[Movie-review] Mockinjay: part 1

Olá leitores ! Quanto tempo ! Nós sabemos que o blog tem andado muito desatualizado, mas infelizmente esse mês de Outubro foi super conturbado para nós duas e o comecinho de Novembro não foi diferente. Escola, faculdade, trabalhos, notas ... Enfim, vocês podem imaginar isso tudo misturado em uma coisa só. Mas, para marcar nosso retorno a blogosfera, resolvemos discutir alguns pontos do filme mais esperado do ano, que nós assistimos ontem a noite e ainda estamos surtando por isso. Sim senhoras e senhores, estamos falando exatamente de A Esperança: Parte 1, a primeira parte do último filme da trilogia Jogos Vorazes. Esse post contém spoilers pra quem não leu o livro.




O filme começa um pouco diferente do livro. Enquanto que no início dele temos Katniss em meio aos escombros do que sobrou do Distrito 12, no filme ela está acordando na ala hospitalar do Distrito 13, murmurando a célebre frase "Meu nome é Katniss Everdeen, eu tenho 17 anos ..." etc, vocês provavelmente já sabem de que frase eu estou falando. Mas não se preocupem, a cena da Katniss no Distrito 12 acontece poucos momentos depois disso. Na realidade, achei que a inversão ficou até interessante, torna o começo do filme mais misterioso e até um pouco mais compreensível pra quem não leu os livros.

Falando na ordem das cenas, essa foi uma coisa que nós não demos tanta importância assim. Primeiro porque não lembramos com tantos detalhes: Eu li A Esperança logo quando ele foi publicado aqui no Brasil e a Ana leu faz um ano então ... faz um tempo e os detalhes vão se perdendo. Nosso plano era de reler a série toda esse mês mas por conta do tempo acabou não acontecendo. Porém acho que nesse filme a ordem foi o de menos. Todas as cenas que acreditávamos ser mais importantes estavam lá e muito bem produzidas. Foi um dos filmes mais emocionantes, ficávamos arrepiadas quase toda vez que a Jennifer Lawrence entrava em cena.

E não só a Jennifer, mas acredito que boa parte do elenco estava em sua melhor forma nesse filme. Nossa maior surpresa e satisfação foi com o Josh Hutcherson, que elevou o papel do Peeta para além dos limites da perfeição. Ele realmente conseguiu passar toda a confusão, desespero e angústia que o personagem deveria passar no último livro. As duas melhores cenas com ele, na nossa opinião, foi quando ele avisa a Katniss sobre o bombardeio do Distrito 13 confesso que choramos e na última aparição dele, por motivos de: o Peeta telessequestrado está de arrepiar. Eu realmente achava que o Josh teria um pouco de dificuldade pra fazer um Peeta mais sombrio, pelo fato de só conseguirmos imaginar o Josh em papéis fofinhos, mas ele realmente conseguiu se superar.

Além da atuação do Josh, para compor esse Peeta mais sofrido ou na sofrência, como prerirem, a produção do filme ainda utilizou recursos semelhantes aos que foram usados em Amanhecer: Parte 1, quando a Bella fica super magra por conta da gravidez. O Peeta também ficou bem magro, e lá pro final do filme eu juro pra vocês que ele tava só cabeça. Foi interessante porque apesar de imaginar ele bem machucado no livro, nós nunca tínhamos pensando que ele ficaria tão desfigurado. Foi de cortar o coração. 


Pra não dizer que só temos elogios, também tiverem coisas que não foram do nosso agrado. Em especial duas relações que não foram muito evidenciadas: A amizade da Katniss e do Finnick. Apesar de eles aparecem juntos em algumas cenas, acho que faltou a ênfase do apoio que eles davam um ao outro durante esse livro e do laço de amizade que eles construíram. Pra falar a verdade, eu queria muito mais de Finnick. A outra relação foi da Katniss com a Prim. No último livro a Katniss deixa de ser só a pessoa que protege a Prim, pra ser amiga dela também. E eu acho que faltou um pouco disso. Mas na minha opinião, isso é por conta da Willow. Pode ser só eu, mas eu acho ela uma atriz um pouco fraquinha, sem muitas expressões. Isso podia passar despercebido nos dois primeiros filmes mas nesse acho que ficou um pouco evidente. Além disso, pra quem já leu, sabe que além do Peeta, foram sequestrados também pela Capital a Johanna, Annie e Enobaria. Ok, a Johanna e a Annie voltaram sãs e salvas. Mas a produção achou por bem que deveriam dar um fim na Enobaria. Não que ela faça muita diferença, mas sei lá ... por que tirar ela ??


Dentre outras mudanças, uma das que mais me chamou a atenção foi a aparição da Effie logo nas primeiras cenas. Quem leu sabe que ela também foi sequestrada e torturada junto com t
oda a equipe de preparação da Katniss, e só aparece um pouco depois. Foi uma mudança interessante, já que ela sempre inclui umas falas super engraçadas ao longo do filme.

Em resumo, o filme foi maravilhoso. Como toda e qualquer adaptação, o texto original sofreu alterações, mas na minha opinião foram boas e coerentes. Claro que a gente sempre acrescentaria uma coisinha aqui e outra ali, mas isso não tira todo o brilhantismo desse filme. Não vou estragar o suspense e contar em que parte ele é cortado, mas só adianto que estou mil vezes mais ansiosa para o próximo do que já estava para esse. Que venha 2015 derrubando todos os forninhos dos tributos ao redor do mundo ! 

Beijos, 

Bia e Ana

Obs: Todas as fotos desse post (exceto a do Peeta e a do poster oficial) foram tiradas e editadas por nós. Caso você use em seu blog, instagram, ou qualquer outra rede social, por favor dê créditos. Assim, ajudará na nossa divulgação :)




4 comentários:

  1. Melhor filme EVER! To até agora sem acreditar que já assisti e que ainda falta um ano pro próximo (não gosto nem de pensar nisso).
    Publiquei hoje de manhã um post falando sobre o filme:
    www.umaunicornio-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi ! Filme muito maravilhoso, né ? Já assisti duas vezes, e pretendo ir pelo menos mais três hauahua. Nem me fale em esperar um ano para a parte dois...:(
    Obrigada por comentar ! Beijinhos,
    Ana.

    ResponderExcluir
  3. O filme tá muuuito bom, faz um tempão que eu li os livros também, então não me lembrava de muitos detalhes, o que foi até bom, porque não fiquei pensando: 'isso tinha no livro, isso não tinha' kkkk
    Mas adorei o filme, não vejo a hora de lançarem o próximo :D

    Beijos
    Tá rolando promoção de fim de ano lá no Blog, participa!
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou muito bom mesmo. Aliás, os filmes de Jogos Vorazes são simplesmente incríveis. Uma das minhas adaptações favoritas. Nem quero pensar em ter que esperar mais um ano para o próximo...
      Obrigada por comentar :D
      Beijos,
      Ana.

      Excluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo