[Resenha] Fragmentados













Título: Fragmentados.

Autor (a): Neal Shusterman.

Editora: Novo Conceito.

Páginas: 317

Estrelas: 5/5

*Livro recebido em parceria com a editora.
Boa tarde, pessoal! Pois é, cá estou eu de novo com mais uma resenha e eu realmente espero que vocês não enjoem de nós pelos próximos dias, pois ainda tem muita coisa vindo por aí. O livro resenhado de hoje foi lançamento de julho da Novo Conceito, e honestamente um dos melhores livros que eu tive a oportunidade de ler neste ano. 

É sempre difícil pra mim resenhar um livro que eu tenha gostado tanto, pois tenho medo de passar apenas minha opinião pessoal e deixar detalhes importantes de fora, mas juro para vocês que tentarei dar o melhor de mim nessa resenha.



O livro se passa em uma sociedade futurística pós-guerra que possui um conjunto de leis bastante peculiar. Há tempos atrás, os Estados Unidos travaram a Guerra de Heartland, uma disputa gerada pela discussão do aborto, que possuia duas linhas de frente principais: o exército Pró-Vida e o Pró-Escolha. Como o nome já sugere, um dos lados defendia a não autorização do aborto para a preservação da vida, e o outro sustentava o poder de escolha das famílias de desejarem abortar um filho. 

Depois de muito tempo de guerra e diversas perdas, os dois exércitos entraram em acordo através de uma lei, que ficou conhecida como Lei da Vida. Tal lei garantia que nenhum filho poderia ser abortado, desde a sua concepção, até que a criança completasse treze anos. No entanto, no período entre os treze e os dezoito anos, o pais teriam a opção de abortar retroativamente seus filhos, através de um processo conhecido como Fragmentação.



A Fragmentação é um processo que consiste em eliminar uma criança, e ao mesmo tempo mantê-la viva a partir da separação de todas as suas partes e órgãos vitais e enviando-as para transplantes. Após um tempo, a fragmentação tornou-se uma  cultura totalmente enraizada na sociedade. 

É neste mundo que iremos conhecer Connor, Risa e Lev, três jovens que são enviados para a Fragmentação de maneiras muito distintas, e que têm seus caminhos cruzados a partir de um acontecimento que pode determinar sua possibilidade de viver inteiramente, ou ter as partes de seus corpos dividas pela população.




A narração do livro é dividida entre uma terceira pessoa direcionada à cada um dos personagens principais, e por vezes à alguns outros personagens que se mostram importantes para o desenvolvimento da história. Os capítulos não são muito longos, o que eu considero ter sido um ponto chave para tornar o livro dinâmico e fluído. 

O autor opta por trabalhar nesse livro o tema do aborto, decisão que eu achei fundamental para o fato de eu ter gostado tanto dele. Sempre achei que esse fosse um tema capaz de gerar discussões fervorosas, e no mundo futurístico projetado por Neal, as consequências dessa disputa foram capazes de modificar toda a lógica da sociedade e na forma como as pessoas entendem e percebem a vida humana.



Foi uma obra capaz de me fazer questionar muitas crenças e verdades que eu considerava absolutas, e ao mesmo tempo me assustou ao me imaginar inserida em um mundo como aquele. Os personagens principais possuem questões que com certeza gerarão algum tipo de identificação com o leitor, e tenho que afirmar que Risa e Connor foram os maiores destaques, apesar de que eu considerei que todos os demais foram muito bem construídos.

Por tudo isso, eu não poderia ter dado menos do que cinco estrelas para esse livro que me conquistou por completo. Juro que tentei buscar por aspectos negativos para expor nesta resenha, mas sinceramente não consegui encontrar. A editora está de parabéns pela aposta, e eu não faço a minima ideia de como vou conseguir esperar até os próximos livros da série, que composta por quatro livros.

"Não sei o que acontece com a nossa consciência quando somos fragmentados, nem sei quando começa a consciência. Mas de uma coisa eu sei, nós temos direito à vida!"



Desculpem-me pela resenha gigante, espero não ter cansado muito vocês. Não deixem de comentar suas impressões a respeito do livro, e se você já leu, compartilhe também a sua opinião!

obs: Gostaríamos de agradecer a editora pelo kit maravilhoso que foi enviado junto com esse livro. 

Beijos,
Bia Adler.

10 comentários:

  1. Olá,
    Eu já tinha visto o livro por aí, li a sinopse, mas confesso que não consegui me interessar muito por estar saturada de distopias, li muitas e acabei enjoando do gênero.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia!
    O livro parece ser muito interessante, eu adoro distopias porque nos fazem pensar... Já tenho o meu exemplar e logo irei ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu quero esse livro!
    Eu já estava interessada nele antes, sem conhecer a fundo a estória, mas agora fiquei ainda mais.
    Gosto de livros que abordam assuntos polêmicos, que nos fazem matutar e não entregam tudo de bandeja.
    A resenha ficou ótima!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Sei como é fazer resenha de um livro que a gente gosta muito. Sinto o mesmo, e as vezes não consigo passar tudo que sentir.
    Quanto ao livro, adorei a resenha. E estou louca para ler. gostei muito da premissa do livro, parece diferente e espero ser surpreendida.

    Grande beijoooo.

    Com carinho,
    Ana

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que legal, adorei :D
    Nossa, não me canso de dizer, Novo conceito está arrasando esse ano!! Sério.
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha visto o livro por aí, mas mesmo com os elogios não estou interessando muito pois ninguém garante que terá as continuações por aqui.

    Blog: Dei um Jeito || Participe do Sorteio

    ResponderExcluir
  7. Bia, tenho visto muitas postagens a respeito desse livro, mas ainda não tinha parado para ler com calma sobre o que se tratava. Aborto realmente é um tema extremamente polêmico e pouco discutido! Fiquei muito curiosa para ler esse livro. A capa não me agradou muito, mas o conteúdo parece incrível. Adorei a resenha! Muito bem construída.

    Grande Beijoo!
    http://www.psicoseliteraria.com/

    ResponderExcluir
  8. Espero poder um dia escrever resenhas como você, tá perfeita!
    Em relação a estória que tema mais inovador, é raro vermos pessoas falando sobre aborto, gostei! Já entrou para wishlist.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, esse livro parece ser genial!
    Concordo que é muito difícil escrever uma resenha parcial de um livro que gostamos tanto, mas sua resenha ficou ótima! Me interessei bastante pelo livro. Achei bem legal colocar uma discussão tão ampla como essa como tema e fiquei bem curiosa. Vou colocar na wishlist!

    Beijos,
    Rebecca - comodevorarlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo