[Playlist Literária] Tema: Livros e Maroon 5


Olá, pessoal ! Tudo bem com vocês ? Esperamos que sim, com a gente está tudo ótimo também. Pensando que em 2015 deveríamos iniciar algumas sessões diferentes no blog, eis que nos surge uma ideia que, pelo menos pra nós, pareceu genial. Além do nosso amor por livros, nós adoramos músicas. Adoramos ouvir várias músicas sempre que podemos. E vez ou outra sempre nos pegamos relacionando músicas com a história de algum livro. Dessa forma, vamos começar com uma sessão aqui no blog chamada Playlist Literária. Nela, nós iremos sempre relacionar um tema musical com uma seleção de livros. Pode ser uma banda, um cantor ou cantora, uma mistura de vários cantores, músicas nacionais, etc. Qualquer tema que nos inspirar vai poder aparecer por aqui.

E para dar início, o nosso primeira tema vai ser a relação entre livros e algumas músicas da banda Maroon 5. Resumidamente, a banda teve seu início em 1994, com o nome de Kara's Flowers, na cidade de Los Angeles, na Califórnia. Seu membro mais popular é o vocalista e guitarrista Adam Levine. A banda já possui cinco álbuns lançados, sendo o mais recente o "V", que saiu no ano passado. Maroon 5 é uma das nossas bandas preferidas e nós já achávamos várias músicas deles parecidas com diversos livros, então nada mais justo do que começar por eles.

OBSERVAÇÃO: Fiquem atentos ao livro de cada categoria. Pode ser que o trecho que utilizarmos para justificar o porquê dele estar relacionado com aquela música pode dar algum spoiler. Nós não iremos revelar nenhum detalhe, mas caso você interprete alguma coisa, pode não ser legal. Então fiquem atentos em relação a isso. Caso aconteça de ter algum spoiler muito explícito, nós indicaremos em negrito ! Além disso todos os trechos de músicas serão postados ao lado da capa do livro em inglês, mas se você não entender, não tem problema. Todas as traduções estarão no final desse post.



Então, vamos começar finalmente, de baixo para cima na foto:

1. Daylight: Eleanor & Park (Rainbow Rowell)


Essa música me lembra demais o livro Eleanor & Park, da Rainbow Rowell, porque ela fala de despedidas, partidas e todas essas coisas tristes que me deixam com vontade de chorar, e se você já leu esse livro, sabe que tem tudo a ver. Aliás, se você ainda nã leu, por favor, vá ler. Porque, essa história é linda, maravilhosa e foi um dos melhores romances que eu já li na minha vida.

Aqui está o trechinho da música que me fez lembrar desse livro (lembrem-se de ter cuidado ao interpretar, pode conter spoiler) :

"Here I'm waiting, I'll have to leave soon. Why am I holding on ? We knew this day would come, we knew it all along. How did it come so fast ?"


2. Sugar: Desastre Iminente (Jamie McGuire)

*Muitos suspiros*. Muito bem, depois que eu suspirei posso começar a falar. A música Sugar foi uma das nossas preferidas do álbum novo e eu acho que ela é muito fofa. Basicamente, fala sobre um cara, que está precisando de um pouco mais de açúcar na sua vida, de amor e companheirismo. E tudo isso só quem pode oferecer é a garota por quem ele está apaixonado e ele está pedindo humildemente uma chance. Gente, isso não é super Travis Maddox ou é impressão ? Por isso, o livro escolhido pra representar essa música foi Desastre Iminente da Jamie McGuire.

"When I'm without you, I'm something weak. You got me begging, begging, I'm on my knees. I don't wanna be needing your love. I just wanna be deep in your love."



3. She Will Be Loved: Lola e o Garoto da Casa ao Lado (Setphanie Perkins)


Gente, vocês não tem noção de como essa música nos fez lembrar de Lola e o Garoto da Casa ao Lado, da fofa Stephanie Perkins. De cara pode não parecer mas... analisem comigo: a Lola está sempre se vestindo diferente, é quase como se ela nunca fosse ela mesma. Ela tem um namorado um tanto quanto insignificante, mas ela está com ele porque sim, simplesmente. E essa música vai falar justamente de uma menina, que não se aceita muito bem, ela tem probleminhas com ela mesma, e está sempre com outra pessoa que não seja quem ela de fato gosta. Não parece ? Fora que, essa música é um amor e esse livro é um amor, então, ele mesmo.

"Beauty queen of only eighteen, she had some trouble with herself. He was always there to help her, she always beloged to someone else."


4. This Love: Para Onde Ela Foi (Gayle Forman)


SPOILER: Se você não leu Se Eu Ficar e também não sabe como é a continuação, por favor, pare de ler aqui.

Gente, logo nas primeiras estrofes dessa música eu não consegui pensar em mais ninguém que não fosse o Adam e a Mia em Para Onde Ela Foi. Logo no início do livro nós sabemos que eles terminaram e que ele foi literalmente deixado por ela sem muitas explicações. O que coincide justamente com o início de This Love e incrivelmente o passar da música se desenvolve exatamente como o livro. Foi uma combinação perfeita na nossa opinião.

"Whispered goodbye as she got on a plane. Never to return again, but always in my heart."





5. One More Night: Cidade Das Cinzas (Cassandra Clare)


SPOILER: Contém spoiler leve caso você não tenha lido o primeiro livro da série. 

E como não poderia faltar Cassandra Clare em uma tag nossa, aqui está Cidade das Cinzas representando a música One More Night. Aparentemente não tem nada a ver, mas prestem atenção na letra da música: um cara que quer muito ficar com a garota mas sabe que não deve e não pode. E que coisa mais parecida com Clary e Jace neste segundo livro não é mesmo ? 

"Try to tell you no, but my body keeps on telling you yes. Try to tell you stop, but your lipstick got me so out of breath. I'll be waking up, in the morning probably hating myself. I'll be waking up feeling satisfied but guilty as hell"




6. Nothing Lasts Forever: A Elite (Kiera Cass)


Pensamos em muitos livros, escutando essa música. Mas, para representá-la, escolhemos A Elite de Kiera Cass, a continuação de A Seleção, porque ela fala sobre um casal que não está mais dando muito certo, e que, mesmo que isso machuque, eles devem se separar porque, essa é a realidade. E como não pensar na Meri e no Aspen, gente ? Relaxem, não é spoiler. são só as situações que fazem com que eles se afastem, justamente como diz a música. Apesar de que a Meri é super indecisa, e que por aí vem um triangulo amoroso...

"The distance between us makes it's so hard to stay. Nothing last forever, but be honest, babe, it hurts but it may be the only way."




7. Maps: Cidades de Papel (John Green)

Gente, como assim ? Essa música parece até que foi escrita para Cidades de Papel do John Green ! Sério. Se você já leu esse livro, procure a tradução da música, porque ela é a cara dessa história. Vai falar basicamente sobre essa coisa de uma pessoa sumir, constantemente (Margo, é você ?) e o outro vai atrás dela, seguindo e seguindo, sem saber onde está mas sem desistir de encontrá-la. E só nisso, eu basicamente resumi esse livro. Ela vai embora. Ele vai atrás. E é isso. Maps, é definitivamente a música de Cidades de Papel. 

"I like to think that we had it all. We drew a map to a better place. But on that road I took a fall, so, baby, why did you run away ?"




8. Payphone: Como Dizer Adeus em Robô (Natalie Standiford)

Então gente...nós optamos por não comentar muitos detalhes desse livro porque acreditamos que o mínimo de spoiler pode fazer com que a experiência dele não seja a mesma. Mas, se você já leu, apenas pense na relação entre Bea e Jonah para fazer com que Como Dizer Adeus em Robô se relacione com Payphone. Vamos deixar um trecho pra explicar porque achamos isso, mas se você não leu, vá ler porque esse é um livro maravilhoso, e só depois disso volte aqui pra ver o trecho, hehe.

"I know it's hard to remember, the people we used to be. It's even harder to picture, but you're not here next to me. You said it's too late to make it, but is it too late to try ?"




9. Won't Go Home Without: Quem é você, Alasca? (John Green)


Também não queremos estragar a leitura desse livro maravilhoso, por isso vamos comentar só o superficial, mesmo, até porque Quem é você, Alasca ? do John Green, é um livro cruelmente surpreendente, e que se você pegar spoiler, o que eu acho uma coisa meio improvável nessa altura do campeonato, pode não sentir o mesmo que você sentiria se não soubesse o que ia acontecer. Mas, resumindo essa música fala de um casal um pouco mal-resolvido, onde acontece uma coisa que pode desmoronar com tudo. E é sobre isso que se trata esse livro. Nada mais a declarar... leiam. 

"I asked her to stay, bu she wouldn't listen. She left before I had the chance to say. But now It's far too late, she's gone away."
10. Animals: Jogos Vorazes (Suzanne Collins)

Por último, um dos nossos livros preferidos e uma das nossas músicas preferidas. Mas vocês podem se perguntar, o que Jogos Vorazes tem a ver com uma música que fala de um cara psicopata que persegue uma mulher ? Realmente, com isso não tem nada a ver. Mas pensem por um outro lado:  adolescentes serem jogados em uma arena, como animais, e serem perseguidos uns pelos outros até a morte. Acho que é justamente aí que pode haver uma relação. Já pensaram por esse lado ?

"Hunt you down, eat you alive. Just like animals. Maybe you think that you can hide, I can smell you scent from miles."



É isso, gente. Esperamos que tenham gostado. Foi muito divertido fazer esse post. Nós cantamos, ouvimos músicas... para vocês terem uma ideia, começamos a escrever 17:00 horas, e nesse exato momento terminados e já são 23:09 da noite ! Então, deu trabalho, mas valeu a pena e se vocês gostarem, já estamos pensando no próximo tema ! 

Para ver as traduções dos trechos que colocamos, clique aqui ! 

Se você leu até aqui, muito obrigada ! Não esqueça de deixar um comentário e deixar duas blogueiras mais felizes. 

Beijos, 
Bia e Ana. 














14 comentários:

  1. Adorei!
    Principalmente Maps, Animals, e She Will Be Loved uhahuau
    Combinou muito mesmo... Eu adoro Maroon 5 e a maioria dos livros aí. Achei criativo uma música pra cada livro. Eu costumo associar também, mas geralmente é a própria música do filme. Tipo aquela da Demi, Heart by Heart pro Cidade dos Ossos (eu lia com ela! <3)
    Ler com música é uma delícia, apesar de precisar de um esforcinho pra se concentrar na história e não na música, ainda mais quando se gosta muito dela.
    Beijos, Amanda.
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, muito obrigada ! Que bom que gostou. Maroon 5 é uma das minhas bandas favoritas, e parece que quase todas as músicas deles combinam com a história de um livro. Muitas vezes eu associo também as trilhas sonoras dos filmes com os livros, inclusive, já chorei escutando uma música porque lembrei de um livro... haha.
      Obrigada por comentar !
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  2. Pude ler poucas comparações porque não li vários desses livros, fiquei com medo de spoiler! Hahahah

    Beijos,
    Belle Hendges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, eu fiquei com medo das pessoas não lerem por causa dos spoilers xD Mas, como eu queria muito colocar porque as músicas me lembravam os livros, decidi apenas sinalizar.
      Obrigada por comentar, mesmo assim.
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  3. Adorei a ideia de vocês, bem criativa <3
    Não li todas porque fiquei com medo de interpretar algo e acabar levando spoiler, hashua Gostei bastante
    Beijos
    Bru

    http://primaveraagridoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada ! Que bom que gostou <3 Tentei sinalizar ao máximo os spoilers, porque acho que as pessoas iam jogar pedra em mim se eu não fizesse isso. Algumas frases das músicas podem dizer muito sobre os livros, se você parar para analisar.
      Obrigada por comentar,
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  4. OMG, Maroon 5 + livros = ♥♥♥
    Nothing lasts forever para A Elite, adorei! hahahaha
    E QUEVA e JV tbm combinaram muito ;)
    Beijos
    http://acoleciondadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, que bom que gostou... Nothing Last Forever é uma das minhas músicas favoritas de Maroon 5, e sempre que eu paro pra pensar na letra me vem na cabeça a Meri e o Aspen hahaha. Não sei porque, mas para mim, é quase impossível ler a letra de uma música e não lembrar de um livro que pareça com ela.
      Obrigada por comentar !
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  5. Oi!
    Adorei a ideia da playlist, muito criativa!
    Olhei somente a dos livros que já li, não quero spoiler.
    Mas adorei as músicas escolhidas para eles *o*
    Beijos

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que gostou. Fico feliz. E que bom que gostou das músicas que associamos. Fiquei com medo de só fazer sentindo da minha cabeça hahaha,
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  6. Olá,
    ADOREI O POST. Amo Maroon 5 e, pelos livros que li, a escolha foi mesmo bem parecida. Em Lola e o garoto da casa ao lado combinou muito, mas A ELITE foi o ápice. Sem falar que AMO Nothing Lasts Forever <3. Música favorita da banda!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que bom que gostou ! Nothing Last Forever é um amor de música mesmo. Acho que combina muito com A Elite. Também amo Lola, e acho que She Will be Loved tem tudo a ver com esse livro. Começando pela fofura hahaha
      Obrigada por comentar,
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  7. Adorei a ideia, apesar de nunca até hoje, relacionar nenhum livro á musica alguma kkkkk Por conta da sugestão de vcs kkk comecei a ouvir maroon 5 e estou gostando demais kkk

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo