[Analisando] Novidades sobre Shadowhunters - ABC Family


Olá, pessoal! Olha só como nós estamos assíduas por aqui, não é mesmo? Pra aproveitar essa nossa onda de vontade de postar, decidimos que precisávamos comentar um assunto que está a todo vapor essa semana, e que está nos deixando com sentimentos bem contraditórios. 

Ao longo dos últimos dias, tivemos acesso à várias novidades a respeito da série Shadowhunters, uma adaptação televisiva da série de livros Os Instrumentos Mortais da Cassandra Clare, que está sendo produzida pela ABC Family. Depois de um teaser trailer, um trailer, e dois sneak peeks, decidimos analisar algumas coisas junto com vocês, e falar um pouquinho das nossas opiniões e expectativas.

obs: esse post pode conter spoilers do primeiro livro da série.


















Inicialmente, gostaríamos de comentar uma das primeiras alterações que percebemos ao longo dos teasers. Todos os personagens estão mais velhos do que eles originalmente são nos livros. Em Cidade dos Ossos, a Clary tem apenas 15 anos, completando 16 neste mesmo livro. Já na série, conhecemos a personagem já na faculdade e com 18 anos. 

Pessoalmente, achamos que essa foi uma modificação coerente e necessária. A maior parte do elenco escolhido está na faixa dos vinte e poucos anos, sendo assim, eles obviamente nunca iriam passar por 15/16 anos. Acreditamos também que, deve ser muito mais difícil encontrar bons atores tão novos hoje em dia, levando em consideração que as  maiores revelações do público teen está na faixa dos vinte. 

Portanto, essa modificação em particular não nos incomodou, e achamos que esse detalhe não irá exercer maiores influências no enredo da história. 


















Em relação aos atores...vamos com calma. Apesar de ambas sermos muito fãs do elenco da adaptação cinematográfica, nós realmente ficamos muito animadas quando os atores da série foram anunciados, visto que as características físicas da maioria deles eram altamente compatível com os livros.

No entanto, no quesito atuação, e deixando claro que estamos levando em consideração apenas as cenas que já foram liberadas, temos algumas ressalvas. Acreditamos que a maioria deles de fato incorporou seu personagem, com destaque para o Jace, Alec boymagia e Izzy. Porém, nossa maior decepção até agora foi com a protagonista Clary.

A Kat McNamara, vulgo Clary Fray, tem a aparência perfeita para a personagem, e isso ela já tinha deixado claro desde as primeiras fotos. Contudo, pelo menos ao nosso ver, parece que ainda falta alguma coisa na atuação dela. Está fraca, não convence, e de certa forma achamos até graça. Não é isso que nós esperamos da Clary, e estamos torcendo para que ela se desenvolva melhor ao longo da primeira temporada. 


















E já que estamos falando de atuação, é indispensável comentarmos as primeiras cenas do piloto que foram liberadas no painel da Comic-Con em Nova York. A cena é a mesma que inicia o livro Cidade dos Ossos, porém com algumas muitas alterações.

No livro, Clary e Simon estão na fila para entrar na boate Pandemônio, quando Clary se interessa por um misterioso cara de cabelos azuis. Dentro da boate, ela percebe que o mesmo garoto está sendo seguido por um grupo de três jovens tão misteriosos quanto ele, e que aparentemente só Clary consegue ver. Ela os segue até dentro de um depósito, e presencia o assassinato do garoto de cabelos azuis, que na verdade nós descobrimos ser um demônio.

Já nas cenas liberadas da série, percebemos o mesmo contexto da Pandêmonio, porém com algumas diferenças e acréscimos. Clary esbarra em Jace antes mesmo de entrar na boate, e ela logo percebe que apenas ela consegue vê-lo. Nesse caso, Jace, Alec e Isabelle estão perseguindo um demônio que muda de forma até o interior da boate. 


















Assim, Clary segue o grupo, e ela não só presencia a morte de vários demônios, como também acaba se envolvendo na luta. Um detalhe importante é que já neste cena somos introduzidos ao personagem Magnus Bane, que aparentemente é o dono da festa. Além disso, vários homens vestidos de preto parecem estar de olho na Clary, e nosso palpite é que estes seres, que não tem nada a ver com o livro, estejam de alguma forma relacionados ao Valetim.

Vamos começar falando dos pontos positivos: através dessa cena, nosso palpite é de que a produção está interessada em manter a essência dos livros, mesmo com suas modificações. A cena da boate Pandemônio é marcante, e vê-la, mesmo que com mudanças, nos faz torcer para que a série siga este rumo.

A química dos personagens também é muito presente. Principalmente entre o trio Jace, Alec e Izzy, é possível perceber claramente aquela relação de cumplicidade que eles possuem nos livros. Ver o Jace e Alec lutando lado a lado fez nossos olhinhos brilharem. A Emeurade está fazendo um trabalho muito legal como Isabelle, já que nos filmes achamos que ela foi meio deixada de canto. Com o único defeito do figurino meio cômico, achamos que a atitude dela está sensacional.


















Em relação aos pontos negativos, não podemos deixar de começar falando da atuação da Kat McNamara. Principalmente na cena de luta, ela não conseguiu nos convencer nenhuma vez. Sabe a surpresa que nós claramente sentimos ao assistir a Lily Collins no filme? Pois é, com a Kat nós não podemos dizer o mesmo. Parece ser apenas mais um dia normal na vida de Clary, porque nós claramente vemos demônios com aparência humana serem mortos todos os dias em boates, não é mesmo?

Também não gostamos da aparição do Magnus Bane neste ponto. Sério, foi altamente desnecessário. Ele não acrescenta nada estando ali, e acho que seria uma introdução mais digna de Magnus se ele aparecesse nas cenas em que ele realmente oferece algum sentido. E por falar em aleatório e desnecessário, o que falar daquela garota junto com o Simon? Houve rumores de que ele teria uma namorada no início da série, e eu acho que isso vai ser extremamente prejudicial no desenvolvimento dele enquanto personagem. Afinal, uma das grandes provas de maturidade do Simon, foi ter superado seu amor não correspondido por outra pessoa (vocês sabem quem).

Outro ponto fraquíssimo foram os efeitos especiais. Na luta era tanto brilho voando pra todos os lados que nós não sabíamos se estávamos vendo Caçadores de Sombras ou vampiros brilhando no sol (piadinha infame haha). Está uma coisa ainda mal trabalhada, e esperamos que isso melhore com o passar das temporadas.


















Em suma, vocês podem perceber que nossa opinião está bem equilibradas. Existem pontos que nos agradaram e que nos fazem crer que esta adaptação possa ser melhor do que a primeira tentativa, e outros que nos deixam meio apreensivas e torcendo para que melhore.

Além disso, é importante frisar que todas essas impressões são baseadas em poucos minutos de cenas liberadas. Acompanhamos diversos seriados que o piloto não se saiu tão bem, porém os demais episódios tiveram um desenvolvimento melhor. Portanto, muita coisa ainda pode mudar daqui pra frente.

Acreditamos que o fandom deve se unir, e apesar das coisas que nos desagradarem, devemos apoiar a série e fornecer feedbacks que auxiliem a produção a melhorar. Afinal, estamos tendo uma segunda chance, e quantas adaptações flopadas já tiveram isso?

















Obviamente iremos reler o livro, para que quando a série saia em Janeiro, nós possamos fazer críticas aqui no blog com muito mais precisão a cada episódio novo que sair. Vamos deixar disponibilizado aqui no post também todos os vídeos comentados, que foram liberados no canal oficial da ABC Family.












Esperamos que vocês tenham gostado do post, e sintam-se à vontade pra compartilhar também as suas opiniões nos comentários. Ficaremos felizes em discutir.

Beijos,
Ana Adler e Bia Adler.

15 comentários:

  1. Não vou mentir, nunca gostei muito da série Shadowhunters e esse sentimento só aumentou depois que assisti ao filme, mas resolvi dar outra chance a série, até porque como todos dizem o filme foi totalmente diferente do livro e, aós assistir alguns trailers, bateu aquela vontadezinha de acompanhar. Espero dessa vez que as minhas expectativas sejam alcançadas :D
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  2. Olá! Li todos os livros da série e assisti ao filem que me decepcionou muito, estou ansiosa pelo lançamento da série mas confesso que minha opinião está bem parecida com a de vocês.
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente, muitoooo ruim a atuação da Clary! Porém amando o Magnus! Espero que essa atriz que faz a Clary melhore, porque tá péssima a atuação, Miga, seje mais!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito assistir, mas estou com o coração bem dividido, aaaamo a Lily Collins e queria que os filmes tivessem tido sequência no cinema com ela. Espero me apaixonar pela nova Clary!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Cara, eu só tinha visto o trailer msm XD
    Então, eu só vi o filme dessa série, n posso contribuir muito com as análises. Mas estou curiosa pra saber o q vão fazer na série, pois até gostei do filme (e o elenco era realmente muito bom), mas n consigo ter vontade de ler os livros, rs.
    Ótimo post!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu estava achando que tava sozinha nessa de achar a atuação da Clary estar meio meh! As caras dela nas cenas da morte do demônio e do teleporte dela muito sem sal. Adorei o trio Shadowhunter (pelo visto vão deixar eles um pouco mais sobrehumanos do que devia) e odiei a textura do icor da cena da batalha, tá muito farinha de trigo dourada :/

    Adorei o post!
    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  7. Oi! Finalmente alguém dizendo tudo que precisava ser dito sobre a série... A Kat como Clary não convence de jeito nenhum. A Clary dos livros não é histérica como a atriz e nem a Izzy é da forma como foi retratada. Eu tive medo que ela fosse vulgarizada e essa cena dela na boate só confirmou meu medo. Eu espero que só exista aquela cena, porque a personagem mesmo que bonita e sedutora, não dança em cima de algum lugar para atrair olhares. Vamos combinar né? A Izzy LUTA. Vou assistir por motivos de Dom como Jace!!! <3 Ele conseguiu trazer aquela essência do Jace para a sua interpretação e me encantou.

    Beijos!
    http://tempestade-de-estrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas!
    Amo posts de séries. Nos dá a chance de conhecer pelos olhos dos "fãs"
    Mas confesso que não tenho vontade de ler/assistir.
    Gostei de ser a ABC que irá produzir.
    Acho que se caísse nas mãos da The CW as coisas iriam fugir mais ainda.
    Beijos!!
    O Que Eu Ando Lendo

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não acabei de ler a série... mas já gostei das adaptações.
    Os personagens ficaram bem fiéis. Acho que a mudança da faixa etária nem será percebida viu...

    Beijos
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Meninas este post ficou ótimo. Estou querendo assistir essa série, mas confesso que tenho um pouco de medo..hahaha. Assisti ao filme, mas não gostei. Na verdade eu odiei tanto que nem me animei a ler os livros.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Bia e Ana!
    Sou uma grande fã da saga de livros Os Instrumentos Mortais e adorei o filme apesar de não ter sido muito fiel. Sobre a série, eu estava com altas expectativas, mas elas começaram a ser frustradas quando vi as cenas no primeiro episódio. A interpretação da Kat está muito falsa e nada convincente, sendo que quando o cast foi anunciado, achei que ela, na aparência era a mais parecida com o personagem. Achei estranha a aparição do Magnus (WTF?) e os efeitos especiais. As atuações do Matt, Dom e Eme estão perfeitas! Também espero que no decorrer da temporada tudo melhore.
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. OMG, OMG, OMG, estou muito ansioso por essa série e o post está M A R A V I L H O S O, dui lendo e descobrindo muitas coisas que ainda não sabia da série, a ansiedade só aumentou kkkk.



    meninoliterario40.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Meninas!
    Tô louca para sair logo essa série!
    Acho que será um sucesso, no filme acho erraram muita nas escolhas mas a série é ótima.

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana e Bia !
    Confesso, mesmo que um pouco envergonhada, que ainda não li nenhum livro da série mas, vontade é o que não falta.
    Assisti o filme e pude ter uma pequena noção do que se trata e gostei muito.
    Sobre a série, estou ansiosa demais para o lançamento e já posso dizer que não perderei nenhum episódio, como só estreará em 2016, espero que até lá eu possa ter lido pelo menos o primeiro livro da série.
    Beijão !
    Sorvete Literário

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo