[Resenha] Landline












Título: Landline

Autor (a): Rainbow Rowell

Editora: Orion Books 

Páginas: 308

Estrelas: 5/5


Olá, pessoal ! Tudo bem com vocês ? Bom, hoje eu resolvi fazer um resenha muito especial, que eu estava louca para escrever mas ainda não tinha tido tempo para isso. Ela é especial por vários motivos, começando pelo fato de que esse é o primeiro livro ainda não publicado aqui no Brasil que eu resenho para vocês. É óbvio que eu tinha muitos outros livros para serem resenhados antes desse, mas resolvi "passá-lo na frente" porque ele vai ser traduzido ainda esse mês, e publicado pela editora Novo Século. Agora que eu percebi que eu estou falando, falando, falando e ainda não disse o título do livro (eu sei que vocês não são cegos e que tem a foto da capa dele bem em cima desse texto, mas é porque fica meio estranho fazer uma resenha sem mencionar o título do livro). Enfim... estou falando de Landline da fofíssima Rainbow Rowell, autora também de Eleanor & Park, Fangirl e Anexos. Ele vai ser publicado aqui no Brasil com o título Ligações, e a capa vai ser a americana (diferente das que estão nas fotos desse post, porque a minha edição é britânica).


























Em Landline conhecemos Georgie, uma escritora de séries de comédia para a televisão, que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando uma proposta para sua série surge, a realização de um sonho que também vai virar sua vida completamente do avesso. Ela é casada com Neal e tem duas filhas pequenas, Alice e Noomi, e tudo começa a mudar na sua rotina a partir do momento em que, na semana de natal, Georgie tem que ficar trabalhando (para conseguir a tal proposta, ela teria que apresentar todo o roteiro do episódio piloto de sua série) e além disso, desmarcar a viagem até Omaha, para visitar os pais de Neal, enquanto ele e suas filhas vão, deixando-a completamente sozinha e incerta de suas escolhas. 

Georgie tem uma família um tanto quanto... peculiar. Sua mãe, que a teve extremamente nova, e nem está mais casada com seu pai, está namorando um cara que não chega nem a ser cinco anos mais velho que Georgie, e trabalha limpando piscinas. Sua irmã, de 18 anos, com quem não chegou a conviver muito tempo, tem alguns problemas em relação á relacionamentos, ela diz que acha que nunca vai se apaixonar, mas mesmo assim temos muitas menções á um certo garoto da pizza, que é uma das revelações mais interessantes do final do livro e que nos leva a entender um pouco as preocupações da garota. 



Quando a notícia de que supostamente Neal abandonou Georgie e a deixou, levando as duas filhas chega á família, vocês nem imaginam o furdunço que acontece na casa. E é em um dos jantares na casa da sua mãe, que as coisas começam a acontecer na vida de Georgie. Como seu celular está sempre descarregado, ela pede para usar seu antigo telefone fixo amarelo, da época do colégio (sim, período em que ela começou a namorar com Neal) para falar com o marido e as meninas, mas a ligação acaba não saindo exatamente como ela esperava...

Bom, o que acontece é que ela de fato consegue falar com Neal, mas ao invés de falar com seu atual marido, ela acaba conseguindo se comunicar com o seu namorado da época do ensino médio. O Neal de 1998, ou simplesmente o antigo Neal, como ela costuma falar. E a partir daí, Georgie vai relembrando momentos, percebendo o que houve de errado ou não entre eles, e questionando o mais importante de tudo: será que Neal devia tê-la pedido em casamento, mesmo ? A verdade é que Georgie não sabe como consertar o passado sem afetar o futuro, ou melhor, o presente. Se eles não tivessem casado, ela não teria as duas filhas, afinal. 


























Tudo o que eu posso falar sobre a história desse livro sem estraga-lo é isso. Agora, vamos para a minha opinião... 

Landline é um livro leve, divertido e muito gostoso de ler. A Rainbow tem um dom de conseguir prender o leitor, mesmo nas primeiras páginas da história, e nós simplesmente não conseguimos desgrudar dos personagens. Percebemos a diferença na escrita dela, já que esse é um Chick Lit, diferente dos outros livros dela que eu já li que são todos Young Adults, fora o Anexos que eu ainda não li, mas já sei que ele tem personagens mais adultos, fora desse cenário de colégio/faculdade. 

Georgie é uma personagem forte, apesar dos pesares, ela é decidida e faz qualquer coisa para conseguir realizar seu sonho. Eu gostei de, basicamente todos os personagens, e como a escrita é feita em terceira pessoa, temos uma visão muito mais detalhada deles do que teríamos se ele fosse narrado apenas pela protagonista. Mas, confesso, que eu preferi mil vezes a amizade dela com o Seth (que eu não citei antes, mas é o melhor amigo da Georgie desde o colégio) do que o relacionamento dela com o Neal na época em que eles se conheceram. O que eu quero dizer é que, o Neal era muito possessivo. Ele tinha ciúmes do Seth e queria que ela simplesmente deixasse de ser amiga dele só porque ele não queria compartilhar o carinho dela. Ahh, pelo amor de Deus. E o pior de tudo, era que muitas vezes a Georgie se deixava levar, a ponto de dizer em uma cena, que se ele pedisse para ela escolher entre ele e o Seth ela com certeza escolheria ele. Eu juro que fiquei com vontade de puxar essa mulher pelos cabelos e gritar: "Minha filha, tu é anormal ? Querida, você conhece o Seth muito antes de conhecer o Neal e simplesmente diz que se ele pedisse pra você deixar de falar com seu melhor amigo, você pararia ? What ?" 

Mas, fora isso, é um livro muito, muito bom mesmo. Os flashbacks da Georgie na época do colégio eram maravilhosos. Nós sabemos como ela conheceu o Neal, vemos mais da amizade dela com Seth, e de como ela desde sempre adorava escrever comédias. Eu gostei muito disso, e essas sempre eram as melhores cenas do livro. Também adorei as conversas dela com sua irmã, porque mostra que mesmo que elas não tenham crescido muito, são amigas e isso é incrível. Achei a mãe da Georgie divertidíssima, e todas as cenas em que elas estava juntas eram muito engraçadas. Enfim, eu gostei demais, demais, demais desse livro e está  super recomendado. Se você lê em inglês, compre ele agora mesmo, é uma leitura fácil, rápida e que vale muito a pena. E, caso você não leia em inglês ainda, fique de olho porque, o lançamento dele aqui no Brasil é ainda esse mês ! 

"There's  a magic phone hidden in my closet. And I think it's connected to the past. And I think I'm supposed to fix something. I think I'm supposed to make something right."
 Espero que tenham gostado dessa resenha. Não deixem de comentar, dizendo se se interessaram ou não pelo livro, ou o que acharam, caso já tenham lido !
Beijos,

Ana Adler.

9 comentários:

  1. AMEI a resenha e ainda mais a notícia de que ele será logo traduzido... Eu leio em inglês, mas tentei comprar ele uma vez pela Amazon, demorou horrores e eu cancelei a compra ): Fiquei curiosa em saber qual é a desse telefone hahaha

    Beijos,
    Bia!

    www.beaqperez.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu estou há tempos querendo comprar esse livro, ia até comprar em inglês, mas agora que vão traduzir acho que vou esperar. A Rainbow sempre nos surpreende com seus livros, além de serem super leves.
    Beijos.
    http://impulsaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas todos seus livros me deixaram curiosas. Adorei a sua resenha, parece ser um livro muito legal! Gostei da capa também.
    Ah, adorei seu Olaf!!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não curtir o genero, li "Eleanor e Park" e gostei pra caramba. A escrita da autora é legal, divertida. Quero ler os demais para conferir. Parabens pela resenha e pelo post bem organizado. :)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    PRECISO ler alguma coisa dessa autora, morro de curiosidade pelo trabalho dela e essa obra em especial tem uma premissa super bacana. Estou necessitando adquirir um livro dela, sério.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tenho muita vontade de ler todos os livros da autora e esse é um deles. Infelizmente não tive tempo nem dinheiro ainda para adquirir os livros, mas assim que possível terei todos. Landline tem uma premissa bem interessante e uma capa linda <3

    Beijinhos,

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, tudo bem?
    Até agora, entr os livros que eu conheço da Rainbow esse foi o que mais chamou a minha atenção e já vai para minha wishlist, então aguardo ansiosa o lançamento desse livro que deve ocorrer muito em breve né *-* adorei a sua resenha e os pontos citados e eu fiquei curiosa para ler esse Landline, espero gostar.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  8. AHHHHHHHHHHH amei!
    fiquei super curiosa pra ler!
    E que edição mais linda é essa, minha gente?

    Blog: jatracei.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii Ana, nossa ! Meu "Ligações" acabou de chegar e depois de ver essa resenha e a sua opinião, vejo que preciso ler imediatamente. Muito amor pela Rainbow ♥
    beijos :D

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo