Resenha: Garotas de Vidro.

 Título: Garotas de Vidro

Autor (a): Laurie Halse Anderson

Páginas: 272.

Editora: Novo Conceito

Gênero: Young-Adult

Estrelas: 4 estrelas




Garotas de Vidro é um livro que eu estava extremamente ansiosa para resenhar. Especialmente porque foi um tema que me interessou muito logo de cara e eu precisava compartilhar minhas opiniões com vocês. Como muitos sabem ou não eu acabei de concluir o primeiro período de Psicologia e ultimamente tenho pesquisado muitos livros que me mostrem um pouco de temas pertinentes para minha área. E ao escolher Garotas de Vidro, eu me transportei para a realidade das garotas que sofrem de um mal muito recorrente na nossa sociedade atual: os transtornos alimentares.

Lia é uma jovem de 18 anos que acabou de sair da sua segunda internação em clínicas de reabilitação para tratar seu problema com transtornos alimentares ( provavelmente anorexia ou bulimia, os sintomas são muito parecidos portanto não posso confirmar qual dos dois ) porém não parece estar fazendo progressos. Continua recusando-se a ingerir a quantidade recomendada de calorias, evita suas consultas com psicólogos e psiquiatras, não toma sua medicação e o que é pior: não admite que está doente. Para ela o que importa é perder mais e mais quilos para atingir um ideal praticamente inalcançável.

Tudo isso ainda piora quando sua melhor amiga Cassie, que inclusive também sofria dos mesmos transtornos, é encontrada morta em um quarto de motel misteriosamente. Além disso, ela ligou para Lia exatas 33 vezes e não foi atendida. Sentindo-se culpada pela morte da amiga, Lia começa a ser perseguida pelos fantasmas do seu passado e parece cada vez mais se afundar em depressão e autorrepugnância. Sua família começa a se preocupar de que ela esteja construindo sua estrada para o mesmo destino final de Cassie.

Esse foi um livro que me ensinou muito em diversos aspectos. A Lia é uma personagem completamente realista e por ser narrado em primeira pessoa, podemos entender e acompanhar o processo passo a passo do declínio físico e psicológico dela. Podemos sentir sua dor, angustia e ver a maneira distorcida com que ela enxerga a si mesma. É quase sufocante ter essas mesmas sensações e eu quase chorei em diversos trechos do livro. Uma das partes mais interessantes, é quando ela acessa os blogs, conhecidos aqui no Brasil como "Pró Ana e Pró Mia" e vemos o incentivo que essas meninas que sofrem de transtornos alimentares recebem de várias outras que passam pela mesma situação, como se isso fosse uma coisa boa. Esse exemplo dos blogs é real e vocês podem encontrar vários deles se colocarem as palavras chave no Google. ( Lembrando de fazer isso apenas a título de curiosidade ).

Falando de uma maneira mais pessoal agora, pude aprender também um pouco mais da atuação da minha futura profissão, e da importância da paciência e apoio dos psicólogos no processo de cura e reabilitação das pessoas que sofrem desse mal. Percebemos também a importância da aceitação daquele problema como uma doença para uma efetiva melhora do indivíduo, já que Lia só começa sua recuperação de fato quando aceita que está doente.

Por fim, gostaria de explicar que só tirei uma estrela desse livro por causa do início. Nas primeiras 50 páginas, a história é um pouco monótona, já que a autora descreve muitos fatos triviais e cotidianos, fazendo com que a leitura passe um pouco devagar. Mas não desista ! Depois de todo o mistério apresentado e no decorrer da trama é quase impossível largá-lo. Realmente é uma lição de vida e eu recomendo esse livro para todo mundo, principalmente aqueles que tem uma tendência aos transtornos alimentares, pois vemos o quanto essas doenças podem destruir o futuro das jovens.

~ Bia

6 comentários:

  1. Oi! Não li este livro, mas conheço o trabalho da autora de Fale e gostei muito da maneira como ela aborda dramas, Garotas de vidro traz um tema forte e bem atual, acredito que deva ser uma excelente leitura.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei a forma como a autora descreve os dramas. Fiquei apaixonada pela escrita dela e mal posso esperar pra ler Fale. Todos falam muito bem dele !

      Excluir
  2. Olááá!
    já li algumas resenhas desse livro e acho que deve ser sensacional. Trazes problemas adolescentes para os livros, de uma maneira leve... acho que é a melhor maneira de quebrar tabus!
    Gostei muito da resenha, o livro aparenta ser bem interessante e bem bolado!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente gostei muito e essa autora é conhecida por trazer esses temas voltados para problemas enfrentados na juventude, etc ... já me tornei uma grande fã *-*
      Que bom que gostou da resenha e muito obrigada pelo comentário !

      Excluir
  3. Como vocês colocaram o menu do blog? Queria colocar no meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza ! Bom, vou te mandar um direct pelo instagram para responder melhor ok ? Não sou expert nesse assunto mais espero ajudar, haha
      beijos.

      Excluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo