Resenha: Perdida



Título: Perdida: Um amor que ultrapassa as barreiras do tempo.

Autor (a): Carina Rissi.

Páginas: 362.

Editora: Verus. 

Estrelas: 5/5.



Bom, já faz um tempo que eu terminei de ler Perdida, e posso dizer que ainda estou com esse livro na cabeça. Eu estou em um projeto pessoal de ler mais livros nacionais esse ano, então estou digamos que... estou "caçando" novos e bons autores. Antes de mais nada, quero deixar bem claro que a Carina não é nova nesse universo de autores. Perdida foi seu primeiro romance, mas ela já escreveu também o livro Procura-se um marido e a continuação de Perdida, Encontrada que será lançado na Bienal desse ano em São Paulo ! Agora, voltando ao assunto, em meio a busca de livros nacionais, acabei me deparando com a capa de Perdida no google, e ficando completamente apaixonada por ela ! Não sou muito dessas que julgam pela capa, mas acabei, por um grande acaso do destino, ficando interessada no livro e procurando a sinopse. Depois de muito tempo, acabei comprando e posso dizer que os quase seis dias que passei lendo esse livro valeram completamente a pena. 

"Ficar sem internet era como se eu deixasse de existir, não fizesse mais parte do mundo. Completamente isolada virtualmente.” (pág. 12)
Sofia é uma jovem moderna, que não sabe viver sem eletrônicos, e que não acredita em casamento, contentando-se apenas com os romances de seus livros de época. Ela trabalha para um chefe mau-humorado em um escritório, e passa seu tempo livre na internet, lendo ou simplesmente descontraindo com sua melhor amiga Nina e todos os seus amigos.  

As coisas na vida de Sofia estão prestes a mudar... mas ela nem imagina.

Depois da notícia de que Nina convidaria seu namorado, Rafa, para morarem juntos, os amigos decidem comemorar em um barzinho ali perto. Mas, depois de exagerar só um pouquinho na bebida, Sofia precisa ir ao banheiro, e lá acaba deixando seu celular cair na privada. Para uma menina completamente dependente das modernidades aquilo parecia o fim do mundo !

Como ela não iria conseguir ficar muito tempo sem seu aparelhinho, logo no outro dia Sofia sai para comprar um novo, deparando-se com uma vendedora simpática, atenciosa e muito misteriosa. A mulher, que diz saber exatamente o que ela precisa, oferece á Sofia um celular que seria o ideal para ela, por um preço bastante em conta. Sem prensar muito sobre o assunto, é claro, ela compra o aparelho.

“Está na hora de começar a crer que existem mais coisas no universo além daquelas que os seus olhos podem ver. E finalmente começar a viver sua vida! Você sempre a deixou para depois, esperando que ela acontecesse, mas nunca fez nenhum esforço para isso."(Pág. 41)

Apesar de parecer um celular comum, aquele novo eletrônico mudaria a vida de Sofia para sempre. Como ela não conseguiria aguentar nem mais um momento sem usar o celular, a menina abre antes mesmo de chegar em casa. Furiosa, percebe que o aparelho não liga, e de cara deduz que está com defeito. Mas, para surpreender tudo o que ela pensava, uma luz branca sai da tela do telefone que, sem mais nem menos...Buum ! 

A transporta para 1830. 1830 ! Século XIX !  

Completamente desnorteada e sem acreditar que aquilo realmente estava acontecendo, Sofia olha em volta a procura de qualquer sinal de que ela estava sonhando. Estaria ela bêbada e tendo alucinações ? Não era o que parecia. Sem saber para onde ir, ela é "socorrida" por Ian Clarke, um jovem daquela vila que a ajuda, levando-a para sua casa, julgando que a moça teria sido assaltada. 

Ian mostra-se muito solidário, mesmo não sabendo metade da história de Sofia, que não poderia simplesmente sair dizendo para todo mundo que veio do futuro, para ser mai exata, dois séculos á frente daquele ! Ninguém acreditaria. E assim, os dias vão passando. Mesmo sem entender o porquê de estar ali, Sofia mostra-se decidida a conseguir voltar, mas não deixa de fazer muitas amizades na nova casa, como o próprio Ian, Elisa, a irmã de quinze anos dele, Madelena, uma simpática cozinheira da casa, e é claro Storm, o cavalo mais teimoso e indomável dali, assim como a própria protagonista.

"— Tenho esperanças de que você encontre o cara certo um dia desses, sabia? Já tá na hora de viver uma história de amor de verdade e esquecer as dos livros. Acho que vai ser divertido ver como você vai se sair quando se apaixonar pela primeira vez.
— Eu já me apaixonei uma vez! E não tem nada de errado em gostar de ler histórias de amor, pelo menos nos livros elas têm final feliz! Não machucam ninguém."
Pág. 20
Em meio ás descobertas sobre aquela época tão distante, as dificuldades de adaptar-se á esse lugar e mesmo aos contatos súbitos e aleatórios da misteriosa vendedora, afirmando que ela só poderia voltar dali quando encontra-se o que procurava, Sofia acaba tendo todos os seus conceitos derrubados por um possível interesse amoroso em Ian. 

Mas como ela pode aproximar-se tanto daquelas pessoas, sem machuca-las quando for embora, sem nunca mais poder voltar ? Ela terá que descobrir como voltar ao século XXI, e se ela realmente quer voltar para sua vidinha superficial dali. 

"Eu estava ali para aprender. Aprender a amar, eu pensava. (...). E aprendi que uma vida simples podia ser a mais complexa de todas, a mais feliz de todas, sobretudo se o amor da sua vida estivesse ao seu lado. (...)."
Pág. 296
Posso dizer que Perdida foi um dos melhores livros que li recentemente ! Com uma temática diferente, e abordando algo que eu nunca havia lido anteriormente, as viagens no tempo, esse livro me conquistou em todos os sentidos. Fofo, divertido e ao mesmo tempo com vários assuntos de importância, já que vamos para uma época em que diversas coisas não eram como são hoje em dia, ele está equilibrado tendo todas as estrelinhas, na minha classificação. 

O romance é de um amorzinho sem fim. Ian foi um dos personagens que mais me divertiu, com seus diálogos com Sofia, já que quase todas as gírias usadas hoje em dia, não tinham sentido nenhum naquela época. Quando, ela soltava uma do tipo: "Beleza.", "Valeu." ou então "Você está um arraso" e o Ian ficava com aquela cara de interrogação eu dava altas gargalhadas sozinha. 

E podemos notar, que o livro não é só diversão, vemos as dificuldades da protagonista bem de perto, visto que a história é narrada em primeira pessoa, e eu, particularmente, fiquei bem tensa com algumas situações que ela passa, imaginando como eu me sairia se passasse por algo do tipo. 

Aonde já se viu casinha ao invés de banheiro minha gente ?????

Por fim, queria dizer que a escrita da Carina foi muito boa, na minha opinião ! Não deixou a desejar em nada. É uma leitura gostosa, divertida... enfim, tudo de bom ! Mal posso esperar pela continuação e por mais notícias á respeito do processo de adaptação cinematográfica que já foi confirmado pela própria autora, que também falou que a estréia será provavelmente em 2015 ! Vibremos !!!

                              — (...). E você não está perdida. Está exatamente onde deveria estar.
Pág. 41


Espero que tenham gostado da resenha ! Se você não leu, espero que tenha se interessado pelo livro. Não esqueçam de deixar uma blogueira feliz um comentário aqui com sua opinião. Se você leu, diga o que achou ! Adoro ouvir novas opiniões ^^ 

Beijinhos, 

~ Ana ~

15 comentários:

  1. Que resenha incrível, me deixou muito curiosa! Também sempre leio muitas resenhas positivas sobre este livro, está na minha lista e agora, lendo seus comentários, fiquei com mais vontade ainda de ler. Adoro estórias com viagens no tempo e esta parece ser bem construída. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada ! Que bom que você ficou interessada, o livro é realmente muito bom ! Antes de ler, eu também vi muitos comentários positivos a respeito deles, e isso só me deixou mais animada. Acho que é geral, hahaha, todos que já leram amam Perdida.
      Obrigada por comentar ! Beijos,
      Ana

      Excluir
  2. Oi Ana.
    E quem é que não se empolga com Carina Rissi? Todos são unânimes em elogiar esse livro.
    Eu gosto de narrativas que falam sobre viagens no tempo e histórias divertidas, acho que vou conseguir me encontrar nesse chick-lit.
    Esse livro já está na listinha dos desejados e de leitura, agora preciso arrumar um tempo pra ele.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a escrita da Carina é muito cativante. Não tem como não entrar na história dela. Eu, que nunca havia lido nada sobre viagens no tempo, acho que comecei com o pé direito nesse tema ! Espero que você goste, quando ler <3
      Obrigada por comentar. Beijos,
      Ana

      Excluir
  3. Já tinha ouvido falar dessa autora, mas nem sabia que era brasileira. Achei bem bacana, vi postarem um trecho desse livro no grupo Leitores Anônimos, no face. Talvez entre pra wishlist! hehe.

    Xo, Belle Hendges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, antes de pesquisar mais sobre o livro, também não sabia que a autora é brasileira ! O livro é ótimo. Super recomendo !
      Obrigada por comentar,
      beijos,
      Ana :)

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    OMG, sou doida para ler esse livro.
    E sempre vejo pessoas falando muito bem, que bom que foi uma das suas melhores leituras. Eu espero que quando eu comprar e ler ache a mesma coisa.
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ! Tudo bem, sim ^^ Eu realmente adorei esse livro... nem sei o que estava esperando para lê-lo hehe. Também espero que você goste tanto quanto eu quando ler. Obrigada por comentar, beijos <3
      Ana :)

      Excluir
  5. Tenho esse livro ! Gostei muito da história, é tipo um conto de fadas da atualidade, e o Ian, ai eu amo ele <3 Você sabe se terá continuação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a continuação é Encontrada e vai lançar na Bienal. Aguardo ansiosamente haha. Sobre o Ian... Suspiros. Adorei ele !
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  6. Oiee

    Adorei a resenha, ja li esse livro e comprei ontem o Encontrada louca para ler ele :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii, que invejinha hahaha aqui ainda não tem Encontrada para vender ! Se não chegar logo, vou pedir no submarino. Estou louca para ler também !
      Obrigada por comentar, e que bom que gostou da resenha !
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  7. Muito boa a resenha! Ando interessada nesse livro depois de ver que todo mundo está gostando, e agora com certeza entrou pra wishlist, sem falar que estou tentando ler mais obras nacionais. Não sabia que a Carina é brasileira :p

    www.umaunicornio-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada ! Que bom que gostou :) Também estou tentando ler mais livros nacionais esse ano. Super indico esse. A escrita da Carina é maravilhosa ! Virou um dos meus queridinhos esse livro <3 No começo também não sabia que ela era brasileira, só quando fui pesquisar sobre o livro que descobri rsrsrs.
      Beijos e Abraços,
      Ana :)

      Excluir
  8. Eu também encontrei esse livro quando estava procurando leituras nacionais!

    Amei o livro, a histórias e seus personagens... e que final foi esse, não? De arrasar o coração! Adorei sua resenha, me fez reviver os melhores momentos de Perdida. Lerei Encontrada assim que terminar minha leitura atual, Coração Ardente.

    Beijos
    Izabela
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo