Resenha: Se Eu Ficar


Título: Se Eu Ficar.

Autor (a): Gayle Forman. 

Páginas: 196.

Editora: Novo Conceito. 

Estrelas: 5/5.


Bom, antes de mais nada, atenção: prepare seus lencinhos, esse livro pode te fazer chorar ! Agora que já estão avisados, vamos lá. Como a editora Novo Conceito estava fazendo muito burburinho á respeito desse livro, todos estavam elogiando e em breve teremos o filme, decidi não ficar para trás e fui pesquisar algumas resenhas e ver o trailer. É claro, não teve como. Comprei o livro, e estava roendo as unhas para poder começar a lê-lo, já que eu ainda estava terminando minha leitura de Perdida. Quando, enfim, pude começar a ler, percebi que o livro iria com toda certeza me conquistar. Eu não sei se vocês já perceberam, pelo instagram e por aqui no blog, mas eu meio que tenho imã para esses livros tristes.... A Culpa é das Estrelas, Um Amor para Recordar... e agora Se Eu Ficar ! Claro que ele entrou para a minha lista de queridinhos no quesito água-com-açuar. Agora, vamos á resenha:

Mia é uma garota de 17 anos cheia de sonhos e com sua vida inteira planejada. Ela tem um bom relacionamento com sua família, um namorado bacana chamado Adam e acabara de fazer um teste para entrar para Juilliard. Ela tinha cinco ou seis anos quando tocou violoncelo pela primeira vez, e com dez já participou de seu primeiro recital. A música está muito presente na vida de Mia, e é claro durante todo o livro temos várias referencias clássicas. 

"Ás vezes você faz escolhas na vida, e ás vezes as escolhas fazem você. Essa é a beleza das coisas."

Sabe quando tudo está dando muito certo, e de repente as coisas mudam, e tudo começa a dar errado ? Pois é... é isso que acontece com Mia. O que era para ser apenas uma visita á amigos da família, acaba tornando-se uma grande tragédia, que vai mudar a vida da garota para sempre. Um acidente de carro, que uns dizem ter sido causado pela neve, e outros culpam apenas o caminhão que bateu de frente com o carro da família, muda completamente o rumo da história de Mia

A última coisa de que ela se lembra, foi a música. A sonata para violoncelo nº 3 de Beethoven, que mesmo depois de o carro ficar completamente estraçalhado, continuara a tocar na cabeça de Mia. Ela percebe então, que perdeu sua mãe e seu pai no acidente, e não sabe o paradeiro de seu irmão Teddy. Parecia que a garota fora a única a sair ilesa da batida. Pelo menos era o que ela pensava...

Depois que a ambulância chega ao lugar, Mia percebe que, na verdade, ela não está exatamente viva como pensa. Segundo os paramédicos, a menina está na escala 8 do coma glasgow, mas de alguma forma, consegue ver tudo o que se passa ao seu redor. É como se, seu corpo estivesse adormecido, mas ela estivesse viva. E só ela mesma poderá decidir, se ficará, ou se morrerá. 

"Todos nós queremos que você fique. Eu quero que você fique mais do que já desejei qualquer outra coisa na minha vida (...) Mas esta é a minha vontade e vejo que talvez possa não ser a sua. Então, eu só queria dizer que entendo se você decidir partir. Tudo bem se tiver de nos deixar. Tudo bem se você  decidir parar de lutar." 
Mas como ela pode ficar sem sua mãe, seu pai e seu irmão ? E como pode partir deixando Adam, seus avós e sua melhor amiga, Kim ? A decisão está nas mãos dela. Só ela mesma pode decidir se quer viver ou não. 

Como que já falei para vocês, definitivamente esse livro virou um dos meus queridinhos. A história é muito tocante e ao mesmo tempo leve. A escrita da autora é incrível, fazendo com que o livro passe muito rápido. Aliás, o tempo dele é de 24 horas. Assim, ele não tem capítulos, e sim horas. Conforme as horas vão passando, as páginas são guiadas. Fora que nunca fica chato, porque você está sempre descobrindo coisas novas sobre a personagem, e vários flashbacks são colocados. É como se o próprio leitor fosse apresentado á personagem, e eu adorei isso ! 

Se Eu Ficar foi um livro 100% na minha opinião. O livro não deixa de ser triste e emocionante, ao mesmo tempo que é bastante bem humorado, apesar de tudo. Adorei as relações entre os personagens, enfim, gostei de tudo. O final, então, foi um dos mais emocionantes que eu já li ! A continuação, Para Onde Ela Foi, será lançada em outubro, e já está nas minhas prioridades. Fora que esta, estará na visão de Adam o que eu acho que será muito interessante ! 

"Fique (...) Não há como descrever o que aconteceu com você. Não tem nenhum ponto positivo nisso. Mas existe um motivo para você viver."
Para quem não sabe, o livro estará nas telonas em breve. Para ser mais exata, mês que vem poderemos ver essa história nos cinemas. Quem irá protagoniza-lo é a Chloë Moretz, e eu espero que o filme esteja bem fiel ao livro. Já assisti o trailer, como já falei ali em cima, e gostei do que vi. Inclusive, vou deixar-lo disponível aqui para vocês verem !



O trailer ficou lindo né, gente ? Já dá até vontade de chorar ! Enfim, espero que tenham gostado da resenha ! Não esqueçam de deixar um comentário aqui, dizendo sua opinião !
Beijos,
~ Ana~


18 comentários:

  1. Já precisava antes desse livro, AGORA NECESSITO! Adorei a resenha :3

    www.umaunicornio-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, muito obrigada ! Que bom que gostou da resenha, e que se interessou pelo livro. Se Eu Ficar é muito amorzinho ! Recomendo muito.
      Quando ler, faça resenha para sabermos sua opinião :3
      Beijinhos,
      Ana

      Excluir
  2. Oiee, tudo bem?

    To doida pra ler esse livrooo. Vai ser o primeiro que vou comprar na Bienal huahuahua não me aguento de curiosidade. Confesso que dei uma olhada bem rápida na sua resenha mas é que já me mostaram o trailer do filme e já peguei muito spoiler ='(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie ! O livro é muito bom mesmo, também estava super curiosa quando comprei, porque todo mundo estava comentando, e o filme está prestes a estrear...então. Confesso, que não tenho muitos problemas em relação a spoilers, mas assim, depende do spoiler. Assisti o trailer antes mesmo de ler, mas garanto que isso não prejudicou nem um pouco a minha leitura ! Espero que você goste do livro <3
      P.S: Que sortudaa !!!! Queria tanto ir na Bienal... mas não vai dar :/
      Beijos, obrigada por comentar !
      Ana

      Excluir
  3. Li o livro, no começo do ano, por causa do filme (porque acho que perde um pouco a mágica, ver e depois ler), mas não me arrependi mesmo. Sei que chorei como um bebê e quando achava que tinha parado, começava o choro demais. Achei os flashbacks importantes porque fizeram com que sentíssemos a perda dela, sabe? Se não, os pais/o irmão dela seriam só mais uns personagens que morrem.

    Abraços,

    Cabeças de Vento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, também chorei com o livro, e agora toda vez que vejo o trailer fico com muita vontade de chorar de novo ! Imagine quando assistir o filme...Pois é. Também gostei dos flashbacks, porque a gente conhece mais da personagem, da vida dela, de como tudo era antes do acidente, já que o livro já se incia próximo a esse acontecimento, e nós não temos muito conhecimento sobre a personagem principal.
      Obrigada por comentar !
      Beijos e abraços <3
      Ana

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Então, eu sou dona de um blog e estou procurando por parcerias e gostaria de saber se vocês estão dispostas a firmar uma comigo?

    http://quehajapaciencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa Lara, tudo bom ? Dei uma olhada no seu blog e acheu muuito fofo ! É claro que estamos interessadas em uma parceria. Irei adicionar teu link nos parceiros que fica aqui na página e ficaremos sempre olhando e comentando no teu blog. Se houver mais alguma coisa que tenhamos que fazer para ser parceira, é só nos avisar que faremos ! Beijos !

      - Bia

      Excluir
  5. Oi! Eu gostei da trama, mas não me emocionou como esperei, mas é um livro bonito e estou ansiosa para ler a sequencia, narrada pelo Adam, que foi personagem favorito.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Hmm... sei bem como é isso. Acho que às vezes, nós vamos com expectativas demais para cima de alguns livro, e só por causa disso eles não nos parecem assim tão bons, porque não corresponderam ao que achávamos que iria ser. Também imaginava que esse livro seria uma coisa um pouco mais..."A Culpa é das Estrelas", o que na verdade não aconteceu. Quero dizer, eu chorei sim, rsrsrs, mas controladamente. Mas de fato, é um livro muito bonito, e achei a escrita da autora muito tocante ! Também estou doida para ler a sequência.
      Beijinhos,
      Ana :)

      Excluir
  6. Olá,
    Eu li esse livro e absolutamente amei, é maravilhoso. Já vi o trailer do filme e fiquei com os olhos marejados, estou mega ansiosa pra ver a adaptação nas telinhas!
    Beijos.
    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amei o livro e estou muito ansiosa para ver o filme. Espero que esteja fiel ao livro... O trailer sempre me deixa meio chorosa. Toda vez que eu assisto, meus olhos ficam imediatamente marejados hahaha ^^
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  7. Sou ao contrário, quando vejo um livro bombando demais, passo longe! Hahah. Se eu não li ele antes de bombar, vou esperar a febre passar ou então nem vou ler. Não costumo me interessar pelo que todo mundo ama, não considero isso uma qualidade minha mas também não um defeito. Só que sei lá, parece que perde a graça quando todo mundo tá maluco falando de alguma coisa. Gosto do que é diferente. Já ouvi muita gente falar desse livro, me pareceu interessante dentro da proposta por ele apresentada e talvez ele entre pra wishlist. Só espero que não seja como um livro do Sparks da vida, e me surpreenda (: hehe

    XO, Belle Hendges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belle !
      Eu entendo, e inclusive conheço muitas pessoas que não curtem muito ler as coisas quando está todo mundo comentando. Até mesmo pela quantidade de spoilers que sai, é bem desagradável e até desanima as vezes. Mas, assim como você, não sei se é qualidade ou defeito, mas eu sou muuito curiosa sabe ? Quando ouço alguém falar sobre algo, já quero logo saber o que é e isso se aplica também aos livros kkk Gostei muito da leitura de Se Eu Ficar, é bem interessante e foi uma leitura que gostei muito. Mas confesso que até pela tragédia envolvida, acho que ele tem uma pegada meio Sparks sim, mas sem tanto mel ... entende ? Os dramas dele são um pouco mais melodramáticos. Espero que quando você ler, você goste *-*
      Beijoos,

      - Ana

      Excluir
  8. Adorei a resenha! O enredo parece ser bem intenso, afinal, é uma decisão muito difícil. Parece ser uma ótima leitura, fiquei curiosa para saber que final tão emocionante é este que a estória levará! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      Obrigada por ter gostado da resenha. Espero que você leia em breve pra que possamos ler sua resenha também *-* O livro é de fato bem intenso e mexe com umas escolhas bem complicadas. Eu nunca queria estar no lugar da Mia. É bem emocionante e acho que vai te agradar !

      beijos <3

      - Ana

      Excluir
  9. Li esse livro há pouco tempo e também gostei *---* Chorei apenas uma vez, e nem foi efetivamente por causa do livro, mas sim porque em uma passagem eu me lembrei de uma parte da minha vida e fiquei triste ao ponto de chorar demais!
    Estou bastante ansiosa para assistir ao filme, que tem tudo para ser tocante <3

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei o livro, passa uma mensagem tão linda e ao mesmo tempo tão angustiante. Não foi um livro que me fez chorar desesperadamente como A Culpa É das Estrelas mas me fez refletir e ficar com um aperto no coração. Espero que o filme possa transmitir tudo isso e mal posso esperar pela continuação !

      Beijos,

      - Bia

      Excluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo