[Especial Bienal] Resenha: Um Ano Inesquecível.













Título: Um Ano Inesquecível

Autor (a): Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet e Thalita Rebouças. 

Editora: Gutenberg

Páginas: 397

Estrelas: 4/5

Oi, pessoal! Tudo bem com vocês? Bom, se vocês nos acompanham no instagram (@NaSuaEstante_), sabem que infelizmente nós não conseguimos ir para a Bienal do Rio de Janeiro esse ano. No entanto, pensamos que seria interessante pra vocês que nos acompanham saber nossa opinião a respeito dos livros que estão sendo lançados por lá, e pra isso vamos fazer algumas semanas de resenhas dos livros que saíram e que mais nos interessaram. 

Para dar início a  esta seção, vou começar resenhando pra vocês Um Ano Inesquecível  das autoras Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet e Thalita Rebouças. O livro consiste em uma coletânea de contos, um de cada autora, representando as quatro estações do ano. Sendo assim, vou falar brevemente a sinopse de cada conto e a minha opinião acerca de cada um deles.





























No primeiro conto, Enquanto a Neve Cair, Paula Pimenta nos leva até a estação do inverno, para acompanhar a última semana de férias de Mabel, uma garota de 14 anos que, ao invés de ir para o sítio de uma de suas melhores amigas, é obrigada a ir para o Chile *tadinha* em uma viagem de família. A menina se mostra bastante relutante no início, mas acaba que a viagem irá trazer diversas surpresas.

Como sempre, a escrita da Paula se mostrou fluída, divertida e gostosa de ler. Seus personagens são cativantes, e nos fazem sentir como se fossemos seus amigos próximos, apesar da rabugice de Mabel no início do conto. O único problema, na minha opinião, é que parece que a Paula esqueceu que estava apenas em um conto e não em um livro,  e acabou demorando pra desenvolver alguns aspectos do enredo, que foram abordados de maneira bem corrida no final e nos deixando com uma sensação de que poderia ter sido melhor. Por conta disso, dei quatro estrelas para este primeiro conto.




























Em seguida, Babi Dewet irá nos apresentar à história de Anna Júlia e João Paulo, na estação do outono no conto O Som de Sentimentos. Anna Júlia é uma garota de 17 anos, prestes a terminar a escola e prestar vestibular pro curso de Direito. Seus pais então decidiram que, para acumular experiências para a faculdade, ela deveria fazer um estágio em um escritório de advocacia próximo ao Museu de Artes de São Paulo, na Avenida Paulista. É assim que seu caminho cruza o de João Paulo, um estudante de música de 19 anos, que faz shows abertos naquela região, e que poderá apresentar para Anna um modo de viver que ela até então nunca tinha imaginado ser possível.

Eu já estava ansiosa pelo conto da Babi, pelo fato de eu ter adorado a escrita dela no primeiro livro da trilogia Sábado à Noite, mas não esperava que sua história fosse se tornar a minha preferida. A narrativa, a veracidade dos personagens e  forma natural como a relação deles se desenvolveu foram alguns dos principais aspectos que me fizeram amar este conto. Fora a trilha sonora perfeita, que me fazia parar a leitura a todo instante pra ouvir as músicas que os personagens estavam ouvindo. Foi uma experiência maravilhosa, e eu não pude deixar de dar cinco estrelas para o conto da Babi.




























Para representar a estação da primavera, Bruna Vieira traz o conto A Matemática das Flores, cuja personagem principal, Jasmine, também está no último ano do ensino médio e passando por alguns conflitos. Além de não saber o que cursar na faculdade, a garota está com sérios problemas de notas em matemática, correndo o risco até de perder o ano. Tentando encontrar uma solução, sua mãe conversa com a escola para que ela tenha aulas particulares antes da fazer sua prova final, e estas aulas podem trazer para Jasmine muito mais do que boas notas.

Eu nunca tinha entrado em contato a escrita da Bruna Vieira antes desse conto e posso dizer que fiquei totalmente satisfeita com a forma como ela conduziu a história. Tirando alguns pontos um pouco incoerentes, mas que no geral podem passar até despercebidos, ela construiu personagens carismáticos, com os quais conseguimos nos identificar, seja porque estamos passando pelos mesmos problemas ou porque já passamos por algo assim em algum momento da vida. Foi um conto bem fofo e com certeza um dos meus preferidos do livro todo, e o classifiquei também como cinco estrelas.

 Por fim, o livro se encerra com a estação do verão,  com o conto Amor de Carnaval da Thalita Rebouças, que irá nos apresentar ao trio de amigas Inha, Kaká e Tati, que por conta do irmão de uma delas ter começado a namorar uma funkeira famosa, consegue ingressos para o camarote do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro na Sapucaí. Lá, Inha irá conhecer Guima, que apesar de ter se mostrado fofo e atencioso, pode ter mais segredos do que ele revelou naquela noite.

Eu realmente gostaria de ter algo positivo pra falar sobre este conto, mas realmente não tenho. A Thalita foi uma das escritoras que me incentivou à ler quando eu era mais nova, mas sinceramente acho que: ou ela não foi muito feliz na construção desse enredo, ou eu já estou velha demais pros livros dela. Não consegui me conectar à nenhum personagem, os fatos eram desconexos, o vocabulário estava pobre e eu mal podia esperar pra que tudo isso acabasse. Dei duas estrelas pra esse conto, única e exclusivamente pelo personagem Guima que foi o único que me conquistou.

Então, no geral, o livro ficou com quatro estrelas, e eu realmente indico essa coletânea pra todos que estejam interessados em uma leitura leve, fácil, divertida, com romances de nos fazer suspirar e com uma trilha sonora fantástica. Acho que a parceria das autoras foi bem sucedida e espero que vocês tenham a oportunidade de conferir!


Não deixem de comentar suas opiniões e expectativas em relação a este livro. 
Beijos, 
Bia Adler.

6 comentários:

  1. Olá Bia!
    Ameei como vcê separou e pontuou os aspectos dos contos.
    Estava pensando em comprar esse livro mas acho que vou passar batido nele. O único que me chamou atenção foi o da Babi. Nunca li nada dela. Seria uma oportunidade. Mas 1 de quatro, realmente não vai rolar a leitura.
    Beijos.
    oqueeuanddolendo.blogspot.com.br | @oqueeuandolendo

    ResponderExcluir
  2. Olá! Nós do Tracinhas criamos a TAG do livro UAI, e convidamos você para responder! :3
    Segue abaixo o link com as perguntas:
    https://www.youtube.com/watch?v=BuJb4Q-ybXI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a ideia da tag, e vamos responder em breve com certeza!
      Beijos,
      Bia.

      Excluir
  3. Olá,
    Primeiro eu preciso dizer que gostei muito das tuas fotos, ficaram super fofinhas <3. A proposta desse livro é bacana, mas eu confesso que não me interessei, de cara eu logo não gosto da escrita de duas autoras: a Babi e a Bruna. Aí só sobram duas e eu prefiro comprar um livro completinho delas, mas enfim, gostei da resenha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia,
    Ah eu comprei esse livro na Bienal!
    As que eu já tive experiência de leitura foram a Paula e a Thalita.
    Tava doida pra ler uma resenha *.* E acho que vou curtir mais o conto da Paula.
    As fotos ficaram lindas.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Oi, que legal sua resenha.
    Geralmente, é difícil gostar de TODOS os contos quando temos um livro em conjunto.
    Adorei a ideia da Gutenberg e lerei o livro em breve.
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo