[Resenha] Surpreendente!













Título: Surpreendente!

Autor (a): Maurício Gomyde

Editora: Intrínseca

Páginas: 265

 Estrelas: 5/5

Sabe aquele livro que te deixa sem palavras do início ao fim, que te faz repensar diversos pontos da sua vida e que te envolve num turbilhão de sentimentos? Sabe aquele livro que te surpreende? Pois é. O Mauricio Gomyde não poderia ter escolhido título melhor para este livro, que, de fato é Surpreendente!

O livro irá nos contar a história de Pedro, um jovem de 25 anos que aos 12 foi diagnosticado com uma doença degenerativa na retina, que iria fazer com que ele perdesse a visão muito provavelmente antes dos 20. No entanto, desafiando todas as probabilidades e conhecimento da medicina, aos 19 anos sua degeneração estagnou, garantindo sua visão, ainda que deficiente. .





















Com isso, Pedro entende que a vida lhe deu uma segunda chance para investir nos seus sonhos, e por isso ele adota uma postura muito positiva em relação à tudo que faz, sempre procurando ajudar os outros e olhar o lado bom de todas as situações. Ele também consegue cursar a faculdade de Cinema, seu talento e grande paixão.

Seu grande objetivo como cineasta é gravar um curta capaz de ganhar o Cacau de Ouro, um prêmio muito cobiçado do meio artístico. Ele está empenhado em conseguir produzir seu maior trabalho, quando uma notícia desagradável ameaça tanto sua produtividade quanto seu modo de ver a vida.





















Assim, para tentar salvar seu projeto e recuperar a fé em suas crenças, ele sai em uma viagem com seu melhor amigo Fit, sua colega de trabalho Mayla, e Cristal, uma garota misteriosa pela qual Pedro acredita estar se apaixonando.

Se uma palavra pudesse descrever esse livro, eu acho que diria: inspirador. Aparentemente, pela sinopse do livro, eu não acreditava que tanto conteúdo pudesse estar contido em poucas páginas. Mas o autor provou ser capaz de nos passar uma mensagem profunda através de um belo enredo e personagens bem construídos.

O personagem Pedro tem seus altos e baixos ao longo da história, assim como qualquer pessoa teria na vida real. Em alguns momentos ele é totalmente confortável com a sua situação, não deixando que as suas limitações o definissem. Em outros, frente a notícia que recebe, ele se ressente e deseja que as coisas fossem diferentes. Quer coisa mais humana e real do que isso? Nem sempre estamos satisfeitos com a nossa própria vida.






















E apesar desses momentos de baixa, acho que a verdadeira mensagem desse livro é que nós somos capazes de superá-los. O autor nos recorda do lado bom do mundo, que no meio de tanta gente insensível e que só olha para o próprio umbigo, ainda existem pessoas boas interessadas em provocar mudanças na própria vida e também no seu próximo. E que nem toda dificuldade é insuperável, desde que tenhamos pessoas ao nosso lado para nos ajudar a enfrentá-la.

É um livro que trabalha temas bastante sérios, mas que o autor traz com uma leveza que em poucas horas você consegue terminá-lo. Nem preciso dizer que ele se tornou um dos meus preferidos do mês, do ano e da vida. Maurício Gomyde está de parabéns e só posso pedir que vocês deem uma chance para esse livro. E espero muitíssimo que ele toque vocês, assim como me tocou.

"Porque somos amigos. E se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena."

Espero que tenham gostado da resenha, pois foi um livro muito especial pra mim! Não deixem de comentar suas opiniões a respeito!

Beijos,
Bia Adler

Obs: confiram ao booktrailer que foi liberado e está muito lindo!


17 comentários:

  1. Sabe, que nunca quis ler, porque sempre julguei ser do tipo auto ajuda, ou muito otimista, no estilo do livro O Lado Bom da Vida (que não gostei kkk). Mas sua resenha me dispertou o interesse.
    Beijos
    www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tive interesse nesse livro, na verdade nunca tinha lido nada sobre ele, mas agora com essa resenha eu fiquei um pouco curioso em relação a história, com certeza em breve eu comprarei ele.

    meninoliterario40.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. To louca pra ler esse livro, a resenha ficou ótima e me deixou mais louca ainda pra ter esse livro hahaha.
    -beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não é bem o estilo de livro que eu imaginava, jurava que tinha uma pegada mais auto-ajuda, ou voltada para o drama, mas não é bem por esse lado que ele segue.
    Achei legal, quem sabe futuramente eu não o leia também.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiiii

    Ainda não li nada do autor, mas confesso que esse livro me chama muito atenção. Adorei sua resenha, espero conseguir ler em breve.

    Beijos!

    Cintia
    http://theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu jurava que esse livro se tratava de outra coisa, mas pelo visto a história é muito maravilhosa!

    Ele já está em minha lista de Quero Ler, do skoob.

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que resenha linda, linda, linda!
    Já tinha ouvido falar tanto de Surpreendente, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele!
    Fiquei emocionada só de ler sua opinião *-*
    Estou com muita vontade de ler esse livro, que parece ter vindo para provar de uma vez por todas que a literatura nacional está com tudo e veio para ficar!

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  8. Parece ser uma leitura excelente, gosto desses livros que fazem a gente pensar na própria vida. O autor é brasileiro?

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lili, ele é brasileiro! Isso me deixou muito orgulhosa da nossa literatura nacional.

      Beijos,
      Bia.

      Excluir
  9. Oi, Bia!
    Eu adoro os livros do Mauricio, as histórias deles sempre são tocantes e mudam algo dentro da gente. Quero muito ler Surpreendente, mas tenho tantos livros de parcerias para ler que terei que postergar a leitura deste.
    Parabéns pela resenha, super bem escrita e bem explicativa!

    Beijos :*
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bia, tudo bem?

    Eu quase comprei Surpreendente! na Bienal. O Mauricio, inclusive, estava no estande da Intrinseca autografando o livro, mas eu estava com pouco dinheiro e, como não tinha lido nada dele, não comprei. Só que velho lendo muitas resenhas assim como a sua, cheia de elogios!

    Tenho um amigo que adora os livros dele e vive falando que eu tenho que ler.
    Esse booktrailer ficou muito legal, parece até um curta metragem!


    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    que legal :D
    Até me animou pra ler, eu tinha deixado o livro de lado D:
    Adoro o Gomyde, já o encontrei umas 3 vezes. Já li outro livro do autor e amei (A máquina de contar histórias).

    Ps: Também colocamos vocês como recomendado no nosso blog <3

    bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii Bia! Tudo bom?
    Já é a segunda resenha positiva que vejo sobre esse livro que já estava super interessada. Achei a capa dele maravilhosa e me lembrou um pouco também Extraordinário que é um livro que amo, acho que por isso tenho tanta vontade de ler esse livro fora, é claro, todos os comentários positivos que tenho ouvido e lido <3
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  13. Oii Bia!
    Lembro-me que no inicio fiquei um pouco com o pé atrás com esse livro, mas depois que fui atrás de novas informações, adorei e agora preciso do livro haha Parece ser incrível e aborda temas forte, mas que nos toca de certa forma! Amei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia!
    Ainda não li nenhum livro do Mauricio, mas já li várias resenhas dos outros livros dele e acho que nunca li uma resenha negativa.
    Estou curiosa para ler este livro novo e me surpreender também.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Sou super curioso pra ler esse livro e sua resenha é maravilhosa! Parabéns!

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Eu já li um livro desse autor e confesso não ter curtido tanto, mas esse em especial está me deixando curiosa e não poderia ser diferente, não depois de uma resenha tão animada e cheia de amor. Sério, já quero.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo