[Especial] A representação feminina nos livros !

Olá, leitores ! Hoje resolvemos fazer um especial sobre a representação feminina em alguns livros . Como nós, leitores vorazes, bem sabemos, cada escritor ou escritora tem uma forma especifica de representar seus personagens. Em especial, as personagens femininas, que são extremamente diferentes em cada livro. Nós vemos daquelas que são menos...hum...independentes e autenticas, até mesmo as lutadoras essa palavra está certa ? pela justiça e pelos seus diretos, que vão e falam e não precisam de ninguém para salva-las na maioria das vezes, pelo menos.

Vamos dar um maior destaque para aquelas personagens que representam nossos ideais de personalidade feminina, já que somos fiéis defensoras dos direitos iguais das mulheres na sociedade, mas vamos também dar alguns exemplos do que nós não gostamos em algumas personagens e em algumas histórias.

A foto ao lado mostra os livros que escolhemos para representar essas personagens. De cima para baixo: Harry Potter e a Pedra Filosofal, representando Hermione Granger e Gina Weasley; Jogos Vorazes, representando Katniss Everdeen e Johanna Mason; Divergente, representando Beatrice/Tris Prior; A Seleção, representando America Singer; O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, representando a Frankie avá; Cidade dos Ossos, representando Clary Fray e Isabelle Lightwood; Crepúsculo, representando Bella Swan e A Maldição do Tigre representando Kelsey Hayes.

Nem todas elas escolhemos porque gostamos, como explicamos acima. Algumas servirão para dar algumas críticas e exemplificar o que não achamos tão legal assim.

Aviso: pode conter spoilers de alguns livros !







Hermione Granger (Série Harry Potter): Bom, primeiramente gostaria de dizer que a maioria das personagens femininas da J.K. Rowling é bem representada. Uma das minhas favoritas é a Hermione Granger, por dois principais motivos: Ela é muito esforçada e mostra que apesar de ter nascido trouxa, pode ser tão boa ou ainda melhor do que os nascidos bruxos. Outro ponto importante: Hermione nunca leva desaforos para casa. Sempre que acontece alguma coisa, como as provocações do Draco por exemplo, ela sempre resolve do jeito dela e não fica esperando o Ron ou Harry resolverem  para ela só porque os dois são homens como esquecer da bofetada do Malfoy. Portanto, acho que ela é um bom exemplo para qualquer garota fã da série que deseje se espelhar em algum personagem.

Gina Weasley (Série Harry Potter): Apesar de no começo da série, ainda criança, ter uma "paixonite" exagerada por Harry, no estilo fã com seu ídolo, Gina Weasley amadureceu muito com o passar dos livros, e isso a fez tornar-se mais um bom exemplo de personagem feminina. Nos últimos volumes da série, ela passa a tomar controle da sua própria vida, sem viver na sombra do Harry, muito menos dos seus irmãos. Potter passa a enxerga-la como igual e não como uma criança que vive perseguindo-o pelos cantos. Além disso, Gina mostra-se muito talentosa no quadribol, provando que as garotas podem ser excelentes no quesito esportes.

Katniss Everdeen (Trilogia Jogos Vorazes): Ah, ai está ela ! Minha personagem feminina favorita de todos os tempos, Katniss Everdeen é a prova literária viva de que as mulheres podem sim ser as heroínas no final da história, de que elas podem salvar o dia e tomar controle das situações mais improváveis. Já no primeiro livro, além de sobreviver aos Jogos Vorazes, ela enfrenta o governo de Panem e torna-se o simbolo da esperança e da revolução com seu tordo. No segundo, já de volta a Arena, Katniss consegue destruir o reality-show e voltar mais uma vez viva agora já iniciando a guerra em si. No ultimo, apesar das perdas, Katniss consegue finalizar seu plano, e acabar com a ditadura do governo ! Acho quem nem preciso falar mais sobre ela, certo ? Além de que, após a morte de seu pai, foi ela quem tomou a frente da sua família. Então... né ?

Johanna Mason (Trilogia Jogos Vorazes): Apesar de não ser uma personagem principal, acredito que Johanna deveria ganhar lugar de destaque, pois se prestarmos atenção aos pequenos detalhes da sua vida revelados na história perceberemos que ela foi uma pessoa muito forte. Primeiramente, como residente do Distrito 7, Johanna não possuía preparos para ir aos jogos e ainda assim adotou uma estratégia que a fez sair viva. Fora isso, depois de se tornar vitoriosa, ao contrário de muitos exemplos dados na história (como Finnick Odair), ela mostrou sua força mais uma vez e não se deixou transformar em um fantoche da Capital, apesar de ter sofrido as consequências. E ainda assim, depois de ter sofrido tudo isso, ela não virou uma pessoa dependente e "reclamona" mas sim alguém que vai agir para consertar as coisas que a incomodam.

Beatrice/Tris Prior (Trilogia Divergente): Não vou me estender muito com a Tris pois acho que ela segue o mesmo esquema da Katniss. Apesar de suas dúvidas, Tris não se torna uma pessoa dependente e insegura na maioria das vezes, e não poupa esforços para defender sua família e todos aqueles que ama.Além disso ela conseguiu enfrentar seus piores medos, e alguns foram ainda mais reais do que se pode imaginar. Portanto, acredito que foi uma boa representação de personagem feminina e espero que muitas outras continuem seguindo esse mesmo padrão ou até melhor.

América Singer (Trilogia A Seleção): Muitas pessoas não reconhecem o potencial da protagonista America Singer, mas parando para analisar todo o contexto dos três livros, ela foi sim uma personagem revolucionária. Já de início, somos apresentados á Seleção, um tipo de Reality-Show para que o príncipe, Maxon,  pudesse escolher uma jovem para se casar, e ao contrário de todas as outras garotas de Illéa, America não quer competir, e se não fosse por seu antigo namorado, Aspen, ela não teria nem mesmo inscrito-se para o programa. Meri, vai contra tudo de dentro do castelo. Enquanto as outras 35 garotas fazem pose e sorriem para as câmeras, ela aproveita aquilo para comer torta e ignorar completamente a situação. Em uma de suas entrevistas, ela sugere acabar com as Castas em rede nacional, deixando todos pasmos e o rei furioso ! E no final das contas, ela consegue realizar seu plano com sucesso ou não. Então... ela merece !

Série Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais: Ao contrário do que estávamos fazendo até aqui, falando de personagens específicas, eu quis e achei necessário abrir um espaço dedicado às séries da Cassandra Clare, pois ela retrata as personagens femininas de uma maneira bem peculiar. Para início de conversa, no universo Shadowhunter, não existe diferença entre gêneros. Não importa se você é homem ou mulher, você é um ser integrante daquela sociedade e portanto sua importância é equivalente a qualquer outro componente desta. As mulheres lutam, treinam, trabalham e assumem posições de destaque no governo, como o cargo de Consulesa ou Inquisidora. Na trilogia As Peças Infernais nós acompanhamos a luta das mulheres para obter essa igualdade e em Os Instrumentos Mortais já percebemos um total sentimento de unidade, muito bem representados pelas personagens Isabelle Lightwood diva suprema e Clary Fray Morgenstern Fairchild, que atuam ativamente para a solução dos problemas da trama. Tudo indica que sua próxima série Os Artifícios das Trevas vai seguir o mesmo estilo e com ainda mais ênfase, já que a Emma Carstairs vai ser uma das melhores Caçadoras de Sombras da sua época, desde Jace Herondale lindo e maravilhoso.

Frankie Landau-Banks ( O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks): Como vocês sabem, o Histórico Infame foi uma das minhas últimas leituras e eu realmente adorei tudo naquele livro. E uma das coisas que eu mais gostei foi da personagem Frankie. Desde bem cedo ela se preocupa com a questão da posição das mulheres no mundo, e de que não devemos nos submeter às vontades masculinas e impor nossa presença. O ideal de feminismo é por muitas vezes citado e eu realmente adorei. Vocês podem saber mais lendo a resenha do livro que postei recentemente aqui no blog.

Bella Swan (Saga Crepúsculo): A Bella vai ser o primeiro exemplo de representação feminina que eu não gostei. Apesar de ser twihard declarada e digo isso sem medo de ser feliz, um dos pontos negativos da escrita da Stephenie é a forma como esta personagem em particular é retratada. Apesar de muitas outras como a Alice ou a Rosalie serem muito bem independentes e seguras de si, a Bella consegue juntar inúmeros problemas em uma pessoa só. A autoestima dela é quase inexistente, sua insegurança atinge níveis estratosféricos e a forma como ela acha que estar com o Edward é um privilégio sem igual são apenas um dos muitos exemplos que eu posso dar para o quanto ela é irritante. Acho que a autora fugiu um pouco dos padrões do século XXI, visto que hoje em dia não estamos mais na era do predomínio machista e da submissão feminina e se tem uma coisa que eu gostaria muito de mudar na série toda, seria isso. Graças a Deus  melhora um pouquinho quando a Bella torna-se vampira, mas não tanto para me fazer esquecer o quanto eu gostaria que ela fosse mais independente nos livros anteriores.

Kelsey Hayes (Saga dos Tigres): Bom, na verdade, essa personagem evoluiu muito na minha opinião, apesar de que nos primeiros livros da série, ela se enquadrasse perfeitamente nas personagens femininas que não me conquistaram muito. Em A Maldição do Tigre, primeiro volume, ela estava sempre se diminuindo, e falando o quanto era um privilegio para ela ter o Ren ao seu lado, quando na verdade, ele é que deveria agradecer por ela estar lá, afinal, é ela que está destinada a quebrar a maldição que o mantem em forma de Tigre por algumas horas do dia ! Não que eu não Shippe eles, longe disso, aliás eu adoro esse casal, eles são muito fofos, mas, por favor, Kelsey... se valorize ! Em compensação, no ultimo livro, ela mostra-se uma nova personagem, com vontade de lutar e fazer as coisas acontecerem, embora muitas vezes falhe, e tenha que ser salva por um dos irmãos pelo menos ela tentou, certo ?. Enfim, para mim, Kelsey está meio a meio. No começo ela era irritante, mas garanto que isso melhora pelo menos um pouco.

* Caso particular *

Anastasia Steele (Trilogia 50 Tons): Para inicio de conversa, que fique claro: Nós nunca lemos essa trilogia e nem está em nossos planos faze-lo. Pode ser que esse comentário seja de uma visão meio preconceituosa, afinal, não sabemos o decorrer da personagem ao longo da trilogia. Porém, é de conhecimento universal que essa história traz uma representação feminina completamente submissa e desvalorizada ! Sinceramente, é difícil engolir a forma como Anastasia de submete as vontades de um homem que aparenta não dar a mínima para ela. Além de não gostarmos de gênero erótico, mesmo que não fosse o caso, a história não iria nos atrair pela forma como a personagem é construída. Além disso, não acho que ela seja um bom exemplo para as meninas mais novas que vêem esse livro como um modelo de romance. E, na minha opinião, isso distorce a visão delas sobre elas mesmas, vendo como a personagem se comporta.

Vamos deixar aqui embaixo quem escreveu cada opinião:

Ana: Gina Weasley, Katniss Everdeen, America Singer, Kelsey Hayes e Anastasia Steele
Bia: Hermione Granger, Johanna Mason, Tris Prior, TMI e TID, Frankie, Bella Swan.

Esperamos que gostem e comentem por favor suas opiniões a respeito do post !
Um beijo, e boa noite !

~ Ana e Bia ~






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo