[Dicas Literárias] Livros para presentear no natal!










Então é nataaaaaaaal, e o que você feeeez? A resposta pra isso deveria ser "comprei mais livros do que precisava", mas tudo bem. Tudo bem, porque estamos aqui pra fazer o quê? Sim! Indicar mais livros. Porém, essa é uma causa nobre. Esse post, que vai fazer ressurgir das cinzas o nosso amado Dicas Literárias, tem como objetivo ajudar vocês a presentearem aquele seu amigo, amiga, primo, prima, irmão, irmã, sobrinho ou sobrinha (ou filho, caso você tenha) que já é leitor ou não! Vamos recomendar para vocês somente aqueles que nós achamos que certamente vão agradar quem ganhar, e por isso separamos algumas categorias para facilitar. Vamos lá? 

1 - Para os leitores iniciantes:







 Nessa categoria nós separamos três livros que certamente indicaríamos para aquelas pessoas que ainda não leem com tanta frequência, ou para aqueles mais jovens que estão entrando agora neste universo de leitura. Extraordinário, O Ladrão de Raios (Série Percy Jackson e os Olimpianos) e Harry Potter e a Pedra Filosofal (Série Harry Potter) são exemplos de livros dessa nova literatura pra jovens que têm uma linguagem super fácil, são curtos (menos de 300 páginas) e cada um, a sua maneira, é muito empolgante e nos faz refletir sobre vários aspectos da vida. Fora que, esses dois últimos já são como clássicos dessa nova geração de leitores e por isso tem grande possibilidade de chamar a atenção de quem ganhar por serem tão conhecidos. 

2 - Para quem gosta de romance:




 Aqui temos três tipos de romance para agradar diferentes gostos. Minha Vida Mora ao Lado é aquele YA contemporâneo, água com açúcar, todo meiguinho e fofo. Daqueles que fazem a gente suspirar e se perguntar porque, em nome de Deus, esse meninos dos livros não podem existir. Beleza Perdida já vai para o lado mais dramático da coisa. Traz uma história emocionante e incrivelmente bem escrita, que nos toca de uma maneira incrível. Esse já é um New Adult, mas que não apela muito para o lado sexual da história. Ah! E é importante ressaltar que, para nós, foi um dos melhores livros do ano. Já O Lado Feio do Amor vem com uma pegada um pouco mais adulta. Também é NA e traz aquela história mais misteriosa, com uma carga emocional muito grande mas também com ceninhas bem mais ousadas do que os dois anteriores

3 - Para quem gosta de distopias e ação:




Esse é aquele momento em que você pode inovar e mostrar todo o seu conhecimento do universo de Distopias, presenteando seu amigo/amiga/filho/papagaio com livros que não se encaixam nem nos clássicos do gênero, como 1984 e Laranja Mecânica, e nem nos clássicos atuais, como Jogos Vorazes e Divergente. Existem vários outros livros, de alguns autores que ainda não fazem muito sucesso, mas que valem super a pena. Três exemplos são: Fragmentados, que irá abordar a questão do aborto como possível causa de guerra na humanidade, A Joia, que discute a posição ocupada pela mulher e a fertilidade em uma sociedade com problema de esterilidade e Legend, que trata de várias questões de uma sociedade futurística que vive cega, sempre seguindo as regras que definem o que é certo ou errado (esse, no caso, já vai se assemelhar mais com os estilos de Divergente e Jogos Vorazes. Inclusive, é muito indicado parar os fãs dessas duas séries).

4 - Para quem gosta de fantasia: 




2015, para nós, foi o ano das fantasias, então, havia muitos outros livros que gostaríamos de indicar, mas como estado fazendo esse padrão de três, decidimos escolher alguns dos nosso favoritos. Uma Chama Entre as Cinzas, Trono de Vidro e Feita de Fumaça e Osso foram livros completamente diferentes de tudo que já tínhamos lido e por isso nos conquistaram tanto. Para aqueles que querem fugir dos clichês e que estão afim de encontrar mundos novos e incrivelmente bem construídos, essas são escolhas que tem grande possibilidade de agradar. Mas, cuidado aí! Essas são fantasias bem complexas. Para quem gosta gosta mesmo. Tenha certeza de que quem você vai presentear realmente gosta do gênero ou você pode acabar cometendo um erro colossal! 

5 - Para quem gosta de livros divertidos (xô drama! xô chororô!):












Para aquelas pessoas que adoram ler livros divertidos e detestam aqueles todos cheios de drama, separamos alguns livros que garantimos que irão render boas risadas. Dois deles são do gênero chick-lit: No Mundo da Luna e O Segredo de Emma Corrigan que com certeza foram alguns dos mais engraçados desse ano, e O Diário da Princesa, primeiro livro da série de mesmo nome, que é um YA e além de ser super engraçado, também se encaixa naquela categoria de livros para novos leitores, então vocês podem acabar matando dois coelhos com uma cajadada (ou caixa d'água, whatever) só.

6 - Indicações Nacionais:












Esses três aqui não estão em nenhuma categoria, porque nosso objetivo recomendado eles é que vocês quebrem esse preconceito que ainda existe (infelizmente) com os livros nacionais. Então, para provar que nós temos muuuuuitos autores incríveis (para dar inveja nos gringos, mesmo), indicamos Perdida, Surpreendente! e Sábado á Noite, que tem, cada um, suas peculiaridades e podem agradar diversos estilos de leitores: dos que gostam de mais diversão e romance, aos que preferem algo mais sério e que toca em pontos que podemos trazer pra vida. Por isso, não tenham medo de presentear seus amigos leitores com algumas das nossa opções nacionais! 
















Então, é isso pessoal! Espero que esse post tenha sido útil para vocês, de alguma forma. Dia 25 vai ter 6 on 6 de natal por aqui, mas, vamos logo desejando a vocês um feliz natal, cheio de luz, livros e comida (claro!) e também queremos lembrar que nesse post nós falamos de presentes, mas que temos sempre que ter em vista o verdadeiro sentido do natal, que não é só dar e receber presentes! 

Comentem aí em baixo se vocês concordam com nossas indicações, quais livros vocês recomendariam para quem vai presentar nesse natal e tudo mais que quiserem. Suas opiniões são sempre muito bem-vindas e nós adoramos ler e retribuir cada um dos comentários! 

Beijos, 
Ana Adler e Bia Adler.

11 comentários:

  1. Hey!
    Adorei suas indicações.., Dos citados acima só li cinco ( Percy/ Perdida/ No mundo da Luna/ Harry e Extraordinário... E os amo de paixão! Quero muito ler Legend, O lado feio do amor e A Joia...


    Beijos!

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Ana, quantas dicas boas
    Tem alguns na lista que eu amo muito, outros que me foram super bem indicados, um ou outro eu não conheço e tem, também, uns dois que eu já li e não gosto muito (os da Rissi). Na real, eu gostava mais dela. Mas ultimamente comecei a analisar os livros dela com outros olhos e, sei lá, criei um rancorzinho... hahahahaha

    Att.,
    Eduarda Henker
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!
    Eu acho que esse post é cheio de dicas para presentear eu mesma :D
    Adoro todos os gêneros que vocês citaram! Aliás, terminei de ler "O lado feio do amor" no fim de semana e gostei bastante.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oie meninas =)

    Gostei bastante das indicações de vocês *---*
    Extraordinário é um livro lindo e Harry Potter dispensa qualquer comentário. Li O Lado Feio do Amor e amei <3

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. Olá :)
    Adorei as dicas!
    Tenho muita curiosidade sobre "Sábado a noite" e "Fragmentados"

    Beijão,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana e Bia! *-*
    Eu amei a lista. Com certeza alguns livros eu iria amar se ganhasse (mesmo aqueles que eu já li UIAHuiOAHUA). Acredita que nunca li Extraordinário? Eu não tenho muita curiosidade e por isso nunca comprei, mas ficaria feliz se ganhasse. kkkk

    feliz Natal, meninas. Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Ooi Ana e Bia, como estão? QUE BLOG LINDO, já estou seguindo!

    Ah como eu amo esse tipo de post, só tem um problema: QUERO TODOS OS LIVROS! Teve um ano que aqui em casa a gente só deu livro de presente tanto pra primos, tios e nem meus avós escaparam hahahah! Eu acho uma forma tão legal, afinal além de quem sabe fazer a pessoa se apaixonar por livros ainda ajuda ela! Esses para iniciantes já li Extraordinário e realmente não tem como deixar de amar o Auggie! Gostei super da seleção dos livros divertidos, quero todos! Amo a Meg e a Carina elas arrasam DEMAIS!

    Um beijo grandããão
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    As suas indicações foram ótimas e acho que "Extraordinário" fica perfeito para quem tá começando e ele vai fazer com que a pessoa nunca mais pare de ler!

    Adorei o post!
    Beijos.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tô pensando em me alto presentear, porque já tem um tempinho que não compro nenhum livro novo. Muito boa as indicações.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Esse gif do Pooh é tão <3. Achei quando estava procurando umas imagens para post, confesso que estou louca pra ler Minha Vida Mora Ao Lado, já li muitos dos livros citados e concordo com as escolhas.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Meninas!
    Como disse a fofa da Sora, esse post é para presentear a mim mesma haha
    Já li muitos dos livros citados, e a maioria dos que não li estão na minha lista!
    Realmente precisamos valorizar mais os nossos autores nacionais, já li Sábado A Noite e amo de paixão!


    Beijinhos,
    Ana, Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo