[Movie Review] Maze Runner: Prova de Fogo

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Como a maioria de vocês deve saber, hoje foi a estréia do filme Maze Runner: Prova de Fogo, adaptação do segundo livro da trilogia Maze Runner do James Dashner. Como boas fãs que somos, acabamos de sair da primeira sessão da estréia, e decidimos compartilhar com vocês um pouco da nossa opinião a respeito do filme, e fazer algumas comparações com o livro. 

OBS: Esse post  irá conter spoilers dos dois primeiros livros da trilogia Maze Runner.

















A linha de tempo desse segundo filme é a mesma do livro, isto é, seus acontecimentos se iniciam logo após o final de Correr ou Morrer.

Já fora do Labirinto, os Clareanos são levados para um novo estabelecimento onde, supostamente, estariam seguros e a salvos do CRUEL. Até aí, quem leu consegue fazer uma relação perfeita entre os fatos do livro e do filme. Vemos apenas algumas mudanças, que não aparentam fazer muita diferença no rumo da história. Entretanto, a partir desse momento, o roteiro começa a tomar uma forma mais independente em relação ao livro. 


















Enquanto que no livro os jovens são isolados, e posteriormente, informados à respeito do plano do CRUEL de que iniciariam uma nova fase do experimento, atravessando o Deserto para chegar até o Refúgio Seguro, no filme eles são colocados em uma espécie de alojamento com outros garotos e garotas também provenientes de outros labirintos (no filme, são mais de dois). Ao descobrirem que ainda estão em poder do CRUEL, eles decidem fugir, e é dessa forma que iniciam sua jornada no Deserto. 

Como já foi dito, no início, não reparamos tanto nas diferenças do roteiro. Mas, a partir da fuga dos Clareanos, elas começam a se tornar bem mais visíveis e, diga-se de passagem, um tanto quanto desnecessárias. Mas, não vamos acabar com o filme por causa disso. Leitores que já estão nessa vida de sofrência há muito tempo, sabem que adaptações cinematográficas são, literalmente, adaptações e não cópias perfeitas das histórias escritas pelos autores. 

A principal diferença, e provavelmente a causa de todas as outras que aconteceram ao longo do filme, é o contexto no qual ocorre a travessia no Deserto. Apesar de cenas chaves estarem presentes, como a tempestade, o surgimento de Jorge e Brenda e a "festa" dos cranks, os clareanos não estão mais sendo submetidos a um teste, e sim fugindo por conta própria do CRUEL. Acreditamos que essa modificação irá repercutir bastante no rumo que o último filme irá tomar.


















Levando em consideração tantas mudanças, achamos que seria mais justo julgar o filme, não apenas como uma adaptação, mas também como um roteiro coerente, que não contradiz a história original do autor, mas que apresenta suas  particularidades. 

Agora sim! Podemos dizer que foi um ótimo filme, e achamos que isso se deve principalmente a dois motivos: a coerência das alterações, já que são coisas que podemos facilmente imaginar acontecendo no cenário do livro, e a química entre os atores que interpretam os personagens principais. 

Inclusive por conta do elenco, alguns personagens apresentam um desenvolvimento muito melhor e mais humanizado no filme do que no livro. Exemplo disso é a atuação carismática de Dylan O'Brien, que é capaz de conquistar qualquer um, muito diferente do Thomas do livro, que ainda nos causa muitas irritações. 


















Outro ponto forte foi a caracterização e a atuação (porque sim, eram atores) dos cranks, que realmente assustavam e passaram muito fielmente a imagem que James Dashner nos passa no livro, quando estes são descritos. 

Por fim, nossa dica para que vocês aproveitem ao máximo a experiência desse filme que está cheio de ação (tiros e bombas pra tudo quando é lado), suspense e aventura é: mantenham a cabeça aberta para suas modificações e tentem perceber a essência do livro que garantimos estar presente! São dois pontos de vista diferentes que podem muito bem ser aproveitados. 


















Gostaríamos ainda de ressaltar que essa é apenas a nossa opinião. Não deixem de comentar as suas impressões sobre o filme: gostaram? Acharam que foi decepcionante? Ah, e também nos falem sobre suas expectativas, caso ainda não tenham assistido! 

Aqui está o trailer, se quiserem conferir mais uma vez antes de assistir ao filme:


             

Obrigada por lerem até aqui e até o próximo post.
Beijos,

Ana Adler e Bia Adler

5 comentários:

  1. Oi meninas! Adorei as considerações! Como vocês disseram temos que ter a mente aberta, e já que as adaptações foram pra melhor, não da para reclamar. Não assisti o filme ainda, mas quero saber do finalzinho para ter uma ideia de como vai ser o desenrolar da história no terceiro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei o livro depois de assistir Correr ou Morrer, ainda não li, porém amei o filme!
    Acho que A Prova de Fogo tem tudo para ser sensacional! To ansiosa, principalmente depois de ler esse review!

    Beijinhos,
    antesdascinco.com

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas!
    Adaptações realmente são um desafio para a gradar aos leitores. Que bom que as mudanças foram para melhor. Não assisti o primeiro filme nem li os livros. Para um amigo, é a melhor distopia do mundo.
    Espero ler o quanto antes.
    Amei o post. Mesmo quem não leu ou assistiu, dá para ter um ideia do que se trata.
    Beijos.
    oqueeuanddolendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu ja li os dois primeiros livros e estou com o terceiro aqui, mas o filme nunca vi, estava até sem paciência para ver longas, por isso nem estava mais me lembrando, mas por ser a adaptação de um livro que gosto muito, acho que o mínimo que posso fazer é assistir.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meninas, marquei presença nos dois filmes e ADOREI!
    Quando vi o primeiro, fiquei me perguntando por qual motivo demorei tanto para assisti-lo.
    Infelizmente não tive a oportunidade de ler os livros, fui cortando algumas partes do post por conta disso, mas adorei as considerações quanto ao filme. Foi realmente maravilhoso. Ainda mais surpreendente que o primeiro. Já estou louca pelo próximo. Socorroooo!

    Um super beijo, amores!

    P.S. O novo visú do blog está maravilhoso. Um amorzinho! Adorei.

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo