <3 Uma das melhores distopias que já li na minha vida.
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  6. Ana! Acho que eu já descobri o segredo de Cinder. Será que estou certa? Esse livro esta na minha lista de leitura infinita.

    Adorei sua resenha! Gostei bastante do enredo e espero que goste tanto dessa história quanto você!

    Beijos,
    Iza
    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, será...?! Leia para descobrir hahaha. É uma história muito bacana, com personagens incríveis e a escrita da Marissa é muito gostosa de ler. Sem falar do toque "Cinderela" que foi o que tornou esse livro perfeito. Leia ! :)
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  7. Adorei a resenha. Muito bacana.

    Adorei o blog também. Seguindo.

    Beijos.
    http://maio97.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ! Nada como fazer uma resenha de um livro que você amou...
      Obrigada mesmo. Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  8. Que ótima resenha! Já tinha lido em algum lugar sobre esse livro e achei interessante tanto a história quanto a capa e como adoro distopias, já adicionei pra lista infinita! Pena que os preços da Rocco não são tão acessíveis... mas nunca se sabe :p
    Beijos

    www.luizanerd.blogspot.com (blog mudou!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigadaa <3 A história é tão incrível quanto parece. E a capa é linda mesmo. Além de que, essa foi uma das distopias mais criativas e diferentes que eu já li na minha vida. Um amor de livro.
      P.S: O seu blog está muito fofo <3
      Beijos,
      Ana.

      Excluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo