[Resenha] O Reino das Vozes que Não se Calam.













   Título: O Reino das Vozes que Não se Calam. 

   Autoras: Carolina Munhóz e Sophia Abrahão. 

   Páginas: 285.

   Editora: Rocco - Fantástica.

   Estrelas: 4/5. 


Quem ai gosta de uma boa fantasia ? Amantes deste gênero não podem deixar de ler O Reino das Vozes que não se calam  da Carolina Munhòz e Sophia Abrahão, que foi recentemente publicado no novo selo da Editora Rocco, a Fantástica, que estrá focada justamente nesse gênero literário. Eu estava bem curiosa à respeito deste livro justamente porque eu não tinha lido muitos livros nacionais de fantasia,  e posso dizer que comecei com o pé direito - tanto com esse, quanto com o livro Adormecendo na Escuridão da Karen Zacharias, que vocês podem ler a resenha clicando aqui. Eu já até comentei isso aqui no blog, mas não sei se vocês lembram, então vou repetir, eu estou em busca de mais livros nacionais para ler esse ano, porque percebi que a maioria dos meus livros é de literatura estrangeira. O primeiro livro nacional que eu li foi da Paula Pimenta, e desde então percebi que subestimava os nossos escritores. E hoje, depois de ler esse livro, percebo que era justamente o que eu fazia, pois um Brasil tem vários escritores com grande potencial, e O Reino das Vozes que Não se Calam  foi só mais uma prova disso. Então, vamos ao que interessa: 

O livro vai contar - em terceira pessoa - a história de Sophie, um adolescente com dificuldades de aceitação de si mesma, e que convive com um difícil cotidiano escolar, onde o Bullying está constantemente presente. Muito tímida e excessivamente magra, a garota sofre com o preconceito não só dos alunos - que a apelidam de graveto, esquisita e outros adjetivos do tipo - mas também dos pais desses, que já até mesmo falaram com a coordenadora, reclamando do peso da garota, que pode ser uma má influência para as outras meninas, que desconfiam que a mesma seja anoréxica. As únicas pessoas com as quais Sophie pode contar, são seus pais e sua melhor amiga Anna. Mesmo estando sempre na companhia dos amigos da sua melhor amiga, a garota ainda sente que não se encaixa naquele grupo, e que na verdade ela é apenas um peso morto nas costas de Anna, que se recusa em deixa-la sozinha por um único instante. Mas, tentando agir como uma garota normal, ela poderá piorar ainda mais sua imagem na escola, e descobrir algo completamente novo e mágico. 

"(...) Essa é a diferença desta dimensão, Sophie. Aqui não precisamos fazer sentido. Somos livres para sermos felizes do jeito que quisermos." (Pág. 76)
Depois de ser humilhada na frente de quase todo mundo da sua escola em uma festa, por conta de um mal-entendido causado por sua melhor amiga, Sophie percebe que ela nunca vai conseguir ser uma menina normal. Ela volta para casa, arrasada, chorando e cansada de sempre se o centro das atenções, mesmo quando ela quer mesmo é se esconder das pessoas. Ela percebe que o acontecimento já se espalhou pelo facebook, e que ela é agora o assunto da escola. A piada do ano. Cansada de tanto chorar, a garota acaba pegando num sono profundo. Mas uma coisa muito estranha acontece. Mesmo supostamente dormindo, Sophie acorda em outra dimensão. Em um lugar onde flores cantam, gatos falam e pássaros gigantes voam livremente pelo céu. Um lugar onde as pessoas parecem admira-la por ser exatamente como ela é, onde todos a amam, e onde ela se sente querida. O Reino das Vozes que Não se Calam.

Decepcionada, ao acordar e perceber que fora apenas um sonho maravilhoso, e que aquele Reino jamais existira - a não ser em sua imaginação - Sophie, começa a fazer pesquisas e procurar formas de manipular seus sonhos, para que pudesse voltar àquele lugar maravilhoso, mas nada funciona. Na escola, tudo estava exatamente como antes, e pelo menos o que parecia era que o acontecimento da festa fora finalmente esquecido com a chegada de um garoto novo, muito semelhante à garota em vários aspectos, mas que, ao contrário dela, já havia se tornado popular, antes mesmo de começar a se enturmar. E assim passam-se os dias. Afastada de Anna, agora Sophie só tem cabeça para pensar no Reino, e em como ela queria poder voltar, e viver lá para sempre. Sem sua melhor amiga, ela sente-se mais sozinha do que nunca, mas um novo amigo pode aparecer em sua vida. Léo, o garoto novo, tenta se aproximar de Sophie ao perceber o quanto eles tem em comum, e agora as coisas poderão começar a mudar na vida da garota, que nunca tivera emoção.
"Léo não se arrependia de ter chamado a garota triste para vê-lo tocar. Desde a primeira vez que a vira, sabia que ela era como um passarinho com asas quebradas. Não queria concertá-las. Mas gostaria de tentar encorajá-la a se curar e voar." (Pág. 119)
Quando menos imagina, Sophie é novamente sugada para o lugar mágico, e lá descobre que o tal Reino não era só um sonho. Na verdade, aquele lugar era um mundo secreto, protegido por uma Guardiã, que não só conta para a menina que sua avó - que na verdade não tinha parentesco nenhum com ela- era a Rainha daquela dimensão como ela própria é a Princesa, e futura Rainha do Reino dos Tirus, como chamam-se os seres mágicos daquele lugar. Mesmo confusa, e sem acreditar no que está ouvindo, Sophie tem certeza de que pode confiar naquelas pessoas que a amam, e vai fazer de tudo para ser um boa princesa, e quem sabe um dia viver ali para sempre. Mas para isto, ela mesma terá de decifrar seu futuro. Após uma visita à Mama Lala, uma bruxa que vê nas cartas o futuro das pessoas, Sophie ganha uma missão, decifrar suas cartas: a Carta do Louco, a Carta da Morte e a dos Amantes, e só poderá voltar não só quando tiver certeza do que cada uma quer dizer, como quando descobrir o equilíbrio entre a Terra e o Reino.Será que ela quer mesmo abandonar toda sua vida, e viver para sempre com os Tirus ? Será que ela terá coragem de abandonar seus pais e Léo, que agora está mair próximo do que nunca, a escola e seus estudos ?

Toda essa confusão acaba mergulhando Sophie em uma profunda depressão. Sem saber o que fazer, e sem conseguir voltar ao Reino - a não ser em rápidas visitas - a garota terá que tomar cuidado com suas decisões, para não tomar atitudes precipitadas e radicais, que podem prejudicar não só as criaturas do Reino, como as pessoas que ela ama na Terra também. E além de tudo, agora, ela terá que descobrir qual o verdadeiro significado do amor e quem ela ama de verdade. Sophie já tem uma certeza: ela ama os Tirus e eles a amam também, mas... e quanto as pessoas da Terra ? Ela só poderá voltar ao Reino, e decidir onde vai ficar quando tiver a resposta dessa pergunta. Até lá, estará sozinha nessa jornada... 

"É sempre necessária alguma escuridão para ver estrelas." (Pág. 85)
Eu adorei esse livro. Adorei a forma como ele foi escrito. Adorei as referências de outros livros que as autoras fazem. Em vários diálogos entre Sophie e Léo encontramos referências à Jogos Vorazes, Harry Potter, As Crônicas de Nárnia e Crepúsculo. É maravilhoso ! Eu adorei. Infelizmente, apesar do gosto pela leitura, a personagem principal não me agradou muito. Foi por isso que eu dei quatro estrelas. Vocês lembram do post que eu fiz, falando sobre a representação feminina nos livros ? (Não  ? Cliquem aqui para conferir, então ! ) Pois bem. Eu gosto de personagens fortes, independentes e que tem vontade própria. Feminista ? Sim, com certeza. E foi por isso que Sophie me desagradou. Ela não consegue se olhar no espelho, e ver uma qualidade. Ela tem vergonha de ter uma voz incrível, e não quer que ninguém a ouça, ela acha surpreendente que uma pessoa a elogie. What ?! Isso me irrita, e personagens assim me deixam com raiva, o que acaba prejudicando minha leitura. Mas, confesso que depois fui ignorando e até que esqueci um pouco disso, fazendo com que me leitura fluísse bem. Até porque, em terceira pessoa fica melhor, se fosse em primeira seria muito cansativo. Por fim, recomendo bastante esse livro. A leitura é agradável, e consegue nos prender. Com um quê de Alice no País das Maravilhas, essa história de fato me conquistou, e tenho certeza de que ainda vai conquistar muitos leitores pelo Brasil.

"Nem tudo o que queremos este mundo nos dá."(Pág. 223)
                                                     

É isso, espero que tenham gostado da resenha, e que se interessem pelo livro. Não deixem de comentar, e dizer o que acharam da resenha, e se gostou do livro - no caso de já terem lido.



Beijos,
Ana. 





14 comentários:

  1. Adorei a resenha. Eu nunca tinha lido um livro de fantasia brasileiro. Eu comprei ele nas ainda não li. To ansiosa pra ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. Eu também não leio muitas fantasias Brasileiras, mas gostei bastante desta. Espero que goste do livro :)
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  2. Anjo mudei meu link agora é literanerd.blogspot.com desculpe pelo transtorno :(

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser muito bom.
    Adoro fantasias, e que eu me recorde ainda não li nenhum nacional.
    Com certeza esse está indo pra minha lista.
    Adoreia resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal mesmo ! Também adoro fantasias. Adoro imaginar um mundo diferente do real enquanto estou lendo. É um dos meus gêneros favoritos. Esse foi um dos primeiros que li, nacional, e acho que estou começando bem. Até agora não me decepcionei com nenhum.
      Obrigada, e que bom que gostou da resenha,
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  4. Eu estou suuper ansiosa para ler esse livro, Logo que a Carolina Munhoz divulgou ele eu já sabia que iria amar. Não sei o que esperar tanto da Sophia, mas com certeza deve ser maravilhoso do jeito dela.

    Boa resenha :)
    http://quehajapaciencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estava muito ansiosa para ler esse livro. Lembro que cheguei a contar os dias para o lançamento, e para quando eu finalmente iria compra-lo rsrsrs. Fui com muitas expectativas, e acho que ele correspondeu a todas. Nunca tinha lido nada da Carolina, mas sei que ela já escreveu outros livros. Agora quero muito poder ler esses outros. Adorei a escrita desse livro.
      Obrigada !
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  5. Oie!
    Esse livro não me apeteceu :/
    Mas sua resenha foi bem explicativa, adorei!
    Beijos

    http://www.finalmentelendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabi !
      Sério :/ ? Hmm.... que pena, mas entendo. As vezes um livro simplesmente não combina com a gente, sei bem como é isso.
      De qualquer forma, que bom que gostou da resenha, e obrigada.
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  6. Estou com muita vontade de ler este livro, pois recentemente li Féerica, da Carolina e gostei muito, fiquei com vontade de ler mais obras da autora. Gostei muito da sua resenha, me deixou muito curiosa. Parece ser uma fantasia cativante. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li nada da Carolina, mas depois desse livro, quero procurar outros dela para ler. Adorei a escrita desse, é muito empolgante e consegue prender o leitor. Que bom que gostou da minha resenha, e que ficou curiosa com o livro. Eu recomendo bastante que leia, e não se esqueça de dizer o que achou quando fizer isso rsrs.
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  7. Oi, Ana! Tudo bem?
    U-A-U! Que resenha, hein? Gostei muito! Não fazia ideia que esse livro da Carol e da Sophia era tão bom assim, com uma história tão interessante. Obrigada mil vezes pela dica!

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ! Tudo bem, sim ! Ai, que bom que gostou da minha resenha. Muito obrigada <3 Fico muito feliz, mesmo. Achei o livro muito bom e a escrita da Carol e da Sophia é realmente muito cativante ! Não precisa agradecer, vou ficar até sem graça agora hahaha :* Eu é que tenho que agradecer pelo comentário !
      Beijos,
      Ana.

      Excluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo