[Resenha] A Cidade Solitária #1: A Joia












Título: A Joia

Autor (a): Amy Ewing

Editora: Leya (Fantasy)

Página: 348

Estrelas: 5/5

Olá pessoal ! Tudo bem com vocês ? Hoje eu vim trazer uma resenha que eu simplesmente não pude esperar pra escrever. Eu terminei o livro ontem a noite e dormi pensando que a primeira coisa que eu faria hoje era escrever sobre ele. Estou falando de A Joia da Amy Ewing, o primeiro livro de uma série distópica, mas com um quê de fantasia, chamada A Cidade Solitária. Foi um livro que me surpreendeu bastante, com uma temática super diferente e que me deixou completamente apaixonada. Então, sem mais delongas, vamos à resenha:



























O enredo se passa em uma sociedade conhecida como Cidade Solitária. Nesta cidade, existem cinco divisões, como castas ou classes sociais, chamadas de Círculos. Cada um deles é responsável por um setor de trabalho: A Joia, é o nível mais alto, onde vivem os nobres e governantes; O Banco, lugar onde ficam os comerciantes e classe média alta; A Fumaça, setor responsável pela produção fabril, onde todas as fábricas estão localizadas; A Fazenda, onde como o próprio nome já diz, ficam os setores de trabalho agropecuário e por fim o Pântano, o Círculo mais pobre, que não tem nenhuma função específica a não ser oferecer mão de obra para os outros setores e produzir substitutas.

As Substitutas, são jovens nascidas no Pântano, que por possuírem uma genética muito peculiar, são retiradas de suas famílias e criadas em internatos conhecidos como Portões, até que estejam treinadas o suficiente para serem leiloadas para uma família na Joia. A função dessas garotas é gerar filhos para as famílias da nobreza, já que essas mulheres não conseguem gerá-los de maneira natural, ou quando conseguem, nascem com problemas e não vivem por muito tempo. Dessa forma, as Substitutas são tratadas como propriedade de sua senhora, até que ela tenha o filho e não tenha mais nenhuma utilidade.

É dessa forma que conhecemos Violet Lasting, uma garota de 16 anos, que está prestes a deixar o internato do Portão Sul para se tornar a Substituta de alguma família importante na Joia. Violet sempre soube que seu destino seria este, desde que foi diagnosticada com a genética compatível para a ocupação, mas ao ser confrontada com a proximidade de seu destino, começa a questionar esse modelo de sociedade e descobre que estar na Joia pode não ser tão glamouroso como parece.


























Espero que eu tenha sido clara em relação à sinopse, eu queria poder explicar esse mundo da melhor maneira possível e sem spoilers, pra que vocês pudessem entender que sociedade esta história está ambientada pois isso foi um dos pontos mais positivos de todo o livro. Logo que eu comecei a lê-lo, lembro de ter comentado com a Ana que a autora estava fazendo uma descrição tão bem feita do cenário e ambientação, que eu estava me sentindo como se fosse uma personagem do livro.

A Amy Ewing conseguiu construir uma distopia bastante diferente do que estamos acostumados. E confesso que essa foi uma das que me deixou mais angustiada. Nos primeiros capítulos, acompanhando a preparação da Violet pra deixar pra trás tudo que ela conhece e ser totalmente submissa à vontade de outras pessoas me deixou com um nó na garganta. Fiquei com lágrimas nos olhos pelo menos umas duas vezes e tudo isso antes mesmo de chegar à pagina cem. Você se coloca no lugar da personagem, e a narração em primeira pessoa facilita muito isso. Imagine viver em um mundo em que todas as suas escolhas não são feitas por você. Sua vida foi toda planejada pra servir outras pessoas que pouco se importam com o que você realmente pensa. Bate uma tristeza pensar nisso né ? Foi assim que eu me senti. 

Adorei a forma como foi feita a construção dos personagens, eu consegui facilmente me apegar a todos eles e o que mais me agradou foi a complexidade de cada um. Eles não são personagens "rasos", cada eles tem uma história pessoal muito bem construída, e que reflete nas suas ações o tempo todo. Você fica com vontade de saber mais sobre cada um, até mesmo os secundários. Fiquei apaixonada por todos, mas confesso que tenho um carinho especial pela Violet, pelo Ash e pela Anabelle, a dama de companhia da Violet, que apesar de ser muda, consegue se expressar brilhantemente ao longo do livro.

Mas, como nenhum livro pode ser perfeito, enquanto a autora caprichou em todos esses quesitos citados acima, acho que ela pecou no romance. Foi muito corrido, começou do nada e sem uma explicação muito plausível. Acredito que ela poderia ter desenvolvido uma amizade e deixado o romance pros próximos volumes, mas isso alteraria o rumo final do livro, então acredito que este tenha sido o motivo pelo qual ela decidiu correr com o romance. Apesar disso, eu não tirei uma estrela pelo fato de que o par romântico da Violet é um amor ! Meu Deus, amei aquele garoto, e depois do choque do começo, você acaba se acostumando com a relação dos dois. 


Em resumo, como vocês devem ter percebido, eu amei esse livro. Com certeza entrou pra lista de favoritos então eu recomendo pra todo mundo. Se você é fã dos gêneros fantasia e distopia, dê um chance pra esse livro. Se você não é, dê uma chance mesmo assim e tente se surpreender, haha. O segundo volume já tem título em inglês, e se chamará The White Rose (clique no nome pra conferir a capa) e tem lançamento previsto pra 6 de Outubro nos Estados Unidos. Como eu vou aguentar esperar esse tempo todo ? Eu não sei. O final é uma bomba que autora joga em cima de nós e eu sinceramente espero que a editora Leya traga a continuação o mais rápido possível !

Espero que tenham gostado da resenha, e não deixem de comentar suas opiniões.

" Não sei se verei o sol nascer em minha nova vida na Joia. Às vezes, queria não ter nascido uma substituta" ( página 8)

Beijos,

Bia Adler.

12 comentários:

  1. eu amei esse livro, ja quero ler pra ontem, mds, parece ser bem do meu estilo de livro e ja ta na minha lista, estou doida pra comecar a ler logo
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. AMEI sua resenha! Sempre que vejo algo sobre este livro lembro de "A Seleção", principalmente pela capa e esse detalhe das classes sociais serem divididas... Mas tirando isso, acho que acaba sendo uma história mais matura porque afinal, o tema é mais maturo. Obrigada por abrir minha mente e me fazer querer ler esse livro o mais rápido possível!

    beaqperez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. AMEI sua resenha! Sempre que vejo algo sobre este livro lembro de "A Seleção", principalmente pela capa e esse detalhe das classes sociais serem divididas... Mas tirando isso, acho que acaba sendo uma história mais matura porque afinal, o tema é mais maturo. Obrigada por abrir minha mente e me fazer querer ler esse livro o mais rápido possível!

    beaqperez.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá! Confesso que ainda não havia ouvido falar do livro, mas gostei muito da capa, embora não tenha ido muito com a cara da fonte escolhida. A história parece ser maravilhosa, me chamou muito a atenção!

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha! Fiquei com muita vontade de ler este livro!

    http://quaselivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, e pelo que você me passou é uma excelente obra.
    Fiquei bem curioso para ler mesmo não sendo o estilo de leitura que me agrade.

    Bjsss
    Tá rolando dois sorteios lá no blog, se quiser conferir.
    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia!
    Não conhecia esse livro, mas agora eu quero ler! Em primeiro lugar, amei essa capa, ela chama bastante a atenção. Mas também gostei bastante da história que você contou, eu adoro distopias e essa parece ser ótima.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia, tudo bem?
    Sabe, esse era um livro que eu não tinha vontade de ler, mas a sua resenha me conquistou! Principalmente pq eu adoro distopias e fantasia *-* mas ando meio que evitando séries, pois no momento acompanho muitas sem previsão de serem finalizadas :/ mas vou ficar atenta aos próximos lançamentos dessa série.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia!

    A sua resenha é a primeira que leio desse lançamento da Leya, eu já tinha colocado na minha lista de desejados por causa de sinopse, amosou distopia e com certeza daria uma chance pra esse livro. Mas agora depois da sua resenha estou meio louca pra tê-lo em minhas mãos KJHALKSJDHSALDASDÇA Espero gostar do livro o tanto quanto você gostou!

    Beijos
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha! Estou doida para ler esse livro e a capa me lembra muito A seleção tão linda quanto. Beijos

    Elaine Lima
    www.jornalizando.com

    ResponderExcluir
  11. Amei o livro!! Estou doida para lançar a continuação aqui no Brasil!! Tomara que não demore!! Não aguentei esse final, fiquei chocada! Amei

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é maravilhoso demais e sua resnha sobre ele está perfeita, sem spoilers e ainda sim bem detalhada. Certeza de que vou acompanhar este blog a partir de hoje.
    Também estou louca pela continuação..

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo