[Resenha] Como se Apaixonar













Título: Como se Apaixonar.

Autor (a): Cecelia Ahern

Editora: Novo Conceito

Página: 343

Estrelas: 2/5

*Livro recebido em parceria com a editora.

Não, isso não é uma miragem! Sou eu atualizando o blog hahaha. Antes de qualquer coisa, tanto eu quanto a Ana devemos algumas explicações. Passamos aproximadamente 10 dias sem atualizar o blog, e isso se deve principalmente à um problema de internet que ainda não foi totalmente resolvido. Nosso sinal ainda está um pouco instável, por isso pedimos desculpas antecipadamente se algum conteúdo ficar atrasado. 

A resenha de hoje é do livro Como se Apaixonar da Cecelia Ahern, lançamento de Outubro da Novo Conceito. Meus sentimentos em relação a esse livro foram um pouco contraditórios. Sabe aquele livro que você termina sem saber se gostou ou não? Pois é, esse foi o meu caso com essa leitura. 
























Ao longo do enredo somos apresentados à Christine, uma mulher que baseia sua vida de acordo com os livros de auto-ajuda e que recentemente teve que lidar com o fato de que um homem atirou na própria cabeça bem na sua frente. Ela carrega essa culpa, pois acredita que ela não foi boa o suficiente para argumentar e convencer o homem a viver. 

Após este incidente, ela decide mudar várias coisas na sua vida, inclusive terminar seu casamento problemático. Ela acredita que assim estará valorizando as coisas que realmente importam. No entanto, pouco tempo depois ela misteriosamente irá se deparar  com a mesma situação, provando que um raio pode sim cair no mesmo lugar duas vezes.




 Um dia, ao passar pela ponte Ha'Penny ela conhece Adam, um homem que está tentando tirar a própria vida se jogando da ponte. Christine acredita que não conseguirá viver com a culpa de mais uma morte e usa todos os seus argumentos para convencê-lo a desistir. Ela promete que se ele viver, ela irá acompanhá-lo por um tempo e mostrá-lo os bons motivos pelos quais ficar vivo. Adam concorda, mas dá apenas o prazo até seu aniversário que acontecerá em duas semanas. 

A premissa do livro me interessou logo de cara, pois me lembrou um pouco Como eu era antes de você da Jojo Moyes, mas infelizmente o livro não cumpriu as expectativas. Não sei se consigo elencar motivos específicos, pois como eu disse no início da resenha, não sei dizer ao certo se gostei ou não. 

Acho que o principal fator que me fez desanimar com o livro foi a deficiência na construção dos personagens. Ao abordar um tema tão sério quanto o suicídio, acho que a autora deveria focar muito mais no contexto do personagem, nas variáveis que possivelmente contribuíram para o comportamento suicida. Essas coisas todas foram citadas, mas pra mim ainda foi uma abordagem muito superficial. 




 Além disso, acredito que a Cecelia investiu tempo demais da história em sub-enredos que não fizeram nenhuma diferença no decorrer do plot, portanto poderiam facilmente ter sido descartados, e consequentemente sobraria muito mais do livro pra investir no que realmente interessava.

Não consegui me conectar de fato a nenhum dos personagens e acho que conclui a leitura com uma sensação de que ela poderia ter sido muito melhor. Várias vezes pensei em abandoná-lo, mas por conta da esperança de que ele pudesse melhorar acabei insistindo. No final, isso acabou não acontecendo e acho que foi um livro que me ajudou a passar o tempo mas que não me acrescentou em nada. 























Pra não dizer que falei só mal, acho que um ponto forte do livro são algumas frases que realmente nos fazem parar pra refletir na própria vida, e que talvez se autora tivesse investido mais nessas reflexões o livro teria sido bem melhor. 

Espero que vocês tenham gostado da resenha, e peço desculpas se abusei nas críticas negativas, mas é que realmente essa foi uma leitura que eu não recomendaria. Mas, a graça do mundo é que todas as pessoas podem ter opiniões diferentes, então se você leu e gostou do livro, sinta-se a vontade pra deixar nos comentários que você achou de positivo!

"Momentos são preciosos; às vezes eles se demoram e, em outras ocasiões, são passageiros, mas, ainda assim, muito pode ser feito durante eles; você pode mudar de ideia, pode salvar uma vida e pode até se apaixonar." 
Beijos,
Bia Adler.


7 comentários:

  1. Oiee
    Tudo bem?
    Nunca havia ouvido falar desse livro, mas até que gostei. Não sei se lerei tão cedo, mas é interessante.
    Beijinhos Screepeer
    http://www.screepeer.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Então. Eu nunca li esse livro mas morro de vontade de ler. Sei bem como é essa sensação de não saber se gosta ou não de um livro a gente fica até sem saber o que falar na resenha, porque não queremos desmerecer o trabalho de ninguém, mas também não queremos falar mil maravilhas do livro sendo que teve bastante coisa que incomodou. Gostei bastante da sua resenha, e gostei de saber que o livro tem frases boas, porque eu sou a louca dos quotes kkk

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot,com.br

    ResponderExcluir
  3. Bia, achei ótima sua resenha! O tema suicídio e uma mulher que lê livros de auto ajuda como regente de sua história realmente é um eufemismo e tanto pra ausência de conhecimento e embasamento do suicídio. Acredito piamente na sua análise. Qualquer livro precisa ser bem construído, mas livros com temas tão impactantes deveriam ser construído com o dobro de cuidado. Parabéns!!
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Adoreei a resenha, todos os pontos negativos e a mensagem.
    Não sabia que o livro tratava de suicídio, e sua opinião me desanimou um pouco. Não por influencia mas por já imaginar que irei sentir a mesma coisa D:
    Pretendo ler outros livros da autora, mas vou deixar esse pra um futuro distante ;x


    bj flor <3
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Bia
    Tudo bem?
    Menina eu estava com uma enorme expectativa em relação a este livro!
    Soube que a autora e fantástica então, eu não pretendia perde muito tempo, já estava incluso na minha lista, mas sinceramente após ler sua resenha, não sei bem o que pensar,mas acredito que eu não leria! Alguns leitores se contentam com algumas historias mais simples e não os julgo por isso! Mas me considero uma pessoa um pouco chatinha quando se trata dessas coisas! Pra mim e necessário que personagem e toda a historia seja bem montada e que os personagem nos cative, adorei a resenha ficou bem explicadinha <3
    Estou na duvida entre sim e o não, Beijos.
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sou suspeita ao falar dos livros da Cecelia porque sou realmente fã, adoro todos, amei Como se Apaixonar... e já amo o próximo que a NC nem sabe que vai lançar mas vai nem que eu obrigue kkk, parece loucura? Talvez... não me importo. Linda a resenha, concordo em algumas críticas =) Adorei o blog.
    Abraços,
    www.euvoceeoslivros.com

    ResponderExcluir
  7. Ual, que resenha!
    Acredito que esse livro deve ser apaixonante.. acho que a capa fala por si!
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo