[Resenha] A Mais Pura Verdade












Título: A Mais Pura Verdade

Autor (a): Dan Gemeinhart

Editora: Novo Conceito

Páginas: 217

Estrelas: 5/5

*Livro recebido em parceria com a editora
 Olá, leitores ! Vocês já devem até estar enjoando minhas resenhas, mas é que quando eu termino um livro muito bom, simplesmente tenho que resenhar com todos os feelings possíveis. E, como eu terminei de ler A Mais Pura Verdade ontem a noite, ainda estou "sob o efeito" dele, então resolvi aproveitar resenhar logo. Até porque o lançamento dele é dia 16 de março, ou seja, nessa próxima segunda-feira,e eu percebi que tinha que indicar logo para que vocês - caso levem em conta minha opinião - comprem logo, porque esse foi definitivamente um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Muito obrigada, editora Novo Conceito !

 A Mais Pura Verdade conta a história de Mark, um menino de 12 anos que está doente (apesar de que ele não menciona muito esse fato, até porque não quer que as pessoas sintam pena dele) e que, por conta disso, passa muito tempo em hospitais fazendo tratamentos e vendo a sua vida passar, basicamente. Em vários aspectos Mark é uma criança como qualquer outra. Ele tem uma melhor amiga, chamada Jessie um cachorro que considera também como melhor amigo, chamado Beau e todas essas outras coisas que um menino de 12 anos qualquer tem. Mas, por algum motivo, ele sente que sua vida está parada, monótona e que não vale a pena passar o resto dos seus dias assim.

E é com esse pensamento que o garoto foge de casa, apenas com Beau, uma câmera fotográfica, seu caderninho de anotações, remédios e uma passagem de trem só de ida. Seu propósito é escalar o Monte Rainier o que, mesmo para uma criança saudável poderia ser perigoso, mas para ele era de quase impossível. Mark faz tudo para que ninguém tenha a menor ideia de como achá-lo. Confunde seus pais, comprando uma passagem de ônibus, quando na verdade vai de trem, e assim por diante. A única pessoa para quem ele deixa um recado é Jessie, que fica no dilema: contar a verdade e estragar a única oportunidade de realizar um sonho do seu melhor amigo, que esteve do lado dela mesmo nos momentos mais difíceis ou guardar seu segredo e sentir-se culpada pelo resto da vida, caso acontecesse alguma coisa, o que, se fossemos analisar o contexto da situação, era bem provável. 


























Com o decorrer de sua aventura, Mark acaba percebendo que o mundo não é essas maravilhas que ele imaginava. Logo no primeiro dia, andando de noite pelas ruas, o garoto acaba sendo assaltado, e acreditem quando eu digo que não foi nada bonito. A violência só acaba quando um dos assaltantes percebe que Mark tem uma doença (não estou citando porque acho que é spoiler), o que só o deixa mais irritado pois, como eu já falei, ele realmente detesta ser "digno de pena". 

A escrita do Dan Geneinhart é maravilhosa. O livro passa voando, e eu acredito que, se você tiver tempo, pode lê-lo em um dia. A história é dividida em capítulo normais, narrados pelo ponto de vista do protagonista, e capítulos meios (tipo, um e meio, dois e meio...), narrados em terceira pessoa mas, na maioria das vezes, focado em Jessie e sua dúvida em contar ou não que sabe do paradeiro do menino desaparecido. 

Apesar de o livro ter um protagonista "doente" posso garantir que você não vai se sentir deprimido. Por muitas vezes fiquei aflita, querendo proteger o personagem e com medo de que alguma coisa acontecesse com ele, mas nunca fiquei me sentindo realmente triste enquanto lia. Muito pelo contrário, é uma história leve, gostosa de ler e muito dinâmica. Sempre tem alguma coisa acontecendo e você não consegue parar de ler, com vontade de saber o que vem em seguida. Nas últimas 70 páginas meu coração estava batendo loucamente e eu simplesmente devorei até o final.  Desabafo: o final desse livro quase me rendeu um infarto.

 Quanto aos personagens, Beau é o cachorro mais lindo do mundo. Eu fiquei apaixonada por ele, e pelo seu carinho e lealdade á Mark. Jessie também foi muito importante na história e eu realmente gostava dos capítulos com foco nela. Mark é um protagonista forte, corajoso mas que, muitas vezes, me deixou irritada por colocar as pessoas (ou animais) que ama em situações difíceis só para conseguir o que que quer, mas isso não interferiu na qualidade do livro, que continuou sendo maravilhoso. 

Por fim, eu tenho que ressaltar que essa capa é incrível e tem tudo a ver com a história, espere até chegar o final para ver, garanto que vai entender. A diagramação é maravilhosa e, se eu pudesse, tirava mil fotos dele para a resenha mas como não posso vocês vão ter que comprar pra ver hahaha. Enfim... eu realmente adorei esse livro, adorei a forma como ele foi escrito, adorei a história e sobretudo adorei o final. Fugiu completamente do clichê e me surpreendeu de uma forma muito positiva, fazendo com que eu quase chorasse de emoção. Foi, definitivamente, um dos finais mais lindos que eu já li. 

Se vocês tiverem oportunidade de comprá-lo, leiam. É uma história sobre amizade, coragem e superação que vai conquistar o coração de muitos leitores, assim como já conquistou o meu. Essa é a mais pura verdade...

"Sozinho, estou deixando meu lar. Uma nova jornada, uma nova estrada. Para as montanhas agora." (Pág. 13) 

Beijinhos,
Ana Adler.








10 comentários:

  1. Aninha, estou loucaaa por esse livro! Pena que por enquanto vou ter que me conter! Deu a louca e comprei muiiitos livros! Heeelp me! hahah Adorei as fotos do post, e o livro parece ter um conteúdo maravilhoso! Vou espera o BF e pegar o meu! haha Beijo!

    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É tanta gente falando bem desse livro que já quero kk , parabéns pela resenha e suas fotos estão lindas ♥
    Agora que encontrei seu blog, vou visitar sempre

    http://feita-deflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Esse livro parece ser mesmo incrível! Eu já tenho o meu exemplar e a cada resenha e vontade de ler só aumenta.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. A primeira resenha que leio desse livro, que mal conheço e já considero pakas :v Vi várias pessoas comentando apenas sobre os primeiros capítulos que a Novo Conceito mandou para os que tentaram vaga pra parceria, e já estava afim de ler, agora com a resenha de vocês, então... <3
    E, claro, parabéns pela parceria!!

    Beijos,
    www.blogressacanerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Geral ta resenhando esse livro! Hahahah recebi mas ainda não li, mas quero ler logo, porque a capa é uma graça e a história também. Sua resenha ficou super legal!

    Beijos,
    Belle Hendges

    ResponderExcluir
  6. Oi! Tudo bem?
    Cara, parabéns pela resenha. Tive a oportunidade de ler os primeiros capítulos desse livro e fiquei emocionada com o que encontrei. Então imagine como vou ficar quando conferir a história toda? Mal posso esperar para que o meu exemplar chegue por aqui!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Vou fugir um pouco do foco do post porque: COMO ASSIM VOCÊ TEM SINCE YOU'VE BEEN GONE E ISLA AND (...)?? Quero esses livros pra ontem, sério, você PRECISA me doar, rsrs. Recebi essa prévia, mas estou com pouco tempo demais pra ler e não quero ter que parar nas 95 páginas.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu também amei esse livro e já li, portanto concordo plenamente com sua resenha e adorei tudo! ótimo livro, ótimo enredo, ótimos personagens!! Ótimo! Adorei sua resenha, se não tivesse lido eu estaria muito curioso!!!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro está vindo com tudo né? A Editora está mesmo investindo nele! E pelo jeito ele merece! Já fiquei louca de vontade para ler! Adoro esse estilo de livro!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiii

    Lembra do folheto que a editora mandou para os blogueiros que se inscreveram na seleção? Pois é, li e não curti muito a história. Talvez eu tenha pegado no momento errado, ou só estou farto dessas histórias com garotinhos doentes. Talvez seja apenas uma fase e espero que passe logo.

    Abraços,
    Rafael

    www.livrosvsseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo