Resenha: Cartas de Amor os Mortos.













   Título: Cartas de Amor aos Mortos.

   Autor (a): Ava Dellaira. 

   Páginas: 337.

   Editora: Seguinte (Companhia das Letras).

   Gênero: Young-Adult. 

   Estrelas: 4/5.


Sabe quando você está com sentimentos opostos em relação à um livro ? Pois é. Era assim que eu estava com Cartas de Amor aos Mortos da Ava Dellaira. Ao mesmo tempo que estava com as expectativas lá em cima por conta das opiniões boas das pessoas em relação ao livro, também estava com um pé atrás com ele porque estava me lembrando muito As Vantagens de ser Invisível  do Stephen Chbosky, que eu não gostei, ao contrário de quase todas as pessoas que o leram. Mas, no final das contas, acabou que minha opinião ficou bem equilibrada, já que eu gostei bastante, mas para mim ainda ficou faltando alguma coisa, sendo assim um livro quatro estrelas com potencial para cinco. Confuso ? Vai entender minha cabeça... Agora, vamos à resenha, que eu estou louca para falar sobre essa história ! 

A história é narrada em primeira pessoa por Laurel, uma adolescente que está indo para o primeiro ano do Ensino Médio em uma nova escola, em busca de um recomeço. Para vocês entenderem melhor, o motivo desse recomeço foi a morte de May, irmã mais velha de Laurel, que não queria viver na sombra da morte da irmã, com todos olhando com pena para ela, em sua antiga escola. E todo o foco do livro tem como início o primeiro trabalho de inglês passado para a turma: escrever uma carta para alguém que já morreu. 

Como uma espécie de diário, o caderno de Laurel logo fica repleto de cartas, as quais ela não entrega para a professora, para Kurt Cobain, Janis Joplin. Amy Winehouse, Judy Garland, narrando seu dia-a-dia, e tudo o que ela passa. Normalmente, ela conversaria com May sobre a escola, já que ela era especialista em ser popular no Ensino Médio, mas agora, morando uma semana na casa do seu pai e outra na casa de sua tia Amy, uma mulher super religiosa e protetora, com a mãe viajando para a Califórnia sem data para voltar, a sua única saída é escrever para esses famosos, que tiveram grande participação em sua vida. 

"O universo é maior do que qualquer coisa que cabe na sua cabeça." (Pág. 118)
Logo no primeiro dia de aula, Laurel percebe que adaptar-se ao Ensino Médio, não seria a tarefa mais fácil do mundo. Ela percebeu que suas roupas não pareciam mais tão legais, e nem o sanduíche de maionese da tia Amy parecia tão descolado quanto era no Ensino Fundamental. Tudo o que ela sabia sobre aquela nova fase, eram pequenos flashes de suas conversas a noite com May, quando chegava tarde, entrando pela janela do quarto. Laurel faria qualquer coisa para ser como a irmã, corajosa, esperta e perfeita. Mas viver na sombra dela, só pioraria as coisas, já que vez ou outra, enquanto escrevia cartas, a personagem fugia de seu mundo, e chorava, sentindo-se abandonada pela própria irmã, quando ela não poderia fazer nada a respeito disso.  

Para sua sorte, ela acaba encontrando Hannah e Natalie, duas amigas com uma relação um tanto quanto mal entendida que a ajudariam a enfrentar a nova escola. Laurel prometeu a si mesma que não falaria nada sobre a irmã para as duas meninas, já que ela não queria uma amizade baseada em pena. Nesse meio tempo, ela também acaba conhecendo Sky, um menino misterioso, para o qual sempre olhava durante os recreios que passava sozinha, e que sempre olhava de volta para ela. Mas sua nova turma, era bem diferente das suas antigas amigas, e se ela tivesse que mudar para se encaixar no grupo, era isso que iria fazer. Já que o que ela mais queria, era ficar bem longe do passado, e tentar esquecer a saudade de May, o namorado mais velho dela, e os momentos em que sua irmã a deixava com um garoto do qual nunca mais queria poder lembrar...

"Você pode achar que quer ser salva por outra pessoa, ou que quer muito salvar alguém. Mas ninguém pode salvar ninguém, não de verdade. Não de si mesmo." (Pág. 235)

 O livro me prendeu bastante, e a história de Laurel é realmente tocante, inclusive eu chorei bastante olha, até rimou ! mas vamos falar o motivo de eu ter dado quatro estrelas para ele. Sabe, quando você tem aquela sensação de que para o livro ser perfeito faltou alguma coisa ? É isso que eu estou sentindo agora, já que acabei o livro hoje mesmo. Talvez seja porque eu tenho a idade da personagem, e não gostei de algumas coisas que ela fazia com seus amigos. Mas isso pode ser pessoal, algumas pessoas dizem que eu sou fresca. A questão do fumo, a bebedeira... foi a mesma coisa que eu não gostei em A Vantagens de ser Invisível, parece apelo ! Quero dizer, nem todos os adolescentes são assim. Pelo menos eu não... Então talvez seja por isso que o livro não foi perfeito para mim. Mas fora isso, achei a escrita da autora incrível e envolvente. A saudade que Laurel sentia de May é uma coisa tão verdadeira e tão dolorida, que eu mesma cheguei a chorar em diversas cenas que ela lembrava da irmã. Talvez seja porque eu tenho um irmã. 

Achei que a autora consegue nos tocar em vários pontos importantes. Inclusive na última página do livro tem alguns números do centro de valorização a vida, atendimento e orientação a dependentes e até disque denúncia de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Esse último vocês vão entender bem o porquê, mas não posso dizer porque considero isso um spoiler. 

Para finalizar, queria dizer que fiquei muito animada porque vi em um blog chamado Primeiras Impressões (Link do Post) que o livro vai ter adaptação cinematográfica e que alguns atores já estão até confirmados. O roteiro será escrito pela a própria autora e o será dirigido por Wyck Godfrey e Marty Bowen. E ai ? Ansiosos ? Eu sim. 
"Você acha que conhece alguém, mas essa pessoa sempre muda, e você também está em transformação. De repente entendi que estar vivo é isso." (Pág. 308)
 Espero que tenham gostado e que se interessem pelo livro, porque eu super recomendo. Se você já leu não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião ai embaixo, e se você ainda não leu comente também o que você achou da resenha ! 

Beijos, 
~ Ana ~


 
 

15 comentários:

  1. Gostei bastante da sua resenha, parece ser um livro muito bom, eu também não achei As Vantagens de ser Invisível grandes coisas, é no máximo legal. O livro me despertou uma curiosidade enorme, mas acho que não o lerei no momento pois acabei de perder o meu pai e como você disse que teve momentos que você chorou com a personagem lembrando da irmã, não seria uma coisa muito boa para mim, rs. Ótima resenha, parabéns!
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, o livro é bem legal mesmo ! Minha questão com As Vantagens de ser Invisível é que acho que fui com muitas expectativas, porque todo mundo estava elogiando, e acabou que não foi tudo o que eu esperava. Sinto muito pelo seu pai, de fato não aconselho esse livro para alguém que acabou de sofrer uma perda, porque pode despertar alguns sentimentos de tristeza mesmo, o que não é legal. Mas, também temos que considerar o fato que eu sou uma chorona, okay ? hahaha. Mais uma vez, obrigadaaa ! Fico feliz que tenha gostado !
      Beijos,
      Ana :)

      Excluir
  2. Sempre vejo todos falarem maravilhas sobre esse livro.
    Ele já está na minha lista, mas não é prioridade.
    Parece ser muito bom, quero lê-lo para tirar minhas próprias conclusões, mas adorei a resenha.
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ! Que bom que gostou da resenha ! O livro é muito bacana mesmo. Recomendo bastante essa leitura. Quando puder, leia ! E não se esqueça de dizer o que achou. Quero muito ver sua opinião.
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  3. Quero muito ler esse livro, todos estão falando muito bem dele e meu interesse não para de crescer! Adorei a resenha :3
    Beijos.

    www.umaunicornio-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza ! Realmente, quase todo mundo que leu este livro falou super bem dele. Acho que esse foi um dos motivos pelo qual eu o comprei. Não sou muito de seguir a opinião de todo mundo, até porque às vezes eu sou meio "do contra" hahaha. Leia sim, acho que vai gostar !
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  4. Eu estava querendo ler esse livro e agora lendo a sua resenha, fiquei com mais vontade ainda.
    Na próxima vez que eu for a livraria, vou compra - lo
    Beijos

    http://leituradelua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que minha resenha fez você se interessar ainda mais por esse livro ! hehe. Recomendo bastante. É uma leitura rápida, fluída, enfim... acho que vale a pena dar um chance para ele :)
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  5. Eu também não curto bebedeiras, palavrões e muitas loucuras em livros (Sou assim como você haha), os quotes escolhidos são lindos e espero ler em breve.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, que bom que eu encontrei uma pessoa parecida comigo ! Normalmente, as pessoas costumam dizer que eu sou fresca e blá blá blá... mas acho que cada um tem seu jeito. Como eu não faço parte dessa realidade do livro, não consigo me identificar com os personagens, então isso acaba influenciando minha leitura. Esse livro tem frases lindas mesmo, essas são só algumas ! Espero que você leia ! Apesar de algumas coisinhas, recomendo bastante :)
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esse livro, e sempre que olho para capa dele acho que o livro trás um toque poético.
    É muito bom, quando uma leitura nos prende, e quando apreciamos algum livro. Ultimamente estou com ressaca literária, então não estou lendo nada, dei uma pausa no livro que estava lendo.

    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê ! Tudo bom sim :) Acho essa capa linda mesmo, e tem tudo a ver com o livro . Afinal, ele é bem profundo, e me deixou refletindo por bastante tempo. Conseguiu me prender mesmo, essa leitura. Ah ! Detesto ressacas literárias... me deixam péssima. Até parece uma doença, porque, fico com um vazio e uma saudade dos personagens que acho que só eu entendo... Nenhum outro livro parece ser bom o bastante para substituir o que eu acabei. Isso aconteceu comigo quando terminei de ler a série Fazendo Meu Filme da Paula Pimenta.
      Beijos,
      Ana :)

      Excluir
  7. Acho esse livro um amorzinho, ainda mais por ter sido lançado em hardback aqui no BR! :) doru livros de capa dura!

    Xo, Belle Hendges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um amor mesmo ^^ Ai, meu Deus, eu não sabia que ele tinha em capa dura ! Vou chorar... não acredito que comprei esse. Agora tô me sentindo péssima... :( hahaha. Pois é. Também adoro livros em capa dura, mas nunca consigo nenhum, a não ser os que tenho em inglês. Aqui no Brasil minha situação tá difícil kkk.
      Beijos,
      Ana ;)

      Excluir
  8. Essa foi a minha primeira leitura de 2015 e fiquei apaixonada.
    Recomendo para todo mundo esse livro, porém, reserve um lenço, eu derramei muitas lágrimas.
    Beijos
    www.leticiaiarossi.blogspot.com.br | @leticia_iarossi

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo