[Dicas Literárias] Ler em inglês ?!






















Olá, pessoal ! Sim, depois de um milênio inteiro, nós resolvemos voltar com a sessão de Dicas Literárias aqui do blog. E para reestrear com tudo, dessa vez vamos fazer um post sobre um assunto que o pessoal do instagram sempre pede pra gente comentar, que é: como começar a ler em inglês. Primeiramente, é bom lembrar que não somos especialistas no assunto. Não somos formadas em Letras, não damos aulas, não fazemos nada hahaha ... todas as dicas são fruto da nossa experiência pessoal e do contato com outras pessoas que também leem em inglês (beijos meninas do grupo). 

Aqui nós só vamos tentar impulsionar, digamos assim, todos aqueles leitores que querem começar a ler livros que ainda não foram traduzidos, mas que tem medo de não conseguir. Gente, todo mundo é capaz de ler em inglês, você só precisa se colocar pra aprender e não ter medo de empancar na leitura. Vamos lá então, ás dicas:
Começando, vamos resumir um pouquinho a nossa experiência com o inglês, como nós aprendemos, como praticamos e tudo isso:

Ana: Bem, nós sempre tivemos um contato muito próximo com essa língua. Nossa mãe *beijos, mãe* é professora de inglês, então desde sempre ela meio que acompanhava o nosso desenvolvimento com isso. Eu adoro a matéria inglês na escola, mas nunca fiz nenhum curso fora. Antes de começar a ler livros que ainda não foram traduzidos, eu tinha muito medo, justamente por achar que meu inglês não era avançado o suficiente. Porém, foi bem fácil e hoje em dia eu já sou bem acostumada com ler em inglês. Fico o tempo todo pesquisando e caçando livros que ainda não foram publicados aqui no Brasil.

Bia: Nós somos irmãs, então deduzam que eu passei pela mesma coisa com a nossa mãe. Porém, diferente da Ana, eu passei pela experiência de fazer um curso separado da escola. Foi muito bom pra ampliar meu vocabulário e pro domínio de gramática. Além disso no curso entramos em contato com os Graded Readers, que são livros adaptados pra cada nível. Fora que depois que eu descobri  o milagre do filme legendado, eu nunca mais assisti nada que fosse dublado. Meu gosto musical é quase 90% composto por pessoas que cantam em inglês, então acho que isso foi fundamental pra elevar meu contato com a língua.






















Agora, vamos ao que vocês querem que são as dicas para começar a ler em inglês:

1. Saiba qual é o seu nível de inglês:

Antes de pegar qualquer livro, sugerimos que vocês se situem no nível de inglês que vocês se encontram no momento. Não adianta nada tentar pegar algo que está além do seu entendimento, vocês irão apenas se frustrar e achar que a experiência nunca vai ser agradável. Até agora, a melhor divisão de níveis que encontramos foi a da Maria Angélica do canal Vamos Ler !. Vocês podem conferir o vídeo que ela fez sobre isso clicando aqui

Uma sugestão para quem está iniciando, é a leitura dos Graded Readers, como eu falei no começo. Eles podem ser encontrados pra vender em várias livrarias como Cultura e Saraiva. Além disso, encontramos um site que disponibiliza alguns de graça, portanto se quiserem começar agora mesmo, basta clicar aqui.

2. Releia seus livros favoritos:

Nada melhor do que já começar situado na história em um livro em inglês. Melhor ainda se o livro já tiver adaptação cinematográfica, assim você já conhece algumas falas e ainda pode ir associando as cenas. Nós, por exemplo, começamos a ler em inglês com o lindo do A Culpa é das Estrelas, que já havíamos lido mais de uma vez, o que facilitou no entendimento das palavras desconhecidas.

Se você tem um livro favorito, não tenha medo de ir lá na Amazon (ou no Book Depository, que é um assunto um pouco mais delicado a ser discutido ainda nesse post) e procurar a versão em inglês. Além de ser super legal descobrir o que foi, originalmente, que o autor escreveu ajuda a aumentar a confiança e o seu vocabulário para a próxima leitura. 

3. Tente entender pelo contexto:

Mesmo que você tenha a versão em português do livro, ou um dicionário ou tradutor online, tente recorrer a eles o mínimo possível. Essa dica é praticamente universal: tentem entender as palavras pelo contexto em que elas estão inseridas. É praticamente impossível ficar traduzindo literalmente toda palavra que aparecer no livro. É muito mais produtivo que você construa seu vocabulário por associação. Assim, toda vez que essa palavra aparecer, você já vai saber o que ela significa. Se necessário, anote todas num caderno. Recorra a tradução apenas se a palavra que você não entendeu for fundamental para o entendimento da frase completa.




4. Leia livros dos seus autores favoritos, que ainda não foram traduzidos: 

Uma dica que eu sempre dou é procurar os livros, que as editoras brasileiras ainda não publicaram, daquele seu autor favorito. Nós, por exemplo, ficamos loucas depois que terminamos de ler Eleanor & Park  e Fangirl e fomos correndo atrás dos outros livros que a Rainbow já tinha publicado lá nos EUA, mas que ainda não haviam chegado aqui. 

Além de que você vai estar empolgado, já conhecer o estilo de escrita do autor facilita muito. Você sabe se ele escreve muitos diálogos, como geralmente ele faz os diálogos, se ele descreve muitas coisas. então já vai estar preparado para o que vai ler no livro em inglês. Por exemplo, a Colleen Hoover já escreveu milhões de livros, mas nem todos eles já foram traduzidos. O que eu fiz ? Fui logo pedir de aniversário alguns dos livros dela que ainda não chegaram aqui. Eu sei como funciona a escrita dela, já li todos os livros que foram publicados aqui no Brasil, então tenho uma noção do que ela pode fazer nesses outros ainda não traduzidos.

5. Comece pelo YA contemporâneo:

Uma dica que a Maria Angélica deu no vídeo dela e que nós super concordamos é investir primeiro nos livros de YA contemporâneo. Pra quem ainda não é familiar com o termo, YA é abreviação para Young Adult, ou seja, jovem adulto. Aqui seria o equivalente a literatura juvenil. Além disso, dê preferência aos contemporâneos, aqueles que se passam dentro da nossa realidade e que tratam de assuntos cotidianos. 

Eles são mais fáceis por manter um vocabulário mais simples e informal, além de que não criam muitas expressões que podem exigir um certo esforço. como os livros de fantasia ou distopia costumam fazer. Por isso, se você ainda está desenvolvendo um certo grau de confiança, sugerimos começar por estes. Ao final do post, vamos deixar algumas sugestões de livros que se encaixam nesta categoria. 

6. Comece por livros menores:

Quando começamos a ler em qualquer outra línguas que não seja a nossa, pode ser um pouco cansativo. Muita informação em inglês com certeza vai te deixar mais cansado do que de costume. Por isso sugerimos que vocês comecem por livros menores, de no máximo 300 páginas. Não adianta tentar pegar Harry Potter e a Ordem da Fênix que tem quase 900 páginas em inglês. Você provavelmente vai pensar em abandonar a leitura algumas vezes. Por isso, torne esta aprendizagem mais prazerosa pra si mesmo, optando por livros mais curtos.






















7. Tente, se arrisque:

Não adianta você ficar ai parado, esperando o inglês cair do céu ! Vá atrás, procure textos, blogs, instagram's literários em inglês, isso ajuda muito. Pratique, fale sozinho mesmo (como já disse a Mariana, do MarianaReads), se quiser testar a pronúncia de uma palavra.

Se você ficar com medo, nunca vai começar um livro. Ficou com vontade, comprou, leu. É simples, se você ficar adiando, nunca vai dar certo. Respeite seu próprio tempo, se arrisque a passar um mês inteiro lendo um livro em inglês, mas leia ! Além de que vai aumentar seu vocabulário, vai ser uma experiencia a mais na sua vida como leitor, e quem sabe você goste tanto que continue ler sempre em inglês.

Agora, nós vamos dar algumas sugestões para impulsionar vocês a ler em inglês:

+  Youtubers para treinar o inglês:

Existem alguns canais no youtube onde as pessoas dão dicas de vocabulário, gramática e expressões próprias da língua. Como a internet hoje é um dos melhores meios para se aprender uma infinidade de coisas, por que não usar também par aprender uma língua ?

Nossas dicas são: o canal da Cíntia, do Cíntia Disse. Aproveitem esse mês pra acompanhar o VEDA dela, cada dia é uma palavra diferente, onde ela explica e dá o significado. Também o canal da Julia do Julia Jolie. Além de dar algumas aulas, ela também comenta sobre expressões, intercâmbio, morar no exterior, etc.

+ Booktubers gringos

Todo mundo hoje em dia acompanha o booktube de alguma forma, não é mesmo ? Então que tal expandir seu leque de conhecimento, acompanhando também alguns canais literários, que sempre dão dicas do que está sendo publicado lá fora ?

Nós acompanhamos sempre três canais de booktubers gringas, que são a Kat, do Katytastic, a Sasha, do ABookUtopia e a Christine do PolandBananasBooks. Porém, dessas três as que mais indicamos pra quem ainda tem alguma dificuldade em entender sem legenda, são a Kat e a Sasha, porque a Christine é muito acelerada, ela fala extremamente rápido e engolindo as palavras. 

+ Booktubers brasileiros, mas que sugerem muitos livros em inglês

Alguns booktubers brasileiros que nós acompanhamos leem muito em inglês e consequentemente sempre sugerem muitas novidades que ainda não chegaram por aqui. Nossa primeira sugestão, já apareceu aqui no post que é a Maria Angélica do Vamos Ler !. Ela praticamente só lê em inglês e nós confiamos muito no gosto dela. 

Além da Maria Angélica, tem a Mariana do Mariana Reads e o Allison do Allison7Potter. Ambos são feras nesse assunto, e nosso objetivo de vida é conseguir ler tantos livros em inglês quanto eles conseguem. 

+ Instagram's literários (Brasileiros e gringos):

Além do youtube, sugerimos que vocês acompanhem alguns instagram's ou blogs literários que postam fotos de livros em inglês, porque já neles vocês conseguem treinar a leitura, visto que eles escrevem em inglês. Não acompanhamos nenhum blog, mas conhecemos alguns instas que achamos que seriam interessantes pra vocês. 

O primeiro é o @bookswarm_ da Tuani (beijos, Tuani <3). Ela é brasileira, porém sempre posta fotos dando alguma sugestão de livros em inglês, e o melhor de tudo: as legendas das fotos dela também são em inglês. Fora que as fotos são maravilhosas, então, sem comentários. 

O segundo é o forever_readers da Katherine. Além do instagram, ela também tem um canal no youtube chamado This is Fiction. As fotos dela são lindas e  gosto também não fica atrás. Adoramos as sugestões que ela dá. 

+ Livros para começar a ler em inglês:

Bem, para que esse post não ficasse imenso, nós pegamos apenas três livros, que achamos que são um bom começo para quem quer se arriscar a ler em inglês. Em geral, eles tem a linguem fácil, são YA contemporâneos e não passam das 350 páginas. 

Falling into Place da Amy Zhang: Esse livro vai contar a história de Liz Emerson uma garota que começa a narração em um acidente de carro, provocado por ela mesma, com o intuito de se matar. Ao longo do enredo vamos descobrindo os motivos que a levaram a cometer tal ato e se ela vai ou não conseguir concluir seu objetivo. Não sabemos ainda se alguma editora tem intenção de traduzi-lo mas sabemos que ele é maravilhoso. Ele tem capítulos curtos, o que torna a leitura bastante dinâmica. Então, que por que não arriscar ?

A Little Something Different da Sandy Hall: Esse é o famoso água com açúcar, e vai contar a história de dois estudantes de escrita criativa, a Lea e o Gabe, que tem muitos gostos parecidos, visitam os mesmo lugares e quase sempre se encontram de alguma forma. Apesar de que os dois ainda não haviam se falado, ou mesmo tido interesse um pelo outro, todos a sua volta enxergam-nos como um casal, e é por meio destes que somos apresentados aos protagonistas. E isso é o mais legak de tudo, temos nesse livro 14 pontos de vista diferentes, dos mais normais, como a colega de quarto da Lea e o irmão do Gabe, aos mais incomuns, como um esquilo e um banco de praça ! 

Landline da Rainbow Rowell: Bem, esse livro já foi traduzido, com o título Ligações pela editora Novo Século, mas ainda assim, fica aí a sugestão de um livro fácil, principalmente pela grande quantidade de diálogos, engraçado e muito leve. Já tem resenha dele aqui, que você pode conferir clicando nesse link, por isso não vamos resumir a sinopse como fizemos com os outros dois. 






















Por fim, se vocês se interessaram e querem agora mesmo comprar alguma coisa pra começar, vamos deixar a sugestão de algumas lojas onde vocês podem encontrar estas belezinhas. A loja em que compramos mais vezes é a Amazon. Apesar do frete e de não possibilitar o parcelamento da compra, a entrega é super rápida e você pode acompanhar o andamento do seu pedido passo a passo pelo rastreamento. Já compramos também pelo Book Depository, que teoricamente não tem frete mas que eleva o preço dos livros pra compensar isso, e foi uma experiência um tanto quanto angustiante. Ele é um site super confiável e possui um acervo gigantesco, porém demora MUITO a chegar, e não possui a opção de rastreamento da compra. Quando nós dizemos muito, quer dizer muito mesmo. A compra que nós fizemos no ano passado demorou quatro meses pra chegar todos os pedidos e nós não tínhamos nem como saber onde eles estavam. Vale lembrar que ambas as lojas só aceitam como forma de pagamento o cartão de crédito, que seja habilitado para compras internacionais.

Além disso, lojas aqui no Brasil também oferecem livros em inglês como o Submarino, Saraiva, Amazon BR e Cultura. Porém, não podemos nos aprofundar muito pois não temos experiência com nenhum deles, fora o Submarino pra comprar alguns boxes, que chegaram dentro do prazo certo. Fiquem de olho pois lá sempre tem muitas promoções de boxes, o que ajuda a comprar logo uma coleção completa. 

Enfim, desculpem pelo post gigantesco, mas é que nós não queríamos deixar nada passar. Espero que tenham gostado e ficado motivados a ler, sem medo de ser feliz, livros legais e diferentes que ainda não foram traduzidos para cá ! 

Beijos, 
Ana Adler e Bia Adler. 

17 comentários:

  1. Oi meninas!!
    Eu fiz curso fora da escola por mais de 7 anos e no começo eu simplesmente odiava inglês e ler livros em inglês era uma idéia bem distante, mas tipo, de um tempo pra cá eu fiquei louca por inglês e todos os dias tento aperfeiçoar cada vez mais essa língua, assisto filmes legendados, acompanho canais do YouTube e instagram de gringos e de brasileiros que indicam livros em inglês, entre outras coisinhas, mas a idéia de ler livros em inglês estava bem distante… até agora. Pois bem, li o post de vcs e gostei bastante, fiquei com muita vontade de ler "A Little Something Different" e pretendo começar a ler em inglês o mais rápido possível.
    Adorei as dicas, com certeza foram muito úteis.
    Xoxo!
    http://quasellivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Estou querendo comprar um livro em inglês porque sou péssima na escrita e imagino que ler vá me ajudar muito. Mesmo que eu tenha que ler com um dicionário do lado! hahaha
    É uma ótima dica mesmo! Melhor que esses cursos ai...

    Beijos!!

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas, tudo bem?
    Que post gostoso de ler!
    Eu, no inicio da minha experiência com o inglês, odiavaa!
    Era do jeito que você falou, não lia por medo de não conseguir fluir e acabar abandonando.
    O primeiro que eu li foi o As Vantagens de Ser Invisível. Nossa, foi bem legal.
    Fangirl foi interessante também, por quê eu estava louca para ler e nada de lançarem aqui no Brasil. Acho que o receio é só com o vocabulário. Mas quando lemos, acaba que as coisas fluem, e mais uma vez como está no post, temos que começar por coisas que gostamos e nada de muito extenso.
    Beijos,
    http://oqueeuanddolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas, adorei as dicas! Eu sempre gostei de inglês, sempre me envolvi bastante com a língua e apesar de estar fazendo curso ainda acho não sinto segurança no meu inglês. Eu comprei dois livros em inglês pra começar a me habituar a ler livros nesse idioma. Um foi um fininho que comprei numa feirinha no curso e o outro é médio, nunca li a história e nem nunca li outro livro do autor, ou seja, totalmente desconhecido. E o que aconteceu? Abandonei a leitura rsrs Fiquei super triste em admitir isto pra mim mesma, mas acho que o mais me desanimou foi o tamanho do livro. Não é muito grande, mas como eu entendia pouco, parecia que a leitura não rendia. Mas agora vou tentar seguir estas dicas: vou começar lendo livros que já li e de autores que eu conheço. Meu sonho é ler livros em inglês e as capas dos livros e os títulos são sempre mais bonitos em inglês, concordam ou só eu que acho isso? hahaha

    estilolia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que dicas legais! Pra começar ler em inglês, eu só lia livros que já tinha lido em português (e facilitou muito!)
    Quando vi já estava lendo de tudo, tanto é que o meu livro favorito só possui versão em inglês. Loving Mr. Daniels
    Beijos

    antesdascinco.com

    ResponderExcluir
  6. Que dicas legais! Pra começar ler em inglês, eu só lia livros que já tinha lido em português (e facilitou muito!)
    Quando vi já estava lendo de tudo, tanto é que o meu livro favorito só possui versão em inglês. Loving Mr. Daniels
    Beijos

    antesdascinco.com

    ResponderExcluir
  7. Não vejo a hora de começar a ler inglês , estou estudando a pouco tempo , mas quero melhor logo, então suas dicas estão anotadas

    ⋙ Um beijooo
    Blog Livros com café
    Instagram - @bloglivroscomcafe

    ResponderExcluir
  8. Oi, meninas!

    Eu leio muito em inglês! Depois que ganhei um Kindle ficou ainda mais fácil!
    Já sou fluente no inglês há uns 4 anos e o que me ajudou muito a melhorar o vocabulário, por incrível que pareça, não foram os livros, foram filmes e séries, que passei a assistir sem legenda. Quando eu assistia com legenda eu às vezes, mesmo sem querer, começava a ler a legenda depois de um tempo. Então decidi abolir as legendas também! rsss

    É uma dica boa também!

    Beijão
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ana e Bia!

    Que dicas legais! No futuro pretendo também aprender a ler em inglês. Mas como sou péssima no momento, pretendo fazer um curso daqui a um ano. Pois minha graduação exige. Mas já fiquei de olho nessas dicas preciosas.

    beijos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Adorei esse post, acho que em 2013 eu fiz um similar. Eu fiz curso por algum tempo, mas acabei saindo ano passado, até porque aprendia mais em casa vendo seriados do que lá, rsrs. Não dá mesmo pra ficar sentando ou só indo pro curso e achar que em pouco tempo você vai estar fluente. Adorei o post e vou anotar dicas de livros pra começar, ainda estou me arriscando a ler em inglês.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá meninas,
    Post mega útil, eu adorei e peguei várias das dicas que vocês deram!
    Tinha decidido há um tempo atrás começar a ler em inglês, até comprei dois livros pelo site Better World Books (que são livros usados super baratos, mas todas as vezes demoraram séculos para chegar ):, uma tristeza) sendo um que já li em português e outro que achei nível bem fácil. Só que acabei deixando de lado e não os li. Mas pretendo voltar com isso agora, aproveitando que tenho tempo disponível no momento!

    Beijos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião, melhor autora para se começar a ler em inglês é a Meg Cabot. Leitura flui rápido, principalmente dos livros para mais jovens como Pants On Fire, Jinx, Teen Idol, etc. Vocês deram dicas ótimas, tenho certeza de que vão ajudar muita gente que tá precisando! Parabéns pelo post!

    Beijos,
    Belle Hendges

    ResponderExcluir
  13. Booooa, meninas! Adorei as dicas! Já estou há algum tempo tentando ler um livro em inglês e nunca tomo a iniciativa. hahaha Gente enrolada. Sabem? As dicas de vocês foram maravilhosas e me deram ânimo para tentar! Acho que vou começar por "A culpa é das estrelas"! Pois já li e então estarei por dentro do contexto. hahaha

    Super beijo e continuem com esse posts maravilhosos.
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii...
    Post maravilhoso e muito incentivador! Preciso começar a ler mais em inglês. Estou louca para ler Isla!
    Tenha um bom Domingo!
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
  15. Oi meninas!
    Amei as dicas, acho que vai ajudar muita gente que quer começar a ler em inglês, mas não sabe como!
    No meu caso eu comecei a ler em inglês porque amaaava Stephen King (ainda amo rs), mas estava super quebrada na época da faculdade e os livros dele eram caros. Aí descobri os paperbacks dele numa livraria, tinha livro paperback por R$15, enquanto o traduzido era mais de R$50... Claro que isso foi numa época que o dólar tava quase 1 real, ficava mais fácil comprar livro importado. Valeu a pena, pois hoje leio bastante em inglês!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi meninas! Amei as dicas de vocês, eu tenho muita vontade de ler livros em inglês, mas eu tenho um certo problema com textos em inglês kkkk.
    Quem sabe um dia eu tomo coragem e começo a ler livros em inglês haha.

    Beijos!

    Tauani
    http://livrescoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá :)
    Adorei as dicas! Desde o ano passado que estou começando a ler pequenos livros em inglês e contos. Princialmente do divo do Poe <3 Eu realmente estou evoluindo bastante no vocabulário, e um dia espero poder ler um livro completo!

    Abraços,
    Rafael

    www.livrosvsseries.com

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo