[Resenha] Legend #1












Título: Legend

Autor (a): Marie Lu 

Editora: Rocco

Páginas: 253

Estrelas: 4/5


Olá, leitores ! Hoje eu vim fazer resenha da primeira Distopia que li esse ano, o livro Legend de Marie Lu. Eu comprei esse livro no ano passado, em novembro, mais ou menos, e ainda não tinha pego para ler não sei porque. Mas, em Janeiro desse ano, fiquei com saudades de ler Distopias que, para quem não sabe é um dos meus gêneros favoritos, então resolvi pegar esse que é bem fininho, tinha cara de que passava rápido e eu tinha a leve sensação de que eu ia gostar. E não é que eu estava certa ? Comecei esse ano com o pé direito quando se trata de Distopias. Agora, vamos ao que interessa. 


























Legend é o primeiro volume da trilogia distópica de mesmo nome, cujos outros dois livros já foram publicados, e vai contar a história de dois personagens de realidades completamente diferentes. Ele foi publicado primeiramente pela Editora Prumo, mas algum tempo depois a Rocco relançou-o com uma capa nova, e pelo que eu percebi, algumas modificações na tradução. Os outros volumes da trilogia, Prodigy e Champion já foram publicados, como eu já disse, e por enquanto é tudo o que temos sobre esse universo criado por Marie Lu. Provavelmente esse ano a editora vai lançar um Graphic Novel da trilogia, mas sobre o suposto filme ainda não temos novidades. 

A história é contada do ponto de vista dos protagonistas, June e Day, ou seja, em primeira pessoa intercalada. O cenário é Los Angeles, na Califórnia, onde a sociedade está basicamente dividida entre A República da America e os Patriotas - esses são considerados os Rebeldes.  Nesse mundo, criado por Marie Lu, quando as crianças completam 10 anos, tem que fazer uma prova que vai, basicamente, medir sua inteligência, decidir pra qual faculdade tem capacidade de entrar, e se você é ou não útil para o governo. Notas muito boas rendem ótimas faculdades e um emprego garantido, enquanto notas baixas não valem mais do que um emprego no campo e custam sua família, já que quem não consegue uma certa pontuação é "levado" e não tem mais direito de ver sua família. 

Como eu já falei, nossos protagonistas vivem em realidades completamente opostas. Day é o criminoso mais procurado da República. Ele não conseguiu uma boa pontuação na Prova, então não vive mais com sua família, apesar de estar sempre por perto, e é conhecido por seus roubos e invasões. Apesar disso, ninguém conhece a  sua verdadeira aparência, então sendo bastante discreto, ele consegue passar despercebido na sociedade. Day vive pelas ruas, com sua amiga Tess e se mantém com aquilo que rouba. 
Enquanto isso, June é a garota prodígio. Ela também tem quinze anos, perdeu os pais quando era pequena, então vive com seu irmão, que faz parte da Patrulha, Metias. June conseguiu a nota máxima na Prova, então pulou alguns anos da escola e, mesmo sendo muito nova, já está na melhor faculdade do local. Apesar de ser um exemplo, a garota também é conhecida por aprontar bastante e por ter um imã para suspensões. O que ela queria mesmo era fazer parte da Patrulha, mas por enquanto ainda não possui nenhuma missão oficial. Por enquanto.

Em meio a isso tudo ainda há uma doença. Conhecida como a Praga, a epidemia é causa de muitas mortes e muita preocupação da República. E toda a história começa a se desenvolver quando Day descobre que alguém na sua família está contaminado e planeja entrar disfarçado em um hospital para conseguir os remédios. Nesse mesmo dia, Metias é chamado para o local e em meio a uma confusão acaba sendo morto e o principal suspeito termina sendo Day. 

Com a descoberta do assassinato do seu irmão, June promete que a qualquer custo vai se vingar. Ela quer encontrar Day e fazê-lo pagar pelo que supostamente fez. A partir daí, nós vamos começando a entrar na história, criar expectativas e tentar entender um pouco mais sobre esses personagens. Em sua primeira missão, a Garota Prodígio vai perceber que, muitas vezes, ela não enxerga as coisas exatamente como são. Criada apenas na "parte rica" do lugar, ela não tem a mesma noção de Day, que foi nascido e criado na "parte pobre". Será que esse governo é tão perfeito quando faz parecer que é ? 




Esse livro me surpreendeu bastante. Eu tinha algumas expectativas, claro, mas não esperava que fosse gostar tanto ! Os personagens são muito cativantes, apesar de que no começo eu me cansava um pouco com a narração da June. Gostava muito mais dos capítulos do Day e contava as páginas pra chegar neles, mas depois fui me acostumando e acabei me apegando a ambos. A escrita da Marie Lu é maravilhosa, o livro é cheio de cenas de ação e passa super rapidinho. 

Só dei quatro estrelas por um motivo que eu acho que acabou sendo meio pessoal. A questão é que no começo, eu não conseguia me inserir na história. Mesmo sendo em primeira pessoa, o que facilita muito pra mim, não conseguia me acostumar com o cenário da mesma forma que me acostumei com Jogos Vorazes, por exemplo. Mas isso se deve muito ao período em que decidi ler esse livro. Como estava nas primeiras semanas de aula, não tinha como me dedicar inteiramente a ele. Só conseguia ler nos intervalos das aulas e de noite em casa. Por isso, toda vez que eu lia, parecia que estava começando o livro de novo, e tinha que me acostumar de novo com tudo. 

Fora isso não tenho nada a reclamar. A história é muito bem desenvolvida, as cenas são incrivelmente dinâmicas e muito fáceis de visualizar e eu realmente gostei dos protagonistas. Se você ama distopias, assim como eu, não deixe de ler Legend ! Se você ainda não leu nenhuma distopia e quer começar uma, comece por Legend, ele é bem pequeno, os personagens são jovens, o que torna a linguagem bem fácil e  passa super rápido. Eu estou completamente louca para ler a continuação e ver como Marie Lu vai finalizar esse história que começou tão bem. Dependendo de como as coisas andarem eu faço resenha dos outros livros aqui, mas de qualquer forma vai ter comentário lá no instagram, então fiquem de olho ! 

"Cada dia significa novas vinte e quatro horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro." (Pág. 253).



É isso, pessoal ! Espero que tenham gostado dessa resenha. Para ser sincera eu estava meio perdia quando comecei a escrever, então não sei até que ponto ela ficou realmente boa. De qualquer forma, se você leu, muito obrigada ! Não esqueça de deixar um comentário. Se você já leu esse livro, nos diga o que achou, e se você ainda não leu diga se tem vontade ou não. 

Beijos, 
Ana. 


15 comentários:

  1. Olá! Estou morrendo de vontade de ler essa trilogia, a história me chamou muita atenção desde o princípio. No momento a única coisa que tenho são os marcadores dos livros, mas em breve pretendo comprar todos os livros <3 Adorei sua resenha, me motivou ainda mais a ler o livro!

    Beijinhos,

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só li esse primeiro livro por enquanto, mas acho que é uma trilogia que tem muito potencial pra se tornar tão conhecida quanto Jogos Vorazes e Divergente. Espero que isso aconteça, de fato, porque eu gostei muito mesmo do primeiro livro.
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  2. Ah eu tenho muita vontade de ler, ainda mais eu que gosto muito de divergente, eu tenho que ler ainda esse ano. E a resenha ficou muito boa, parabéns.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ! Que bom que gostou da resenha. Eu também sou uma grande fã de distopias, como Divergente, Jogos Vorazes e Maze Runner. Li Legend sem muitas expectativas e me surpreendi bastante. Espero que você leia, pra dizer o que achou.
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  3. Oi! Tudo bem?
    Cara, que engraçado. Acabei de passar num blog e li a resenha do livro que sucede a esse da série. Coincidência, né?
    Bom, gostei da resenha. Não sou muito chegada a distopias, mas essa parece bem interessante. Espero ter a oportunidade de ler.

    Beijo grande,
    Doce Sabor dos Livros - ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ! Tudo bem, sim. Que coincidência hahaha. Enfim... que bom que gostou da resenha e que se interessou. Esse livro é realmente muito bom, mesmo.
      Espero que você leia, pra poder ver se concorda comigo. Acho é uma trilogia que vai conquistar muitas pessoas por aí.
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  4. Já ouvi falar um monte desse livro, falam que é ótimo mesmo. Falam que o melhor livro é o último, mas n sei. To pensando há tempos em por como meta de leitura.

    Beijos,
    Belle Hendges

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana,
    Estava com bastante expectativa para ler Legend pq sempre vi mtos elogios, mas me decepcionei um pouco.
    Achei os personanges com habilidades mto excepecionais para dois adolescentes. Mas o que me incomodou mesmo foi que achei o desenvolver do livro mto previsivel.
    Com tanto livro para ler, acabei abandonando a série.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério ? Nossa, que pena. Também estranhei um pouco a idade deles, mas acho que isso tem a ver com a idade da autora quando ela escreveu esse livro. Se eu não me engano, ela tinha 14 ou 15 anos quando escreveu Legend.
      Pretendo continuar a série, e ver como foi que ela desenvolveu a história. Já me disseram que o ultimo livro tem um final maravilhoso, acho que eles vão melhorando junto com o desenvolvimento da escrita da Marie Lu.
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  8. AAAAAH, eu AMO essa trilogia!

    Li Legend e me apaixonei pela escrita da Marie Lu. As personagens dela são fantásticas e, acredito que por serem "genias", a percepção de detalhes, a fluidez na narração e a constante movimentação das cenas de ação (porque June faz coisas que me deixaram de boca aberta, sabe?) são únicas.

    Já li Prodigy e posso garantir que você irá amar ainda mais! (já tem até resenha lá no LOHS, se quiser conferir).

    Só não consegui ler Champion ainda porque não quero dizer adeus à série e estou com medo do que Marie Lu irá aprontar, porque essa autora não tem medo de matar!

    Beijos,
    Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fiquei mais empolgada agora ! Gostei muito de Legend e tenho certeza de que Prodigy vai ser ainda melhor. Eu ainda não comprei, mas vou fazer isso em breve. Estou até com medo do que a Marie vai fazer com os personagens ahuahua
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  9. Muita gente fala sobre essa série, e estou louuca para ler. Pela sua resenha acho que ele excede as minhas expectativas, vou dar uma investida.

    Vanessa | Blog Closet de Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei sua resenha sobre Legend, eu também gostei da história e a cada revelação me deixava mais ansiosa para descobrir o que ia acontecer!
    Não vejo a hora de ler Prodigy.
    bjs e ate a próxima!
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo