[Especial] Trilogia Divergente

Bom dia leitores ! Bom, como foi decidido por vocês mesmo na votação que fizemos lá no instagram, faremos um especial da trilogia Divergente escrita pela autora Veronica Roth. Irei comentar um pouquinho do enredo de cada livro, minha opinião, filmes, etc. Prometo que farei o máximo para não soltar algum spoiler, mas se eu achar que algum comentário vai seguir este rumo eu aviso em negrito para que vocês possam decidir se irão ou não continuar a ler. Espero realmente que gostem desse especial !

Bom, como todos sabem ou não, eu sou uma grande fã de distopias. Adoro acompanhar histórias que imaginem um mundo daqui a muito tempo, e sempre me surpreendo com a criatividade de cada autor, pois apesar de muitos falarem do mesmo tema, sempre é de uma forma diferente. Eu conheci o primeiro livro da trilogia, Divergente, assim que eu terminei de ler o último livro de Jogos Vorazes, A Esperança ( se quiserem saber mais sobre Jogos Vorazes cliquem aqui ) e estava me sentindo meio "órfã" e precisava de outra história tão boa quanto aquela e que seguisse o mesmo estilo distópico. Em meio as minhas buscas comprei Divergente e posso dizer que foi amor à primeira página. A história foi tão boa e terminou de uma maneira tão inesperada que eu mal podia esperar para o lançamento do segundo ( mais um motivo para eu ter um carinho especial por essa série: acompanhei desde o início).

O livro foi primeiramente publicado nos Estados Unidos em 25 de Abril de 2011 e só chegou ao Brasil um ano depois pela editora Rocco, cujo trabalho já é conhecido por trazer séries voltadas para jovens, visto que publicou também toda a série Harry Potter e também Jogos Vorazes.

Não demorou para que a trilogia fosse um bestseller, vendendo mais de 25 milhões de exemplares no mundo todo e alcançando o topo da lista de mais vendido em diversos países.


A história nos leva à uma Chicago futurista, onde a sociedade é dividia em cinco facções, cada uma delas evidenciando uma característica importante e dominante nos indivíduos que a compõem. São elas a Audácia, cuja coragem de seus membros é a principal virtude a ser explorada; A Abnegação, cujos membros se dedicam exclusivamente para ajudar o próximo e em viver uma vida sem egoísmo; Erudição, onde todos os mais inteligentes e sedentos por conhecimento se reúnem; Amizade, bastante autoexplicativa pelo seu nome, preza o bom relacionamento entre seus membros e em viver sempre em paz e tranquilidade entre as pessoas e a natureza; e por fim, a Franqueza que ensina a todos os seus componentes a falar a verdade independentemente das consequências, acreditando que esta é a melhor forma de se viver em sociedade. Ao completar 16 anos, todos os jovens devem passar por um teste de aptidão para descobrir a qual facção pertencem. Todos possuem duas opções: permanecer em sua facção de origem e continuar com a família ou abandonar tudo e perder o contato com todos os familiares e escolher uma nova facção. Por isso existe um lema: facção antes do sangue. Caso escolham deixar sua facção inicial, eles não poderão voltar atrás.

É neste cenário que conhecemos nossa personagem principal Beatrice Prior. Ao completar 16 anos, ela e o irmão Caleb estão prestes a fazer o teste de aptidão e participar da sua cerimônia da escolha. Porém, algo inesperado acontece: o teste de Beatrice foi inconclusivo, ou seja, ela obteve mais que dois resultados  e descobre ser uma divergente. Aparentemente, ela não compreende o motivo de isso ser tão perigoso, mas a verdade é que as mentes divergentes não costumam seguir um padrão, tornando-se resistentes a diversos mecanismos usados pela sociedade para manter os indivíduos em um padrão.

Apesar de muitas dúvidas, Beatrice acaba decidindo pela facção dos corajosos, a Audácia. Lá ela muda seu nome para Tris Prior, e começa a enfrentar diversos desafios, como a iniciação que testa todos os novos membros em níveis físicos e mentais, e se seus resultados forem muito ruins, você pode até mesmo tornar-se um sem facção. Além disso, ainda alimenta sentimentos novos por um de seus treinadores, o misterioso Quatro, e começa uma verdadeira luta pela sobrevivência, depois que descobre os planos da líder da Erudição para o extermínio dos divergentes.

Bom, depois de um breve resumo do enredo dessa trilogia, vou contar um pouquinho da minha opinião e da minha experiência como leitora. Como eu já tinha dito no início do post, eu tenho um carinho muito especial por essa série e isso se dá principalmente pelo primeiro livro. Ele é o meu preferido de todos os três e acho que foi muito bem escrito. Todos os personagens são interessantes de certa forma, e você sempre quer saber mais sobre aquele novo mundo que está sendo apresentado a você. O romance da Tris e do Quatro <3 ! Meu Deus, é incrivelmente fofo. É muito engraçado vê-los juntos e eles fogem completamente do romance meloso e clichê. Frases como : só vou no seu funeral se tiver bolo,sempre me faziam dar boas risadas. Confesso que a Tris as vezes era meio irritante com todas as suas indecisões mas se você for procurar entender o contexto no qual a personagem foi criada, isso é totalmente compreensível. Mas preparem-se : os personagens são todos tão bons que você se apega tanto a eles que acaba sofrendo MUITO com algumas mortes. Foi com toda certeza um livro cinco estrelas. 

A continuação, Insurgente foi igualmente boa. Ela inicia a partir do ponto em que o primeiro livro termina então a sequência flui muito bem. Se você já gostava das cenas de ação do primeiro livro, vai amar estas aqui. Ao contrário do primeiro onde a ação é mais focada no final, este segundo é quase o tempo todo voltado para cenas nesse estilo. É praticamente de tirar o fôlego. Também tem cenas muito engraçadas, como no complexo da Amizade onde a Tris experimenta o SPOILER ! soro da paz e acaba soltando umas frases muito bizarras. O romance aqui perde um pouco da intensidade, a Tris e o Quatro se distanciam um e quase terminam de fato quanto ela toma uma decisão muito extrema e contra a vontade dele. É realmente triste pois eu super shipo esse casal. Até aqui,   a trilogia ainda não tinha perdido nada comigo. Ainda um livro cinco estrelas. 

[ Esse parágrafo contém spoilers do último livro ] Em oposição a tudo que eu já falei sobre os dois primeiros livros, o último, Convergente, foi um pouco decepcionante para mim que esperava tanto do final dessa série. Não que o livro tenha sido totalmente ruim, não foi esse o caso. Ele começou muito bem, seguindo uma linha coerente, o casal FourTris já estava se reaproximando e o caos em que o último livro terminou estava começando a abrandar. Então, todas as rebeliões reiniciam pela tentativa de abolir o sistema de facções e para tentar salvar isso ou pelos menos aliviar esta transição surge o grupo dos Leais que junto com Tris e Quatro saem da cidade, coisa que ninguém tinha feito até então, para descobrir as origens do seu sistema. E posso garantir que a explicação da Veronica para o que tinha além da cerca foi fantástica. Ela é de uma criatividade sem fim, e eu realmente não esperava nada do que foi colocado ali. Porém, nas últimas páginas veio o acontecimento que mais me decepcionou SPOILER !: A morte da Tris. Sim, diferente do que estávamos acostumados, a personagem principal morre, deixando amigos devastados e pior, um Quatro praticamente depressivo. Além do casal não ter ficado junto o que verdadeiramente me chateou, achei patético a forma como ela morreu: quando foi que a Tris já entrou em algum lugar desarmada ?? Foi realmente ridículo e além disso tudo acho que ela merecia ver tudo que a revolução conseguiu proporcionar para sua sociedade. Muita gente apoia a Veronica e diz que ela deu o fim que ela achava coerente e sem se importar com o que as pessoas irão dizer e blá blá blá. Eu realmente ainda estou procurando a coerência no meio disso tudo e acho que isso foi simplesmente uma tentativa de "polemizar". Você tem todo  o direito de discordar de mim mas esta é a minha opinião. Por essas e outras o final dessa série não me agradou e esse foi um livro três estrelas.


Por fim gostaria de deixar um breve comentário sobre minha opinião a respeito do filme. Os direitos autorais da obra de Veronica Roth foram comprados pela Summit Eintertainment e o primeiro longa foi aos cinemas este ano. Assisti na estréia junto com a minha irmã em meio a muita gritaria e desde então não vi o filme de novo. Gostaria de poder fazer isso antes de opinar, pois alguns detalhes realmente passaram despercebidos mas em geral o filme ficou bom. Achei que houve um problema entre os iniciandos da Audácia porque alguns personagens que na minha opinião mereciam destaque acabaram ficando meio perdidos no meio da confusão. Talvez tenha sido um problema na hora de escalar o elenco ... não sei. Mas acho que eles conseguiram manter o essencial. Em uma adaptação cinematográfica acho um erro esperar que esteja tal qual o livro, isso é meio impossível. 

Adorei os atores escolhidos para os papéis principais, em especial a Shailene Woodley. Acho que ela de fato entrou na personagem e a interpretou maravilhosamente bem. O Theo James no inicio foi uma decepção pra mim. Ele não era fisicamente nada parecido com o Quatro da minha imaginação. Mas a sua atuação compensou muito bem isso, ficou perfeito. No geral acho que o filme merecia quatro estrelas. 

Espero que tenham gostado do post, e comentem suas opiniões sobre a série !

~ Bia 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo