[Dicas Literárias] 10 livros que não fazem parte de série.

Boa tarde leitores ! Finalmente, depois de um tempinho, voltamos com a coluna do blog "Dicas Literárias", que tem a função de sugerir coisas interessantes a respeito do mundo dos livros. Da primeira vez fizemos um post relacionado ao canal Epic Reads, que vocês podem conferir clicando aqui. Hoje resolvemos trazer uma seleção de livros muito especial. A ideia inicial na realidade foi da Pam, do canal e blog Garota It. Neste vídeo aqui, ela sugeriu 10 livros que não fazem parte de série. Achamos muito legal, e resolvemos fazer também as nossas sugestões. 

Não sei se vocês já perceberam, mas ultimamente parece que é um tipo de modinha escrever séries. Sei lá, o que eu acho é que o autor escreve um livro que faz muito sucesso e escreve uma continuação, na expectativa de alcançar o mesmo resultado, porém algumas vezes isso não acontece. Eu, particularmente, adoro séries ! Não estou aqui para criticar essas coisas maravilhosas que nos completam ou nos destroem não é mesmo ? Estamos aqui, humildemente, oferecendo sugestões de livros únicos, que fazem uma diferença enorme na nossa vida, sabe ? Que nos deixam uma mensagem legal, ou que simplesmente nos divertem. Vamos lá, então. Quando falarmos de cada livro, vai ter um breve texto, só para explicar mesmo sobre ele e porque nós o indicamos. Entendido ? Então, vamos às dicas !. 

De baixo para cima (na foto) temos: 

Eleanor & Park da escritora Rainbow Rowell:

Esse com certeza no final do ano vai estar no top 10 de melhores leituras. Publicado no Brasil pela editora Novo Século, o livro aborda a chegada de Eleanor, uma menina muito diferente dos padrões nas sua nova escola. No trajeto do ônibus escolar ela conhece Park, um garoto que primeiramente fica intimidado com a sua personalidade, mas que logo se transforma em curiosidade pelo jeito de ser da menina. Não sei deixem enganar por estas linhas. Nem que eu tentasse não conseguiria traduzir em palavras a quantidade de reflexões que os livros nos traz como: o comportamento dos adolescentes no ensino médio, a importância do equilíbrio no meio familiar. É um misto de drama e romance na medida certa, sem ser meloso em nenhum momento. 

Como eu era antes de você da escritora Jojo Moyes:

Essa recomendação é voltada para os amantes de livros românticos. O livro publicado pela editora Intrínseca, nos apresenta a história de Lou Clarck, uma mulher comum que assiste sua vidinha pacata virar de cabeça para baixo ao perder o emprego no café onde trabalhou por anos, devido ao fechamento do estabelecimento. Em busca de um novo emprego ela se depara com Will, um patrão muito peculiar, pois ele é tetraplégico e há anos está mergulhado em uma depressão profunda. A função de Lou é ser cuidadora dele, e com o passar dos dias convivendo com Will, Lou vai descobrir muito a respeito dele e também de si própria. Esse livro, apesar de ser focado no romance, nos traz umas reflexões muito interessantes e até mesmo confronta nossas convicções de certo e errado. É quase angustiante terminá-lo.

Extraordinário da escritora R.J Palacio: 

Esse livro, na minha opinião, devia ser lido por todos. Acho que as escolas deveriam adota-lo como paradidático, porque todo mundo deveria lê-lo pelo menos uma vez na vida ! Publicado pela Intrínseca, e narrado em vários pontos de vista, o livro vai contar a história de August, ou Auggie, um menino muito especial, em todos os sentidos possíveis. Ele nasceu com um problema genético, o qual teve sequelas em seu rosto, fazendo com que ele não fosse igual ao de todo mundo. Auggie nunca foi a escola, mas agora irá vivenciar seu primeiro ano escolar. Não vou falar muito, porque se não vai virar resenha, aliás tem uma lá no insta, e em breve vou transferi-la para cá, ok ? Enfim, então paramos por aqui. Esse livro nos trás tantas emoções, que é até difícil explicar. Você consegue ver, pelo ponto de vista de crianças, como é ser diferente em um mundo onde as pessoas são praticamente "catalogadas" por sua aparência. E Auggie nos mostra que não é sua beleza, ou o fato de ser igual à todos, que te torna capaz de fazer algo, e sim sua força de vontade.

A Lista Negra da escritora Jennifer Brown:

A Lista Negra é outro livro que devia ser lido por todo mundo, especialmente alunos de Ensino Médio, por ter esse cenário. Neste livro, publicado pela editora Gutenberg, observaremos de perto, já que é narrado em primeira pessoa, o Bullying e suas consequências, tanto para quem sofre, quanto para quem pratica. Inclusive tem resenha dele aqui. Nessa história, conheceremos Valerie, uma garota que teve a vida completamente destruída pelo Bullying. Ela namorava Nick, que também era vítima da descriminação, porém diferente dela, guardava rancor e ódio das pessoas que o praticavam, e isso resultou numa tragédia, que arrasou a escola onde estudavam. Valerie costumava escrever em um caderninho, o qual chamava de A Lista Negra, os nomes da pessoas que a incomodavam, coisas pela qual passava, e Nick começou a ajudar nisso. Mas ninguém imaginava que, durante as conversas com a namorada, ele planejava literalmente acabar com a vida daqueles que praticavam o bullying com o casal.  Gente, esse livro me deixou tão mexida, que eu começava a chorar por nada enquanto o lia. O sofrimento de Valerie e os olhares das pessoas a culpado... Você consegue perceber que o que parece apenas um apelido inocente pode acabar tomando dimensões assim, enormes e completamente trágicas. Recomendo para todos ! 

A Extraordinária Garota Chamada Estrela do escritor Jerry Spinelli. 

Apesar de eu estar recomendando este livro aqui, preciso logo avisar que ele não é para todo mundo. Pessoas que não sabem compreender a mensagem de um livro, não vão gostar desse. Isso acontece porque ele é basicamente um livro de cotidiano, não temos muitas cenas de ação, nem nada. Como a Pam falou na resenha dela, o livro inteiro é uma grande metáfora, afinal, Estrela ? Que tipo de nome é esse ?. Então, para começo de conversa, não é a personagem principal que narra a história, e também não é em terceira pessoa. O narrador desse livro é o Leo, um garoto comum e que leva uma vida normal e como qualquer outro. Tudo começa com a chegada de uma garota nova na escola, Estrela. Todos queriam vê-la, conhece-la, afinal não é todo dia que conhecemos uma pessoa com um nome tão peculiar. E, é claro, que tem tudo a ver com ela. Mesmo não recebendo o melhor tratamento das pessoas, ou sendo ignorada, Estrelea não se importa em sorrir, ou cantar Parabéns pra Você, ou mesmo mandar presentes anônimos para as pessoas. E isso no começo, é admirado pelos outros, mas depois faz com todos comecem a odiá-la, achando que tudo era uma grande encenação. Uma pessoa tão agradável e feliz não pode existir, certo ? Errado. Pode sim, e Estrela existe. E vai deixar sua marca, não só na escola onde estudou, mas também em todos os leitores desse livro maravilhoso ! 

Então, conheci minha irmã  da escritora Chirstine Hurley Deriso:

Esse foi um dos livros mais fofos, leves e ao mesmo tempo divertidos que li esse ano. Apesar de não ser muito conhecido, o livro com certeza conquista qualquer um que o lê na primeira página. Nele, conhecemos Summer, uma jovem um tanto quanto "desleixada", que faz de tudo para não viver na sombra de sua irmã, Shannon, que morreu um ano antes de seu nascimento, e parecia ser a perfeição em forma de pessoa, pelo menos até onde sua mãe contava. Até que em seu aniversário, Summer ganha de sua tia um diário escrito por Shannon, no verão antes de sua morte. Com isso, Summer irá  finalmente conhecer sua irmã, sem os filtros colocados pela família, que transformavam a garota em praticamente uma santa. Esse livro é incrível por tratar de várias coisas, e não ser cansativo. Nele, encontramos muito relacionamento familiar, muitos questionamentos pessoais de Summer e até mesmo uma pitada de romance ! Completo, sem tirar nem por. Recomendo para todo mundo que procura uma leitura rápida, mas muito bem desenvolvida.

Como Dizer Adeus em Robô da escritora Natalie Standiford:

O que dizer desse livro ? Muitos feelings surgiram em mim quando eu finalizei essa leitura. Amor, raiva, pena... amor de novo, tristeza, enfim. Apesar de quase não ser conhecido, pelo que eu já vi, esse livro tem todo potencial de um best-seller ! Temos diversas relações em um livro só. O romance é uma coisa incrível, por não só tratar de amor e mi-mi-mi. É muito mais que isso ! A relação de Jonah com seu irmão, completamente oposta à que tem com seu pai. A relação de confiança e amizade que cria com Bea. Temos tantos laços nesse livro, que é difícil escrever aqui. Enfim, paramos com a história por aqui, porque se não eu acabaria dando spoiler. Tem resenha dele lá no insta, é só vocês procurarem a fotinho. Recomendo para todo mundo. É uma leitura que, de fato, nos deixa pensando por muito tempo, mesmo depois de terminar de ler.

O futuro de nós dois dos escritores Jay Asher e Carolyn Mackler: 

Este livro pode ser definido facilmente em três palavras: leve, fofo e muito divertido. Para quem busca uma leitura fácil, rápida e prazerosa acho que ele é uma das melhores opções. Publicado pela editora Galera Record, o livro nos traz o ano de 1996, uma época em que os computadores ainda não eram tão populares assim. Mas, uma coisa surpreendente acontece com nossos personagens principais Emma e Josh. Ao instalar o novo computador de Emma, e inserir um CD- Rom, eles são apresentados a uma das mais populares redes sociais da atualidade: O Facebook. Sim, mas como isso seria possível já que ele seria apenas inventado dali a alguns anos ? Não sabemos como nem por quê, porém através desta ferramenta, ambos conseguem ter acesso ao seu futuro. Pra quem gosta de redes sociais como eu, essa sugestão é muito interessante, pois é muito engraçado ver a interação dos personagens com o desconhecido Facebook e como isso vai impactar nas suas vidas. Um dos meus livros preferidos desde que o li no ano passado.

O histórico infame de Frankie Landau-Banks da escritora E. Lockhart:

Chegamos ao meu queridinho do momento <3 Palavras não descrevem o quanto gostei e fiquei apegada a esse livro. De maneira resumida, ele irá narrar a história de Frankie, uma garota que aos 15 anos passou por diversas transformações, tanto físicas quanto mentais. E ao entrar no ensino médio, sua nova atitude irá levá-la a conhecer seu namorado Matthew, um dos garotos mais populares da escola. Ao se envolver com ele, Frankie é apresentada à mais prestigiada sociedade secreta da escola Alabaster: A Leal Ordem dos Bassês. Porém, a sociedade tem uma regra: garotas não são permitidas como membros. Insatisfeita com esse ideal machista, Frankie fará de tudo para mudar essa realidade. O livro traz diversas questões da atualidade para discussão, com destaque para o feminismo, diversas vezes citado e incrivelmente presente para uma personagem de ensino médio. E a escrita da Lockhart é incrível e impossível de largar. Recomendo pra todo mundo que começa a conversar comigo, haha.

Fale ! da escritora Laurie Halse Anderson

Para encerrar a sessão, não podíamos deixar de falar de uma das nossas mais recentes e impactantes leituras. Fale ! nos apresenta Melina Sordino, uma adolescente prestes a ingressar no ensino médio e que tinha tudo para levar uma vida normal. Porém, um trauma recente no passado de Melinda faz com que ela se feche para as pessoas e para o mundo em geral, fazendo essa nova fase ser quase uma tortura na sua vida. Convicta de que ninguém realmente se interessa no que tem a dizer, a garota não compartilha suas aflições com ninguém, nem mesmo com a própria família, que parece não dar a mínima para os seus sentimento. Esse livro foi uma grande lição e uma grande reflexão pra mim. Ele nos introduz em um universo cruel, onde percebemos o qual raro é encontrar pessoas que de fato se interessam com o nosso bem estar. A dor de Melinda se transforma na nossa dor e ao terminar o livro é difícil não encarar a realidade com outros olhos. Laurie Halse Anderson mais uma vez nos presenteando com livros maravilhosos.

Espero que tenham gostado das dicas, não deixem de comentar suas opiniões ! Quais seus livros solo favoritos ? Beijos, e até o próximo post.


~ Ana e Bia











21 comentários:

  1. Ola meninas.
    Me interessei por quase toda a lista.
    Mas nomeei qual eu compraria de fato.
    Vocês deram dicas bem interessantes.
    Beijooooos

    http://leituradelua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, esses são quase que nossos livros preferidos hahaha
      Beijos,

      - Bia

      Excluir
  2. Olááá!
    aaah! Adorei a lista!
    AINDA NAO LI NENHUM ACREDITA?! estou louca para ler Eleanor e Park
    e qualquer livro da Jojo!
    Adorei a idéia... séries as vezes são muito cansativas!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, as vezes são cansativas e nem sempre estamos com tempo sobrando para poder conclui-las, principalmente se todos os livros já tiverem sido lançados. Fico feliz que tenha gostado das dicas. Eleanor e Park é um livro muito bom, realmente recomendo. E preciso ainda ler mais livros da Jojo !

      Beijos,

      - Bia

      Excluir
  3. Oiii. Ainda não li nenhum desses, mas quero ler vários dessa lista. Também gosto muito de livros solos. às vezes são melhores que algumas séries, embora, tenham várias que eu goste. hehehhe. Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito de séries também ahahaha tenho aos montes aqui em casa. As vezes só é difícil conclui-las, porque nem sempre o tempo ajuda. Por isso que livros únicos as vezes são melhores. Mas amo ambos os estilos. Que bom que gostou das dicas *-*

      Beijos,

      - Bia

      Excluir
  4. O Futuro de nós dois, Como eu era antes de você e Extraordinário já li e são bem bacanas. Preciso conhecer Como dizer adeus em robô.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo né *-* ? Três dos meus livros preferidos. Espero que você leia em breve e que goste. Beijos,

      - Bia

      Excluir
  5. Oi!
    Adorei as dicas.
    Quero muito ler Eleanor e Park, Como eu era antes de você e A lista negra.
    Estou lendo Extraordinário no momento *o*
    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os três são ótimos, espero que você leia em breve pra conferir sua resenha no blog.
      Espero que esteja gostando de Extraordinário, foi um livro muito legal pra mim. Acho que vai acabar parando na sua sessão de quotes ahauaha Beijos,

      - Bia

      Excluir
    2. Com certeza vai parar lá sim, haha.
      Te marquei numa tag lá no blog ^^
      Construindo Estante

      Excluir
  6. Oi, meninas! Tudo bem?
    Caramba, adorei essa postagem! Gosto de séries mas prefiro mil vezes livros únicos, então vocês podem imaginar a minha reação ao ver esse monte de dicas. Alguns já tinha ouvido falar e já estão na minha lista, mas outros, como A Extraordinária Garota Chamada Estrela e A Lista Negra, não havia lido comentário algum. Gostei!

    Um beijo enorme,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da postagem e se interessou pelo livro A Extraordinária Garota Chamada Estrela. É um livro muito legal e que passa uma mensagem bacana.

      Beijos,

      - Bia

      Excluir
  7. Gostei muito das dicas, todos os livros parecem ótimos! Tenho muita vontade de ler Como eu era antes de você, gosto muito de leituras que trazem reflexões. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Venha participar do sorteio que está rolando no blog, valendo um livro nacional incrível aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou *-* Eu também, adoro que os livros me façam pensar sobre alguma coisa. Como eu era antes de você faz bem esse estilo e espero que goste !
      Aguardarei sua resenha dele no seu blog !

      Beijos,

      - Bia

      Excluir
  8. To doida pra ler Eleonor e Park. Mas Como eu Era Antes de Você... nossa, detestei esse livro =P E só ouço boas opiniões sobre Fale! Mas imagino que o livro seja bem denso. Até pelo tema que ele aborda

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eleanor e Park é um livro muito legal. Espero que você goste quando ler. E sério que não gostou de Como eu era antes de você ? Que pena, eu achei ele bem legal mas entendo os motivos de quem não gosta. Fale ! é um livro muito bom, mas de fato denso. A leitura se torna um pouco leve pelo ambiente de ensino médio, mas as situações que são colocadas são bem complicadas e nos passam umas emoções bem fortes.

      Beijos,

      - Bia

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Gostei muito das suas dicas eu já li a lista negra e como conheci minha irmã, tenho muita vontade de ler fale!, Eleonor & Park e também extraordinário, e os outros qu7e você indicou, porém os três que eu citei é o que ler antes.
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo ótimo e você ?
      Que bom que gostou *u* Extraordinário é simplesmente incrível. Eleanor & Park também e Fale é muito, muito, muito bom ! Aliás... amo todos esses que estão ai nessa lista rsrsrs :).
      Obrigada por comentar,
      Beijos,
      Ana :D

      Excluir
  10. Que bom que consegui te passar uma ideia boa desse livro *-* Comprei ele sem muitas pretensões mas acabou me conquistando logo nas primeiras páginas. Caso se interesse, tem a resenha completa aqui no blog. Espero que quando você leia tenha as mesmas boas impressões.
    Obrigada pelo comentário *-* Beijos,

    - Bia

    ResponderExcluir
  11. Eu estava precisando de dicas assim, to fugindo de séries.
    Desses só li A Lista Negra (minha melhor leitura do ano).
    Como eu era antes de você me animou a leitura pelo filme com a Emilia Clarke, sinto que chorarei pela sinopse.
    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo