[Resenha] Correr ou Morrer (Maze Runner #1)













          Título: Maze Runner: Correr ou Morrer

          Autor (a): James Dashner

          Páginas: 426

          Editora: V&R

          Estrelas: 4/5


Oi, gente ! Meu Deus, há quanto tempo eu não faço uma resenha, hein ? Enfim... hoje, venho falar para vocês um pouquinho sobre o primeiro livro da trilogia distópica Maze Runner, escrita por James Dashner e composta pelos três livros, e mais dois spin offs (A Ordem do Extermínio e Maze Runner: Arquivos), que é Maze Runner: Correr ou Morrer. Quem acompanha o instagram, sabe que eu tive uma reviravolta em relação a esse livro, já que essa é a segunda vez que eu o leio, e na primeira em que fiz isso (lá por volta de 2010 ou 2011, perto do lançamento) eu não gostei. E agora, senhoras e senhores, venho anunciar que alguma coisa aconteceu com meu cérebro naquela época, já que agora eu tenho certeza de eu adorei, adorei, adorei esse livro ! Agora, vamos lá ao que interessa de verdade, a resenha: 
"Bem-vindo á Clareira."
  A história é contada em terceira pessoa, e começa com Thomas, o protagonista da trilogia, em um tipo de elevador - que mais tarde saberemos que é chamado de Caixa - subindo, completamente no escuro, e sem lembrar de nada, exceto seu nome, incluindo seu passado e como ele foi parar ali. 


De repente, o cubículo de metal para, o teto abrindo-se, exibindo vários rostos olhando diretamente para ele. Todos meninos com mais ou menos a mesma idade que ele, que apresentam-se como Clareanos, e assim como Thomas não tem ideia de como foram parar ali. O lugar é uma espécie de campo aberto, chamado de Clareira, cercado por vários muros, que abrem-se pelas manhãs, exibindo um enorme Labirinto, e fecham-se a noite. Cada garoto tem uma função ali. Todos os dias os Corredores saem em busca de uma saída, sempre voltando antes de escurecer já que quem passa uma noite no Labirinto não vive para contar a história, pois várias armadilhas e monstros chamados Verdugos escondem-se por trás dos muros. A Cada trinta dias, um garoto novo chega para juntar-se ao grupo. Toda semana, recebem suprimentos.O único propósito deles: descobrir como pararam em tal lugar, e como sobreviver ao Labirinto e conseguir sair. Sempre foi assim, mas com a chegada de Thomas as coisas começam a mudar.


"Se você não está com medo, você não é humano."

A primeira mudança na rotina dos Clareanos ocorre dois dias depois da chegada de Thomas: a caixa se abre, deixando uma garota, pela primeira vez desde que o primeiro menino foi mandado para lá. Aparentemente inconsciente, esta - que depois sabemos que se chama Teresa - traz uma mensagem consigo: ela é a última, e tudo está para mudar. E com isso, várias coisas vão acontecendo, e mais perguntas vão começar a surgir para os personagens.


Gente, a história em si do livro gira em torno de tudo isso: como entrar no Labirinto e sair, visto que essa é provavelmente a única saída dos garotos, entender o que o Thomas tem a ver com isso e qual é a ligação dele com Teresa, lembrar de alguma coisa do passado que possa justificar o motivo de eles terem ido para nesse lugar e quem é, ou quem são os responsáveis por isso. Se eu contar mais coisa, vou acabar dando spoiler e acreditem em mim quando digo que o menor deles pode estragar completamente o suspense e o mistério desse livro. 


Ao contrário de tantos outros, esse foi um livro que eu realmente acho que funcionou perfeitamente em terceira pessoa porque acaba nos dando uma visão muito mais... aberta, clara de tudo aquilo, já que o protagonista não conhece aquele ambiente, está assustado, confuso e não lembra de nada da sua vida. Apesar de que ainda sim, eu pelo menos, acabei absorvendo essa confusão do Thomas e esse foi um dos motivos de eu ter tirado uma estrela. O fato de não saber, e não entender a situação, meio que atrasou minha leitura, porque eu ficava cansada e com a cabeça rodando muito rápido. 


Quanto aos personagens, posso dizer que eu amei muito quase todos eles. Meus preferidos são o próprio Thomas (apesar de eu achar que ele faz várias burrices nos outros livros), que me lembra um pouco o Harry (Harry Potter), com todo o seu jeito de líder, que quer tomar de conta do grupo e ir lá e fazer as coisas, apesar de como novato ele não ter muito como liderar, o Minho, que definitivamente é meu personagem preferido, que tem um humor muito bom e é muito gente boa, muito amigo e eu adorei isso, o Newt, que é um personagem, assim, incrível, ele nunca pensa só nele, ele sempre quer ajudar e salvar seus amigos e é muito decidido e realista e a Teresa, que apesar de não ganhar muito destaque nesse primeiro livro, mostra-se uma personagem muito forte em todos os outros e ela é incrível para mim, mesmo depois de algumas coisinhas que acontecem no segundo livro, eu continuo adorando ela.


Achei a escrita do James Dashner muito maravilhosa. As cenas de ação são realmente de tirar o folêgo e as explicações que ele vai dando para cada coisa são incrivelmente inteligentes. Sério, gente, eu me pergunto de onde esse homem tirou tanta inteligência. Outra coisa super legal, é que ele nunca dá uma informação assim de cara. Ele vai meio que lançado pequenos fatos, que depois você mesmo vai juntando, junto com os personagens, como um quebra-cabeça, que lá na frente vai fazer todo o sentido. 


E para finalizar, a única coisa que eu achei que deixou um pouquinho a desejar foi essa questão da confusão, mas eu super recomendo esse livro. Se você está realmente afim de ler uma distopia tão maravilhosamente bem criada e escrita quando Jogos Vorazes e Divergente, não espere, leia esse livro agora mesmo ! O único aviso que eu queria dar é que, se você só gosta de livros com romance, talvez seja melhor... entender, que o dessa trilogia é mínimo. Quase nada. Só uma pitadinha mesmo, para não dizer que não teve casal pra shippar. 

"Corra como se sua vida dependesse disso."


É isso, espero que tenham gostado dessa resenha. Por favor, deixem um comentário se vocês já leram esse livro, dizendo suas opiniões, e se vocês ainda não leram dizendo se tem interesse ou não !

Beijinhos, 
Ana. 


10 comentários:

  1. Ta com um tempinho que eu to pra comprar Maze Runner, minha amiga comprou e disse que é ótimo, e ainda mais que o lindo do Dylan faz o Thomas me da mais vontade de ler e assistir.
    Beijos | quehajapaciencia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo. Não esperava que fosse tão bom, realmente superou minhas expectativas... Ainda não assisti o filme, mas tô louca pra ver. Vi só o trailer, e acho que deve estar bem legal. Dylan arrasa mesmo, hahaha *-*
      Beijos,
      Ana :**

      Excluir
  2. Conheço várias pessoas que acharam a série surpreendente. Não tenho interesse em ler, mas vale a dica! Heheh

    Xo, Belle Hendges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente surpreendente. Principalmente no meu caso, já que não tinha lá muitas expectativas... Também não tinha muito interesse na série antes, mas confesso que foi uma das melhores distopias que já li. Só perdendo pra Jogos Vorazes e Divergente haha xD
      Obrigada por comentar !
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  3. Oi! Sempre vejo muita gente elogiando toda a série e fico curiosa para conhecer também. Gostei muito da resenha, o enredo é bom e deve ser cheio de cenas de ação que prendem o leitor. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série bem elogiada mesmo. Confesso que só dei uma segunda chance para o livro por conta de tantos comentários positivos. E não me arrependo. É uma história incrível, com personagens marcantes e cenas muito bem desenvolvidas pelo autor.
      Que bom que gostou da resenha !
      Obrigada por comentar,
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  4. Foi a melhor resenha que li desse livro!!
    Sério, a que finalmente me deixou com vontade de lê-lo!!!
    Sabe quando por mais que todo mundo fala o quanto é sensacional ainda tem algo que te bloqueia? rs
    Mas gostei muito da sua resenha, agora quero ler! rs
    Parabéns!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn ! Muito obrigada mesmo. Nossa, fico muito feliz que a minha resenha tenha feito você se interessar no livro. Especialmente porque, como você falou, nunca tinha ficado com vontade de ler ele. Fico muito, muito feliz mesmo. Espero que você leia, e goste é claro.
      Beijos,
      Ana :*

      Excluir
  5. Eu sou louca para ler essa série, mas até agora só assisti ao filme que me deixou completamente apaixonada. A história parece ter tudo para ser um sucesso, embora não acho que tenha se "sobressaído" tanto assim. Eu sou apaixonada por distopias e não vejo a hora de ter essa em minhas mãos <3

    Beijinhos!

    Visite: Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não assisti o filme, e ainda não chegou nas locadoras da minha cidade. Agora pense em uma pessoa ansiosa para esse filme chegar... Eu esperei para ler antes de assistir, porque não pensava que ia amar tanto, mas agora não aguento mais esperar esse DVD. A história é maravilhosa mesmo, e o James Dashner é muito inteligente, tudo que ele escreve tem uma explicação e nada fica sem sentido, Realmente, não se sobressaiu tanto em relação á filmes como Jogos Vorazes e Harry Potter, mas acho que é porque quando o filme saiu a série ainda não tinha tantos fãs assim. Mas acho que isso vai melhorar com o tempo.
      Obrigada por comentar.
      Beijos <3
      Ana.

      Excluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo