[Resenha] O Livro dos Vilões.













Título: O Livro dos Vilões. 

Autores: Cecily Von Zigesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund e Fábio Yabu.

Páginas: 315.

Editora: Galera Record. 

Estrelas: 4/5.


Quem, além de mim, ama contos de fadas ? Se você é uma dessas pessoas, vai adorar este livro. Antes de mais nada, vou explicar um pouquinho sobre o que ele é exatamente: Para quem não sabe, o primeiro livro de contos dessa coleção publicada pela Galera, foi o Livro das Princesas, com histórias da Paula Pimenta, Meg Cabot, Lauren Kate e Patrícia Barboza, sobre princesas em sim, só que mais modernas e algumas mesmo trazidas para a realidade. Como um tipo de resposta aos leitores, que adoraram esse novo estilo de contos de fadas, foi anunciado no começo desse ano duas notícias maravilhosas: 1) A Paula Pimenta lançará uma coleção de livros sobre princesas modernas, sendo o primeiro já publicado Princesa Adormecida e 2) Teríamos mais um livro de contos só que com foco nos vilões publicado pela editora, O Livro dos Vilões. Basicamente este livro irá nos contar nossos amados contos dando enfase em personagens temidos por crianças, como o Lobo Mau, A Madrasta de A Branca de Neve, A Rainha malévola de A Bela Adormecida, e até mesmo as mimadas irmãs de Cinderela ! Empolgante ? Espere só até eu falar sobre as histórias ! Vamos lá, então: 

O primeiro conto, escrito por Cecily Von Zigesar (Autora dos livros da série Gossip Girl), chama-se #StepSisters: sobre sapatos e selfies, e vai nos narrar, em terceira pessoa a história de duas gemias, Nastia e Dizzy Tremaine. Mimadas e superficiais em relação aos seus valores, a única coisa que tem em comum com sua meia-irmã, Cindy é o gosto pelos sapatos. As meninas sabem tudo sobres os modelos de calçados, lançamentos e marcas do mundo da moda, e fazem sucesso em sua página no Instagram onde compartilham além de suas aquisições, fofocas e comentários sobre as pessoas que as rodeiam. E este é o cenário do conto de Cecily... A história toda começa a tomar rumo de Cinderela, quando as meninas se preparam para o baile da escola. Mas não um baile qualquer. Aquele era O baile. Só para as pessoas da elite. E aí vocês já imaginam, não ? Cindy quer ir ao Baile, Nastia e Dizzy querem causar e chamar a atenção de um garoto rico e misterioso, uma menina muito bonita e com lindos sapatos aparece, apagando todo o brilho das jovens... e aí... não vou falar, vocês vão ter que ler para descobrir. Bom, sendo totalmente sincera com vocês,  este conto foi um dos mais fraquinhos na minha opinião. A história é previsível, nada de surpreendente acontece, a não ser o final que foi bem bacaninha até, e assim você lê e quando termina, para, fecha o livro, respirando fundo e se pergunta: é isso ? Já acabou ?. Dei três estrelas, porque achei a história bem sem-sal mesmo. Não é horrível, é só que também não chega a ser maravilhoso... e nem aos pés do conto da Carina Rissi. Ah, Carina Rissi... Vamos falar de coisa boa ? 

Carina Rissi ( Autora de Perdida, Encontrada e Procura-se um Marido) , em seu conto Menina Veneno, foi a melhor coisa que aconteceu nesse livro ! A história é narrada em primeira pessoa por Malvina, uma modelo muito conhecida, que tem uma vida perfeita e consegue tudo que quer com sua beleza e eu seu charme. Ela, desde muito tempo faz a campanha de um perfume, Menina Veneno, e é muito reconhecida por seu trabalho. Tudo parece dar certo na vida dela. Tudo menos uma coisa, e essa coisa tem nome: Bianca. A menina, ou coisinha sem graça, como Malvina carinhosamente a apelidou, mentalmente claro, está em sua guarda e responsabilidade até completar 18 anos. Ela é filha de Henrique, falecido marido da modelo, que passou dessa para uma melhor deixando tudo, inclusive a fama, com sua esposa. As coisas começam a dar errado na vida de Malvina, quando pela primeira vez ela é substituída, isto é, passada para trás. O que acontece é que a campanha da Menina Veneno, procura um novo rosto para suas fotos, e não um rosto qualquer... o de Bianca, que por mais improvável que pareça, julgando os apelidos dados a ela por sua fofadrasta, também é modelo. E Malvina, que não sabe se sentir inferior, fará tudo o que tiver que fazer para acabar com os planos de Bianca e voltar ao topo de sua carreira, mas o que ela não esperava era que tudo desse errado... mais uma vez. Vou parar com a história por aqui até porque: a) essa resenha está ficando enorme e b) vou acabar dando um baita de um Spoiler se continuar. Então, eis o motivo de eu ter gostado tanto desse conto: ele foi maravilhosamente bem desenvolvido e cativante mesmo em suas limitas cem páginas. Além da narração ser cruelmente engraçada, a personagem literalmente interage com o leitor ! Isso é muito legal ! Quantas vezes ela se direciona diretamente a quem está lendo... é super, super, super incrível, e você consegue se inserir na história como se fosse um personagem

Olhem só esse trecho que eu separei, onde a narração interage com o leitor: 

" Vamos, sente-se! fique à vontade. Teremos uma longa conversa. Está confortável ? Ótimo. Antes de começarmos, quer comer alguma coisa ? Uma tortinha de maçã ? Não ? Tudo bem. Então vamos à história que nunca foi contada." 
Muito legal, não é mesmo ? Eu fiquei apaixonada com isso. E é claro, o final surpreendente, que além de dar uma lição nos personagens, dá uma em nós mesmos, que às vezes acreditamos em algumas coisas só porque nunca paramos para pensar em como seria se fosse diferente. 

Em seguida temos Quanto mais afiado o espinho, escrito pela Diana Peterfreund (Escritora da série Sociedade Secreta) e esse foi um quatro estrelas mais ou menos. Ele definitivamente teve seus altos e baixos. No começo eu pensei que ia amar, a história era bem bacana e fluída, mas ai foi começando a ficar mais devagar quase parando, e no final eu já estava tipo... Nhé. Foi bem sem gracinha o final dessa história, que tinha um potencial incrível. Eu já conhecia a autora só por comentários, e todos a elogiavam muito então minhas expectativas estavam lá em cima. O conto vai narrar uma história, com uma pegada sobrenatural, de Malena, uma jovem que mora em um lugar afastado, onde a questão das existência de Bruxas ainda era muito presente, e estas eram desprezadas e odiadas pelos outros. Mesmo com sua descendência, agora a jovem irá enfrentar seu primeiro ano em sua escola, escondendo a todo custo, sua verdadeira identidade de todos. É claro que no começo a garota nova é a novidade, e logo consegue fazer três amigas, e até mesmo surge um interesse amoroso por um garoto. Mas, quando seu segredo é revelado, todos começam a odiá-la, por ser quem é. E logo Malena começa a sofrer as consequências do Bulliyng. E quando uma nova garota nova surge, linda e com brilhantes cabelos dourados, ela percebe que nem suas amigas acreditam em sua palavra, substituindo-a rapidamente pela novata encantadora. E agora, tudo o que acontece na escola, acaba sendo culpa dela, mesmo quando na verdade não é. E com a descoberta de seus supostos poderes, se livrar de confusão na escola parece impossível. Como eu já falei, achei a história meio fraca. A relação com A Bela Adormecida acaba se perdendo e achei o final meio...sei lá, chato. 

" Mas o tempo não volta, assim como nossas atitudes, e tudo que se pode fazer é aprender a conviver com nossas escolhas." (Pág. 156)
E aí, por último temos o lindíssimo e maravilhosíssimo A Menina e o Lobo, que eu não sei nem descrever. É uma história completa. Sem nada faltando. Um cinco estrelas digno da nota. Neste conto, Fábio Yabu (Autor de série em quadrinhos, Combo Rangers), irá nos mostrar a verdadeira personalidade de um personagem sempre posto como vilão, o Lobo Mau. Por ter diversas narrações, principalmente em terceira pessoa, podemos ter várias noções da história. E o mais interessante, o conto inteiro aborda o principal tema do livro: Contos de Fadas. A história inteira é intercalada entre dois reinos: o Reino dos contos de fada, comandando pelo supremo de tudo, o Narrador, e o Outro Reino, que é basicamente a realidade. E entre estes, haverá uma ligação inesperada entre dois seres que normalmente, jamais teriam uma amizade: um Lobo Mau, que assombra os contos da Chapeuzinho e dos Três Porquinhos, e uma menina de cinco anos, chamada Clara, que nasceu no Brasil, mas agora tem que se adaptar a morar nos Estados Unidos. E tudo começa com um simples questionamento feito pelo lobo: Por que o Lobo Mau tem sempre que ser o vilão ? Porque eu tenho que ser mau ? Após perceber como isso não é certo, já que ele não quer aterrorizar criancinhas, o Lobo foge do mundo dos Contos, deixando o narrador enfurecido. Por algum motivo, o ele acaba parando em um lugar bastante inusitado: debaixo da cama de uma menininha que adorava ler contos com o pai pela noite. E aquilo seria só o começo de uma amizade incrível e cativante. Claro que no início, a criança sentiu medo, mas depois de descobrir quem realmente era o lobinho, mesmo sem a permissão dos pais, preocupados com o comportamento estranho da filha, que afirmava falar todas as noites com um lobo, Clara passa a alimentar, brincar e conversar com o lobo. Mas após uma grande confusão, tudo aquilo se desfaz. Mas mesmo assim, a amizade entre um lobo e uma menina continua a ser lembrada. Um autor de Inglaterra escreve um livro de sucesso baseado no conto de fadas da vida real, que ganha vida no cinema com grandes atrizes e atores, e assim conquista milhares de pessoas. Enquanto isso, lá nos contos de fada, o Lobo tenta mudar sua imagem, e mesmo que com sacrifício, fazer com que as pessoas percebam que o Lobo só é Mau, porque elas acreditam que ele é. E quem nem todas as histórias, mostram o verdadeiro lado das coisas. Já falei que esse conto é perfeito, e que até J.K Rowling o Fábio Yabu resolveu citar ? Não ? Pois leiam isso mil vezes se preciso: esse conto é demais !  
 "O que eu mais gosto nos humanos é a capacidade de, com um simples olhar, traduzir o intraduzível e com ele acessar um mundo que até pouco tempo me era negado: o mundo das cores. Como lobo, eu só era capaz de enxergar tons de cinza. Já os humanos não só eram capazes de captar a miríade colorida do universo como atribuíam cores a coisas abstratas, incorpóreas, como o amor rosa, a felicidade amarela e a tristeza cinza. Talvez tenha sido por esse motivo que o último sentimento tenha permeado a maior parte da minha existência." (Pág.302)
Por fim, muito obrigada por lerem a resenha. Não esqueçam de comentar. Esse livro é muito bom, e está super recomendado. Foi quatro estrelas, apenas porque alguns contos não foram completamente maravilhosos. Mas o livro em si, é perfeito e encantador. Desde a capa, até as ilustrações que vem antes de cada conto. Um amor de livro. 




24 comentários:

  1. Falou em Diana Peterfreund já curti heheh adoro ela! Ainda não li O Livro das Princesas, estou me sentindo uma fã da Cabot meio capenga ):

    Xo, Belle Hendges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muita vontade de ler a série Sociedade Secreta da Diana, pois todos comentam que é muito boa. E o conto da Meg no Livro das Princesas foi o meu favorito <3 Meg sendo meg como sempre.

      Beijos,

      - Ana

      Excluir
    2. Hahahah na real eu gosto mesmo de Caçadora de Unicórnios! :)

      Excluir
  2. Já li O Livro das Princesas e fiquei louca para ler este. Para que está igual ao anterior, alguns contos bons outros mais ou menos e assim vai. O da Carina pareceu muito bom mesmo. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Livro das Princesas é um amorzinho ♥ Quando fiquei sabendo que lançariam mais um livro de contos nesse estilo, fiquei completamente louca ! O conto da Carina Rissi é maravilhoso ! Já tinha me apaixonado pela escrita da Carina quando li Perdida, e agora quero ler até a lista de supermecado dela hehehe xD
      Obrigada por comentar :)
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  3. Estou querendo muito ler esse livro.
    Ver um conto completo pela perspectiva dos vilões. Estou mega curiosa, haha.
    Adorei a parte da interação do conto *o*
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei essa ideia de colocar ênfase nos vilões incrível. Hoje em dia isso já até que é comum, principalmente depois do filme Malévola, mas o que eu achei mais legal nesse livro é que cada vilão não perde sua essência. Não posso falar muita coisa para não dar spoilers, mas quando você ler, provavelmente vai entender o que eu estou dizendo. Essa parte da interação foi o que mais me conquistou no conto da Carina ♥
      Espero que leia logo, para dizer o que achou !
      Beijos,
      Ana :)

      Excluir
  4. Quero muito ler esse livro, e já estou pesquisando os preços dele e do Livro das Princesas, que sempre me pareceu divertido!
    Ótima resenha :3
    beijos ♥
    www.umaunicornio-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Livro das Princesas é divertidíssimo, e posso garantir que esse também. Ambos são muito bem desenvolvidos, e as histórias são super legais de ler. É uma leitura rápida, fluída e muito gostosa.
      Obrigada, e que bom que você gostou da resenha !
      Beijos ♥
      Ana.

      Excluir
  5. Oiii, eu amo viloes e gosto de ler os contos de fadas de outro ponto de vista. Gostei da resenha desses contos. Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de ver as histórias por outro ponto de vista. E amo contos de fadas, principalmente estes modernos que estão sendo lançados agora. Sempre me divirto muito lendo, e acabo me afeiçoando por certos vilões hahaha xD
      Beijos, e obrigada ! Que bom que gostou da resenha. Esses contos são demais.
      Ana.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas a sua resenha despertou minha curiosidade.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana ! Tudo bem sim :)
      Que bom que você se interessou pelo livro, ele é muito legal mesmo.
      Muito obrigada por comentar ♥
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  7. Eu já solicitei esse livro, agora só falta ele chegar aqui em casa, nunca li um livros de contos antes. Espero gostar.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de ler O Livro das Princesas, também ainda não tinha lido nada nesse estilo. Acho que é um bom começo. O Livro dos Vilões também é maravilhoso, acho que você vai gostar bastante. Esses contos modernos são sempre muito legais. Pelo menos a maioria deles, eu adoro. Afinal, sou apaixonada por Contos de Fadas, filmes da Disney, essas coisas, sabe ? haha.
      Beijos e obrigada por comentar.
      Ana ♥

      Excluir
  8. Olá! Eu tenho o livro aqui, mas antes quero ler o livro das princesas, mesmo se passando de contos quero seguir a linha de lançamento! A edição é linda né? Adorei a resenha fez com que eu agilizasse mais ainda minhas leituras aqui para ler logo este!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ! Que bom que gostou da minha resenha ! Fico muito feliz :) Na verdade estes dois - O Livro das Princesas e O Livro dos Vilões - não tem uma ordem cronológica, mas seria legal se você lesse O Livro das Princesas antes, só por uma questão de data de lançamento. A edição é perfeita. Eu amo as cores que eles escolheram para as capas, elas tem um contraste muito legal ! E os desenhos dos contos ? São lindos. Eu ficava com um grande problema quando estava lendo, porque eu sempre parava uns cinco minutos só para a admirar a capa rsrs.
      Beijos,
      Ana :)

      Excluir
  9. Oiee, tudo bem?

    Li esse livro a pouco tempo. Tb adorei o último conto, achei muito inteligente. Nossa, vc identificou que o terceiro conto era A Bela Adormecida? O título dá até uma dica, mas a história não tem nada a ver com nada. Achei que a autora não entendeu muito bem a premissa do livro e escreveu qualquer coisa. O conto da Carina também é ótimo

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kel ! Tudo ótimo. Na verdade, eu só associei o nome - Quanto mais afiado o espinho - ao contexto do livro, mas realmente a história perdeu muito o foco. Achei que ela até tentou escrever alguma coisa parecida, mas se perdeu no caminho, e foi por isso que eu não gostei muito desse conto. Acho que ele fugiu do contexto "Contos de Fada Modernos", e isso me decepcionou muito.
      O conto da Carina é um amor. Adorei os personagens, a forma como ela escreveu, e achei o final surpreendente, e muito justo e realista.
      Beijos, ♥
      Ana.

      Excluir
  10. Olá, já escutei de falar desse livro, mas nunca tive interesse em ler,
    pela tua resenha gostei bastante.
    Beijoooos

    http://leituradelua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que eu fiz você se interessar ! O livro é muito legal. As histórias são bem divertidas e ainda nos dão umas boas lições com o desfecho das personagens. Recomendo bastante !
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  11. Adorei a resenha e me interessei no livro, não tinha conhecimento deste livro ainda! :D

    Atééé

    http://www.finalmentelendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa, Fabi ! Que bom que gostou da resenha e que se interessou pelo livro, ele é muito bacana.
      Beijos,
      Ana.

      Excluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo