[Movie Review] A Esperança: O Final

Olá, pessoal! Ontem foi a estréia do filme A Esperança - O Final, o último da série Jogos Vorazes (já acabou, Jéssica?), e nós viemos aqui para contar o que nós achamos dessa adaptação, que, com certeza, foi uma das mais aguardadas pelos leitores do mundo todo!

Nós tentaremos fazer esse post com o mínimo de spoilers possíveis dos livros, mas como se trata do último filme, pode ser um pouco difícil. Portanto, deixamos avisado desde aqui que pode conter spoilers dos livros da série. 

Além disso, não vamos nos ater muito a descrever a sinopse do filme, pois já fizemos um post assim sobre a série no ano passado, que vocês podem ler clicando aqui. Sem mais delongas, vamos conversar sobre o filme!




















Em resumo, apenas para nos situar, A Esperança: O Final é o último da franquia e a segunda parte referente ao terceiro e último livro. A linha do tempo é contínua à sua primeira parte, de modo que o começo deste coincide com o final do filme anterior.

Neste filme, acompanhamos Katniss em sua luta final contra a Capital e seu governo tirano. Após encontrar um Peeta devastado pelos horrores da tortura, ela deixa de apenas interpretar o papel de símbolo da revolução, para também a participar ativamente e por vontade próprias dos combates. 

Agora a Revolução que vem sendo construída desde os primeiros filmes, agora chega ao seu ápice, com várias cenas de ação e combates diretos entre os rebeldes e a resistência da Capital. Dessa forma, esse é um filme muito mais dinâmico que o seu antecessor (A Esperança: Parte 1), o que já era esperado pelas pessoas que já tinham lido os livros. 















Não sabemos nem por onde começar a elogiar, mas vamos começar pelo quesito adaptação. Em geral, essa com certeza foi uma das melhores adaptações que nós já assistimos, o que já era de se esperar, visto a qualidade dos filmes anteriores. 

Eu sei que vocês podem pensar: meninas, eles mudaram o contexto de algumas coisas, como isso pode estar fiel ao livro? A resposta pra essa pergunta, na nossa opinião é simples: essa mudança de contexto não influenciou no desenrolar dos fatos posteriores, e várias cenas ficaram idênticas às suas correspondentes nos livros, e alguns diálogos inclusive eram os mesmos. 

Acreditamos que a produção do filme de fato se preocupou em fazer tudo de maneira mais semelhante possível às palavras de Suzane Collins. E precisamos dizer isso para comentar um fato recorrente em muitas resenhas que lemos.  














Várias pessoas comentaram que acharam que as mortes ocorridas foram trabalhadas de maneira muito fria, e que quase não receberam destaque no momento em que aconteceram. Pra nós isso não foi um problema, visto que no próprio livro essas mesmas mortes não recebem esse destaque todo. Elas são rápidas, chocantes, e sempre exigiam que a gente fechasse o livro por alguns instantes pra absorver. 

Ainda sobre a adaptação, nossa única crítica fica no fato de que parece que deixaram o Peeta um pouco de lado, quando na verdade essa era a parte do livro em que ele recebia mais destaque. Por conta de terem suprimido as cenas da sua recuperação, não tivemos oportunidade de acompanhar esse processo, e mesmo quando ele aparecia, nunca era por muito tempo. Apesar disso, nos momentos em que ele aparecia, a atuação de Josh Hutcherson nos deixou mais do que arrepiadas. 

Por falar em atuação, a maior parte dos atores fechou com chave de ouro sua participação nessa saga, com destaque para a sempre maravilhosa Jennifer Lawrence (Katniss), Josh Hutcherson (Peeta) e Donald Sutherland (Presidente Snow). Todos eles souberam dar ênfase ao desenvolvimento dos seus personagens e nas características particulares que eles deveriam exibir nesse último filme. 













Nossas únicas críticas em relação ao elenco vão para: Stef Dawnson, que interpretou a Annie Cresta, e que parece que o santo dela não bateu com o nosso, e Willow Shields, que na nossa opinião poderia ser um pouquinho mais expressiva, considerando que a Prim é um papel de destaque. 

Todas as cenas que nós mais esperávamos do livro felizmente estavam presentes, e além disso, ficamos super felizes com uma surpresinha que nós sempre quisemos que existisse nos livros, mas que infelizmente não existia até esse filme ser lançado. Vamos deixar no ar e dizer apenas que é uma das últimas cenas do filme hahaha. 

Em geral, esse foi um encerramento mais do que satisfatório pra esta trilogia que tanto nos marcou. O filme tem o equilíbrio certo entre cenas de ação, planejamento político, sofrimento, felicidade e até mesmo romance. É impossível não dar cinco estrelas pra essa adaptação. Já estamos morrendo de saudades desses personagens e desse elenco. 

Esperamos que vocês tenham gostado do post, e não esqueçam que essa é apenas a nossa opinião. Vocês estão livres para concordar ou discordar, e não deixem de fazer isso nos comentários pra que a gente possa discutir! 

Beijos, e que sorte esteja sempre ao seu favor, 

Ana Adler e Bia Adler.





15 comentários:

  1. Meninaaas, também assisti ontem e estou anestesiada até agora!
    Ainda estou sem palavras para expressar o que realmente achei da adaptação. Amei o filme, obviamente, mas ainda não consegui decidir se me incomodei com as mudanças. Entre os filmes da série, senti que esse foi o que mais sofreu modificações, ainda assim o principal estava lá e ainda mais (morri com essa cena especial para o fandom <3, vocês sabe de quem.. sem spoilers, hahaha).
    Adorei as cenas de ação, e também senti falta de mais presença do Peeta. Mas fazer o que, a gente relê o livro pra matar a saudade, né?

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas! Eu também assisti ontem e acho que esqueci uma parte de mim dentro do cinema. Chorei um monte no final e sei lá, tô até agora chocada que chegou ao fim. Não estava preparada psicologicamente para o fim hehe

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    adorei a crítica de vocês.
    Infelizmente acho que sou a única que não gostou :(
    Na verdade não é que não gostei, só esperava mais. Achei super fiel e talvez por isso não me surpreendi ~nossa Jéssika, vc queria oq?~ não sei, talvez chorar e sofrer como quando li, o que não aconteceu.
    Achei as atuações incríveis e tenho umas cenas preferidas, mas no geral achei monótomo. O último verdadeiro ou falso era pra ser maravilhoso <3
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá;
    Eu vi o filme na quarta também e fiquei com a mesma reação de vocês, gostei bastante. Foi maravilhoso! Eu não poderia querer mais, mas entendo o que você falou da Prim e tals.
    Beijos,
    Borboletas de papel

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas,
    Adorei a critica de vocês e estou bem curiosa para assistir.
    Mas preciso fazer uma super maratona antes, já que nem o primeiro livro consegui ler, ainda.
    Ai espero que meus favoritos não tenham morrido :(

    Curiosa para a surpresinha haha

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu estou muito curiosa para assistir, mas ainda nem vi 'A esperança - Parte 01'
    Vou correr para não ficar de fora!
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas,

    Concordo com muitas coisas da resenha de vocês. Achei o filme bem fiel ao livro, dentro do que um filme pode ser. Confesso que chorei um pouco, mas faz parte... ainda mais sendo o filme de despedida.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ahhhhhhhhhh!! Todos comentando e eu ainda não vi! Preciso assistir, logo!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não vi, mas já li e é muito bom saber que eles foram fieis ao livro. Você é uma das poucas que eu não vi falar que o final foi ruim. Espero concordar com você :)

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Paraaaaaaaaaaaaaaaa não li o post e nem os comentários!!! Quero ver o filme kkkkkkkkkk!! Depois leio o post de novo =*
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu não li essa trilogia, mas acompanhei os filmes e eu amei o desfecho. Meu coração ficou partido por Finnick, poderia ter sido diferente (eu queria que fosse), só vou ter que concordar com um dos comentários acima que o ultimo verdadeiro ou falso poderia ter tido um pouco mais de emoção, mas de resto eu não tenho do que reclamar ♥

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  12. Olá, parabéns pelo blog, já estou te seguindo!
    Poderia passar no meu?
    http://sacoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ei meninas, fico feliz que assim como eu vocês também tenham gostado muito da adaptação.
    O filme está incrível, a fotografia, figurino, elenco, tudo! É uma das melhores franquias <3
    Também achei bem fiel ao livro, e algumas mudanças foram necessárias como por exemplo pela morte do Philip Hoffman.

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não assisti, mas tô louca pra assistir! Pelo o que você falou, a adaptação deve estar maravilhosa!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá meninas!
    Confesso que eu nem li este post com medo de receber algum spoiler, porque eu ainda não vi o filme!
    Adoro seu blog!
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo