Resenha : Então, conheci minha irmã.

Título: Então, conheci minha irmã

Autor (a): Christine Hurley Deriso

Páginas: 237

Editora: Gutenberg

Gênero: Young Adult

Estrelas: 5 estrelas





O livro Então, conheci minha irmã da autora Christine Hurley Deriso, narra em primeira pessoa a vida da personagem Summer Stetson, uma adolescente que acabou de completar 17 anos e está prestes a iniciar o último ano na escola. Aparentemente, nada de especial e incomum na vida da garota. Porém, existe um detalhe em sua família que a faz passar por situações bastante peculiares: Summer teve uma irmã. Sim, apesar de nunca tê-la conhecido. Sua irmã morreu em um acidente de carro um ano antes do seu nascimento. O nome dela era Shannon e aparentemente nenhuma outra filha poderia ser mais perfeita do que ela era. Excelentes notas, prêmios exibidos em uma parede e extremamente bonita. Dessa forma, Summer acredita que sempre irá viver à sombra da irmã, pois por mais que se esforçasse, seria sempre a "cópia mal feita" do que a outra havia sido um dia.

Porém, no dia do seu aniversário, Summer recebe de sua tia Nicole um presente que poderá mudar toda a visão que construiu ao longo da vida a respeito de Shannon. O presente ? O último diário escrito pela sua irmã, no verão que antecedeu sua morte. A medida que ela vai aprofundando sua leitura, percebe que Shannon, como qualquer ser humano normal, estava longe da ideia de perfeição transmitida pelos pais e familiares.

Além disso, o diário contém informações importantes sobre os demais membros de sua família, como seu pai e mãe, que não costumam estabelecer diálogos a respeito de sentimentos. Ela descobre segredos que nem imaginava que poderiam existir ali e com ajuda de Shannon, consegue solucionar alguns desses problemas e pensar um pouco mais a respeito da sua própria personalidade e reconsiderar algumas atitudes que tomava anteriormente, fazendo com que Summer descubra mais não só da própria irmã, como também de si mesma.

Eu posso descrever tudo que senti ao ler esse livro em uma única expressão: uau. É uma história muito boa e com temas bem diferentes dos últimos livros que tem sido lançados ultimamente. A Summer é uma personagem muito cativante e não tem como não se identificar com ela pelos menos em algum ponto. Principalmente se você, assim como eu, tem irmã ou irmão e as vezes tem a sensação de que surge aquela comparação feita pelos pais. Fulano, porque você não pode ser como Beltrano ?

Além disso, é bastante notável o crescimento da personagem principal ao longo do livro e isso é uma coisa que eu adoro acompanhar. A  auto-estima dela melhora e o modo como ela se relaciona com as pessoas também. Os personagens secundários também não deixam nada a desejar, com exceção da tia Nicole que meu Deus ... Os surtos de arrependimento dela me irritaram bastante. Vocês vão notar quantas vezes ela repete a frase : "Eu me arrependendo tanto querida ...". Destaque para o Gibson, eu adorei aquele menino ! Super divertido, inteligente e ajuda a Summer na medida certa.

Os dramas familiares abordados também são bastante relevantes e nos levam a refletir que tipo de imperfeições as boas aparências preservadas pelas famílias costumam esconder. Por fim, quero frisar que a leitura passa muito rápido, eu li o livro em dois dias, flui super bem e é quase impossível parar. Recomendo muito se você está meio sem tempo pra ler algo mais complexo mas ainda assim quer uma boa história. Por essas e outras, esse foi um livro cinco estrelas e provavelmente já um dos melhores do ano !

~Bia~

3 comentários:

  1. Olá, Bia
    Sou seguidora do Na Sua Estante no insta e vim correndo quando descobri que voces criaram um blog! Adorei a resenha, porém to bolada porque sou doida pra ler esse livro. Vou correr daqui antes que a vontade aumente.
    Mare - Abduzidos por Palavras ( talvezalices.blogspot.com.br )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiii, Meu Deus ! Esse comentário alegrou meu dia ! Sério, que bom que você se interessou. Ja estava meio desanimada porque as pessoas não estão comentando, mas... Ai, como eu fiquei feliz ! Muuuuito obrigada pela consideração, Mari ! Beijos <3

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo