Resenha: O Teste













Título: O Teste

Autor (a): Joelle Charbonneau

Páginas: 318

Editora: Única

Gênero: Distopia

Estrelas: 4/5


Oláa leitores. Hoje eu vim trazer a resenha de uma das minhas leituras do mês de Agosto, que foi do livro O Teste da Joelle Charbonneau. Todo mundo que me conhece sabe que eu AMO distopias. Desde que li Jogos Vorazes, eu to sempre caçando livros que abordam esse gênero e ultimamente tenho me decepcionado com alguns, porque parece que não me trazem mais as mesmas sensações de antes. Maas, Deus ouviu minhas preces e eu descobri essa história maravilhosa, que me prendeu do início ao fim. 

O enredo tem início com a formatura de Malencia Vale. Mas, vocês devem estar se perguntando, o que um fato tão corriqueiro quanto uma formatura tem de especial pra iniciar um livro ? Bom, é que nesse universo distópico, depois do mundo ter sofrido as graves consequências de guerras e desastres naturais, a sociedade tenta se reerguer, e para isso uma nova organização surgiu. Assim que você termina o colégio e passa pela cerimônia de formatura, você é considerado um adulto e como tal, deve contribuir para o avanço da sua população. Dessa forma, os jovens são designados para diferentes empregos, de maneira que suas aptidões fossem mais bem aproveitadas. Porém, o destino mais almejado por todos, é ser selecionado para participar do Teste. Um conjunto de avaliações muito reservadas, e que poucos tem conhecimento de como é feita, para que um grupo seleto ingresse na Universidade, aprimorando seu intelecto e ocupando os mais altos e mais bem remunerados cargos.

Nossa protagonista, Malencia, ou Cia como prefere ser chamada, almeja tanto quanto todos os outros ser selecionada para participar do Teste. Ainda mais pelo fato do seu próprio pai ter se formado na Universidade e exercer um importante trabalho que envolve genética e botânica, onde ele ajuda a revitalizar áreas consideradas inutilizáveis e a produzir mais alimento para a população que passa fome. Porém, Cia sente-se desencorajada, pois há pelo menos 10 anos ninguém da Colônia Cinco Lagos foi convocado. Apesar das poucas esperanças, ela passou a vida toda se preparando para isso, tornando-se uma das melhores alunas de sua classe. 

Depois de ter passado por uma decepção, e estar um pouco sem rumo sobre o que fazer da sua vida, Cia recebe a mais inesperada das notícias: ela foi selecionada ! Além disso, contra todas as expectativas, além dela mais três jovens de Cinco Lagos são escolhidos para participar do Teste, dentre eles, Tomas, também um dos melhores alunos da classe e a pessoa que acaba mais próxima de Cia durante todo o processo. É uma surpresa para todos e eles mal podem esperar até chegar à central do governo, Tosu City, para dar início a sua preparação. 

Porém, em sua última noite em casa, durante um jantar de despedida oferecido pela sua mãe, Cia percebe que a reação do seu pai em relação ao seu sucesso não é das melhores. Ele acaba chamando a garota para conversar e a alerta  de que o Teste não é uma coisa tão boa quanto todos pensam. Ele não possui memórias claras porém deixa uma mensagem para a filha: fique alerta e o mais importante, não confie em ninguém ! Malencia logo fica assustada. Será que tudo aquilo que ela mais desejou na vida pode lhe trazer problemas ? E se O Teste não fosse tão glamouroso quanto todos dizem ? Afinal, como é feita essa avaliação ?

Essas perguntas, eu não vou responder para não estragar a leitura de vocês, haha. Gente eu não tenho como descrever a alegria que esse livro me trouxe. Eu andava meio desanimada com as últimas distopias que li. Nenhuma delas trazia mais aquela pegada de ação que percebemos em Jogos Vorazes ou Divergente. Se eu pudesse encontrar a Joelle eu daria um beijo nessa mulher como forma de agradecimento. O Teste tem um ritmo incrível e um enredo super bem elaborado. É um livro que te deixa cheio de dúvidas, e dá uma certa apreensão pelo futuro dos personagens. Principalmente pela Cia. O futuro dela é meio incerto desde as primeiras páginas, o que me deixou roendo os restinhos das unhas que tenho. 

O universo criado por ela vai nos sendo apresentado aos poucos. E o leitor meio que se sente como qualquer cidadão da Comunidade das Nações Unificadas. Sabemos pouco ou quase nada sobre o que de fato é o Teste e vamos descobrindo junto com os personagens. Não só sobre o que ele se trata em si, mas também sobre os seus reais objetivos. E é exatamente neste ponto que nos confrontamos com reflexões importantes propostas pela autora. O que de fato esperamos de um líder ? Quais as características que temos que desenvolver para sermos bons líderes ? Eu fiquei pensando muito nisso e nossa ... acho que ainda não cheguei a uma resposta. 

Encontrei apenas dois pontos negativos nessa história: a ingenuidade da Malencia e um romance mal desenvolvido. Apesar dos avisos constantes do seu pai e de muitas outras pessoas para não confiar nas pessoas, a Cia acaba cedendo muito rápido, principalmente para seus amigos de Cinco Lagos. Até que ponto eles são de fato amigos ? E como é de praxe, em certo ponto do livro surge um romance. E achei ele altamente desnecessário. Não consegui me envolver com o casal, e ainda estou com a pulga atrás da orelha sobre as intenções do garoto. Espero que descubramos mais a respeito na continuação que já estou super ansiosa para ler ! Chama-se Estudo Independente e já foi publicado pela editora. Está na minha wishlist e espero poder comprar em breve. 

Beijos e espero que tenham gostado da resenha. Não se esqueçam de fazer duas blogueiras felizes e deixar um comentário com a sua opinião ! 

~ Bia 

4 comentários:

  1. Confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro '-' Eu amo distopias, é muito legal ter um governo inteiro pra conhecer e etc, e faz tempo que não leio nenhum livro do gênero. Adorei a resenha !
    www.umaunicornio-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse livro ainda não é tão conhecido assim, mas tem um potencial incrível. Espero que você leia em breve *-*

      Beijos,

      - Bia

      Excluir
  2. Oi!
    Adoro distopias e estou louca pra ler esse livro.
    Adorei sua resenha me deixou com mais vontade ainda de lê-lo!
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo distopias, atualmente é meu gênero preferido *--*
      Que bom que gostou da resenha. Beijoos,

      - Bia

      Excluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo