[Resenha] A Menina da Neve















Título: A Menina da Neve 

Autor (a): Eowyn Ivey 

Editora: Novo Conceito 

Páginas: 348

Estrelas: 4/5

*Livro recebido em parceira com a editora.

Olá, pessoal! Como foi o Halloween de vocês? Por aqui foi bem parado. Mas, fazer o que? Então... antes de mais nada, queríamos nos desculpar por dois posts que não saíram mês passado (outubro) e que deveriam ter saído: a tag Halloween literário e o Divã Literário, que é um novo tipo de coluna aqui do blog. Mil desculpas. Sério mesmo. Pra compensar, vamos ter dois Divãs Literários esse mês. Prometemos. 

Enfim... agora, voltando ao foco. Hoje, trago para vocês a resenha de um dos livros que recebemos da editora Novo Conceito, o qual eu finalizei ontem mesmo e estava louca para comentar aqui com vocês, A Menina da Neve da Eowyn Ivey. Além de ter uma capa muito linda, a editora simplesmente arrasou (e sambou na cara das inimigas) na diagramação toda dele. Nesse caso, posso dizer que, se vocês quiserem, podem muito bem julgar o livro pela capa, porque o conteúdo dele está tão bom quanto a "embalagem".  Mas, então, vamos à história?



















A Menina da Neve conta a história de um casal, Jack e Mabel, que se mudaram para o Alasca, fugindo dos julgamentos e olhares de pena das pessoas em sua volta, já que eles nunca tiveram filhos e já estão em uma idade avançada. Essa ideia foi de Mabel, que, consumida pela tristeza de nunca ter conseguido a tão sonhada criança, achava que por se isolarem do mundo, iriam ficar mais próximos, que isso iria fortalecer o casamento deles. Mas, não foi exatamente o que aconteceu. 

Com o inverno chegando, eles precisam se preparar, e o universo parece não estar conspirando ao seu favor. Apenas com a plantação de Jack eles não conseguiriam se manter por todo esse tempo e, mesmo sabendo que aquilo poderia custar sua própria vida, ele começa a pensar na possibilidade de trabalhar nas minas, o que deixa Mabel ainda mais assustada.




















Até que, um dia, durante a primeira tempestade de neve, o casal tem a ideia de construir um boneco de neve. Mas, não apenas um boneco de neve. Uma menina de neve. Porém, o que eles não imaginavam era que, depois daquele dia, tudo iria mudar em suas vidas. Uma coisa que parecia tão simples, acaba virando um verdadeiro conto de fadas, recheado com muito mistério e um toque de magia que, obviamente, não poderia faltar. 

No dia seguinte, a menininha de neve sumiu completamente e tudo que havia no lugar onde antes ela estava era um amontoado de neve e algumas pegadas de criança. Além disso, como se não bastasse, as coisas começam a melhorar para Jack e Mabel, sem nenhuma explicação aparente e uma menina loira aparece e desaparece do nada no jardim do casal, deixando-os ainda mais intrigados. Qual seria a ligação entre todos esses acontecimentos? Teria o boneco de neve ganhado vida e transformado-se na menininha loira que torna-se visitante diária de Jack e Mabel, sempre sumindo estre as árvores depois de um tempo?





















Vou parar por aqui com a sinopse porque, além de que essa resenha vai ficar muito grande, não quero estragar nada desse livro lindo para vocês.

Pois bem... aqui vai minha opinião:

No começo, confesso que achei o ritmo da história muito lento. A autora fazia descrições demais, os acontecimentos demoravam a se desenvolver e a depressão de Mabel era tão grande que já estava me contagiando, tornando assim a leitura densa e com um clima pesado. Foi por esse motivo que eu tirei uma estrela da minha avaliação. Mas, com o decorrer da história, o leitor se acostuma com a escrita da Eowyn Ivey e a partir daí, tudo começa a ficar mais interessante. Eu adorei a escolha do tempo, ano 1920, e do cenário, Alasca, e acho que isso apenas complementou o clima de fantasia do livro.











Outra coisa que tenho que comentar é que o livro tem altos e baixos quando o quesito é ritmo. Ás vezes você lê 100 páginas sem nem perceber, e ás vezes parece que tudo empaca e você fica querendo avançar sem conseguir. Para mim, essas partes eram, respectivamente, as que a menina aparecia e as que ela sumia.

Por fim, quero dizer que A Menina da Neve me surpreendeu demais. Acabei me apegando muito aos personagens, coisa que eu não imaginava que fosse acontecer, e fiquei com aquele gostinho de quero mais no final. Quanto ao fechamento da história, só posso dizer que achei muito bom. Talvez um pouco triste, mas isso depende do seu ponto de vista, mas mesmo assim, consegui entender a mensagem do livro.

Recomendo demais (apenas com algumas ressalvas), principalmente se você gosta de livros com jeitinho de conto de fadas. Porque foi exatamente isso que esse livro foi para mim. A única coisa que faltou para que eu pudesse afirmar que podemos compará-lo com histórias como Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, por exemplo, foi começar com "era uma vez...".

"Era fantástico e impossível, mas Mabel sabia que era real - ela e Jack tinham feito com neve e galhos e capim congelado. A verdade a impressionou. A criança não apenas era um milagre, como também era criação deles. E ninguém cria vida e a abandona."
Espero que tenham gostado da resenha, não deixem de comentar suas opiniões!

Beijos,
Ana Adler.

23 comentários:

  1. Amo livros com essa pegada de conto de fadas, e estou louca para ler esse livro!

    Adorei a sua resenha <3

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que fofo! Adorei a resenha, e pelas fotos já deu para perceber que a diagramação tá linda mesmo!
    Gostei muito de conhecer melhor a história desse livro, já tinha visto muita gente comentando sobre ele, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha e fiquei bem interessada pelo clima de conto de fadas dele!

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho que confessar que queria ler esse livro porque amei a capa ahuhua, mas depois de sua resenha (que adorei), confesso que a vontade aumentou!!
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii

    Não dava nada por esse livro. Achei mais do mesmo, mas gostei da sua resenha. Vou dar um chance.

    Beijos!

    P.S: Houve algumas mudanças no meu blog, mudei nome, mudei a aparência… Tô numa fase de mudanças. The Nice Age agora é Devaneios de uma Cindy, tornei algo mais pessoal. Vou fazer um post explicando tudinho, mas por enquanto tô na correria, ajeita aqui e ali.

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esses livros com "jeitinho de conto de fada" me conquistam! ❤️ E quando eu vi a foto dele no insta já fiquei curiosa, agora então.... Amei a resenha
    Meninadalivraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana!
    Desde o lançamento esse livro entrou na minha wishlist. Estou muito curiosa e achei bem interessante a premissa. Livros com jeitinho de contos de fadas logo me conquistam! Amo! Espero ler logo haha
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oie,

    Estou querendo muito ler esse livro, e depois da tua resenha Ana, quero ainda mais. Esses livros de adulto que parecem conto de fada são maravilhosos, e normalmente me conquistam logo no início. Quem foi que disse que tem que ser criança para gostar de estórias assim???

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie....
    Gostei bastante da resenha, amo um livro com mistério só que estou em um momento que se o livro for parado de mais eu desanimo hahaha
    Mas parece uma ótima história!

    Beijos!

    Www.meninasnaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu vi esse livro por aí e confesso que torci o nariz. Sofro de uma doença chamada esquisitice aguda que me faz julgar um livro pela capa - como a capa é muito bonita, torci o nariz e não quis nem saber. Mas pela sua resenha, parece ser bem mais que isso! Sabe o que me lembrou? A Estranha Vida de Timothy Green, um filme da Disney, com a Jenifer Garner, já viu? Eu AMO esse filme de coração, não me canso de assistir, rir, me emocionar e chorar junto com ele. A premissa desse filme é bem parecida com o A Menina da Neve, um casal que não tem filhos e, certo dia, um garoto aparece em seu quintal. É lindo! Se você gostou tanto assim da premissa do livro, quem sabe goste do filme também. Fica aqui minha recomendação. E, quando você falou da diagramação, fiquei torcendo para que tivesse tirado algumas fotos das páginas. Achei realmente linda a diagramação! Não sei porque mas não acho que é muito do feitio da Novo Conceito ilustrações e tal, mas ficou lindo e tenho certeza que deu uma graça muito maior ao livro.

    Beijos!
    http://tempestade-de-estrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Cara, que incrível. Só a capa e o nome já me interessam MUUUUUITO <3
    Ele é lindo! Leria siiiiiim!
    www.camilakellen.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    A capa desse livro me lemra muito a de Uma Curva no Tempo. A premissa da obra é bem interessante e o fato dela ter ganhado um prêmio é algo que não devemos ignorar, apesar disso não significar nada às vezes. Eu definitivamente leria, mas não está na prioridade em minha wishlist.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Já vi uma ou outra resenha sobre esse livro e todos parecem ser de mesma opinião que a sua.
    Eu mesma tenho curiosidade sobre a estória, me lembra muito um filme que assisti uma vez...
    Não sei se leria agora, mas quem sabe mais para a frente..

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a Resenha e o Livro é lindo! Super curioso!Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. Acho linda essa capa, pena que a editora esqueceu de me mandar esse livro de parceria Emoticon frown

    Beijos,
    Natália
    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Dos lançamentos recentes da Novo Conceito esse era o único que me interessou. Parabéns pela resenha.

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  16. Olá, primeira vez que venho aqui no teu blog e resolvi ler esta resenha desse livro que adicionei à minha wishlist por último. Estou com muita vontade de lê-lo, pois adoro esse clima de contos de fada.
    Um comentário que não é sobre o livro: sua escrita é maravilhosa, Ana. Nunca vi alguém pontuar um texto tão bem. Confesso que gostei da tua escrita porque ela se parece muito com a minha, haha.
    Adorei a resenha.

    Beijos!

    leiturasegatices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Heey!
    Eu quero muito ler esse livro, desde o lançamento eu o desejo haha
    Também adorei o fato de ele ser ambientado no Alasca <3
    Amei sua resenha, assim como seu blog, que por sinal já estou seguindo =D
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Ain que lindo <3 estou apaixonada ahha
    Amei a resenha e as fotos.
    Esse livro é um dos mais desejados do mês, inclusive por mim!
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bom?
    Eu, particularmente não costuma ler livros de fantasia e que saiam muito fora da realidade. Mas se o livro for tão bom quanto a capa é linda, a história deve ser fantástica mesmo. Eu adoro livros que se passem num clima mais frio.
    A diagramação está linda também *-*
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Aiinda não conhecia, mais esse livro deve ser muito demais, vou dar uma pesquisada para ler...

    Já estou te seguindo... Segue de volta?
    http://todaencanttada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie,

    Quero ler o primeiro da lista, ouvi dizer que os livros da autora são ótimos. Os outros eu já li, e gostei muito.
    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossaaaa! Esse livro parece ser demais, ainda mais porque tem aquele estilo de contos de fada, um casal já formado. Adorei!
    Não o conhecia, mas quero ler! :)
    http://quetal-carol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Concordo com você com relação ao ritmo da narrativa que é bastante irregular e também que o trabalho da editora com o abamento ficou muito bom. Contudo, técnica e estilisticamente o livro deixa bastante a desejar.
    Deixo o link para minha análise:
    http://www.criticaemserie.blogspot.com.br/2015/12/a-menina-da-neve.html
    Abs,

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo