[Resenha] O Legado de Syrena #1: Poseidon












Título: Poseidon

Autor (a): Anna Banks

Editora: Novo Conceito

Páginas: 285

Estrelas: 4/5



Olá pessoal ! Finalmente, eu estou de volta para fazer resenhas aqui no blog. Sei que passei um tempo afastada das resenhas, mas eu prometo compensar isso, tentando ao máximo resenhar todas as leituras que fiz durante o período em que estava sem tempo para fazer posts longos no blog. E para dar início a essa atualização, vou falar um pouquinho de uma das últimas leituras que fiz no ano passado e uma das que me deixou mais animada, o livro Poseidon, da autora Anna Banks, o primeiro livro da triologia O Legado de Syrena.

O livro nos apresenta a história de Emma McIntosh, uma adolescente tão normal quanto todas as outras, exceto pela sua aparência um tanto quanto peculiar: seus cabelos são de um louro quase branco e seus olhos de um tom violeta bastante incomum. Fora isso, não há nada que a diferencia de todas as garotas normais como eu e você. Nas férias antecedentes ao seu último ano na escola, ela e sua melhor amiga Chloe resolvem viajar para a Flórida, e aproveitar todos os benefícios que as praias ensolaradas tem a oferecer.

Essa viagem no entanto será marcada por vários acontecimentos que a farão tomar um rumo totalmente inesperado. Logo no início, ao caminhar pelo calçadão da praia, Emma acaba esbarrando em estranho lindo e misterioso: Galen. Além de muito bonito, o garoto se mostra super atencioso e preocupado com o pequeno incidente. Apesar disso, Emma não troca mais do que algumas palavras com ele e imagina que nunca mais o verá depois daquele dia. 

"Eu me afasto dele e olho para cima. Minhas bochechas quentes não têm nada a ver com o fato de a temperatura estar 28 graus sob o sol da Flórida e tudo com o fato de eu ter acabado de tropeçar no cara mais lindo do planeta. Fan-tás-ti-co."
Infelizmente, a viagem de Emma e Chloe não é marcada apenas por surpresas boas. Uma tragédia envolvendo as duas garotas vai fazer que com que Emma nunca mais volte a ser a mesma e comece a desenvolver habilidades  que não parecem tão normais ao seu olhos. Porém, a garota não passará por todas essas transições sozinha. O misterioso garoto da praia, Galen, se fará presente mais uma vez, mostrando que Emma não está é a única com as características que possui. E que na verdade pode existir um povo inteiro que compartilha exatamente das mesmas coisas. Um novo mundo, debaixo d'água. O mundo dos Syrenas.

"Os Syrenas sempre se sentem atraídos por seres da própria espécie (...). Na maioria das vezes essa atração é transmitida na água, onde podem sentir a presença uns dos outros. Ele ainda não tinha ouvido falar que podia acontecer em terra nem nunca tinha sentido com tanta força, mas ele sabe o que sentiu. Ele não iria - não podia reagir daquela maneira a um ser humano."
Então ... o que falar desse livro ? Desde pequena eu sempre fui uma pessoa que se interessa por seres fantásticos e mitológicos, em especial sereias e fadas. E cheguei em um ponto da minha vida em parei e pensei: Eu nunca li um livro sobre sereias e nem fadas ! Achei que já estava na hora de começar a procurar e foi assim que me deparei com Poseidon. Li a sinopse rapidamente e nem pesquisei opiniões de ninguém, portanto ele foi uma surpresa completa em todos os sentidos. 

Logo de início, achei que a mitologia ficou muito bem escrita. Apesar de não ser tão aprofundada, e apenas alguns pontos serem jogados aqui e ali, achei muito interessante o modo como Anna Banks trouxe a questão das sereias. Eu imaginava que seria uma coisa super "A Pequena Sereia" da Disney mas na realidade até que é bem diferente. Com exceção das menções a Tritão, que é marca registrada em qualquer coisa com essa temática, é uma história bastante original. 

Os personagens são muito cativantes e você se apega a eles rapidamente. É do tipo de livro que te deixa com saudade quando termina e com o gostinho de quero mais. A Emma é super engraçada e você sente como se pudesse ser a melhor amiga dela. Definitivamente ela foi minha personagem preferida, e pra exemplificar o motivo de eu ter gostado tanto dela, vou colocar uma das frases que me fez rir muito logo no início do livro: 

"Na melhor das hipóteses, elas vão pensar que eu conheço esse cara, que estamos nos abraçando. Na pior das hipóteses, elas me viram cambalear como uma morsa drogada em direção àquele total desconhecido."
O romance também é super fofinho, e me agradou bastante, mas se você não é muito fã de casais melosos, pode ser que tenha algum problema com eles. O Galen é daqueles personagens estilo "Edward Cullen", super protetores, que chegam a irritar um pouco. Além disso, os personagens secundários também agradam bastante, com destaque para Rayna, irmã de Galen, e Toraf, amigo dos dois.

Apesar de eu realmente ter adorado a história e da maioria dos personagens, decidi tirar uma estrela basicamente por dois motivos: alguns parágrafos são confusos e eu precisei reler para compreender exatamente o que ele queria me dizer e o final. Ao longo do livro, achei que a autora começou a enrolar um pouco e justamente quando eu esperava que toda a ação ia começar, o que acontece ? Sim, senhoras e senhores. O livro acaba. E é exatamente por isso que eu espero ansiosamente que a editora Novo Conceito se pronuncie quanto ao lançamento de "Of Triton", o segundo livro da trilogia que já está disponível lá nos EUA.

E por falar na editora, não posso deixar de comentar o trabalho impecável que ela fez nesse livro. A diagramação está belíssima, com desenhos no início de cada capítulo e uns detalhes na página, próximo a numeração. São bastante simples e delicados e deixaram essa edição maravilhosa. Espero realmente que toda a trilogia possa ser traduzida e organizada da mesma forma !

Portanto, só tenho a dizer que se você é fã de livros com seres míticos e fantásticos, eu super recomendo a leitura. Apesar de alguns probleminhas aqui e ali, em geral é um livro muito bom e que eu não vejo muitas pessoas falando a respeito. Deem uma chance e espero que vocês gostem tanto quanto eu ! Espero que tenham gostado da resenha e até  a próxima.

"Gallen não é só um paquera. Não é só uma atração física, alguém que pode me fazer esquecer meu nome fingindo me beijar. Não é só um professor ou um peixe esnobe de sangue azul. Sim, ele é tudo isso. E é mais do que isso. É ele que eu quero. Possivelmente para sempre".

Beijos,
Bia 


9 comentários:

  1. Olá, eu amei a resenha, eu sou super amante de mitologia, porém eu nunca tive um atrativo tão grande por sereias quanto eu tenho por outros seres, de qualquer forma vou colocar essa livro na minha lista de leitura.

    Ps: Eu ri que nem uma moça do terceiro cote dhsdfhj.

    quehajapaciencia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você possa ler mesmo, vai encontrar muitas outras frases engraçadas como essa ahauah

      Beijos,
      Bia

      Excluir
  2. Olha eu me senti exatamente como você quando li esse livro Poseidon. Eu achei a história absolutamente incrivel, porque me despertou bastante curiosidade. Sempre tinha um mistério e algo misterioso que me fazia ficar presa ao livro, mas quando foi chegando aos finalmentes e eu quero mais ACABOU como vc disse.Eu estou doida pelas continuações. Preciso ler pra ontem. Até porque eu acho que tem muita coisa pra contar. Mas tipo, pretendo reler esse livro novamente para lembrar de algumas coisas, principalmente sobre a mÃe dela que foi uma bela surpresa hahaahah

    Mas enfim...parabéns pela sua resenha. Ficou ótima
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é um livro cheio de detalhes, e se a continuação demorar muito vou acabar relendo também. Até porque, já estou com saudades dos personagens ahaua. Que bom que você gostou da resenha, fico muito feliz.

      Beijos,
      Bia

      Excluir
  3. Nunca li um livro com sereias como temática principal e esse me pareceu bem interessante. Confesso que nunca tinha ouvido falar, mas despertou interesse!
    Beijos

    www.luizanerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou interessada ! Minha intenção com essa resenha era exatamente fazer com que mais pessoas se interessassem pelo livro, já que acho que a editora precisa ver que o livro está tendo reconhecimento ! Que bom que estou conseguindo e espero que você consiga ler em breve.

      Beijos,
      Bia

      Excluir
  4. Quando acabei fui correndo pra ler a continuação ai eu descubro que não tem tradução 😫😭😠😒

    ResponderExcluir
  5. Olá, sabe quando ira sair a tradução do segundo livro? Não acho em PDF :c

    ResponderExcluir
  6. Olá, sabe quando ira sair a tradução do segundo livro? Não acho em PDF :c

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo