[Especial Copa do Mundo] Livros Nacionais favoritos !

Oi, gente ! Hoje decidimos fazer uma coisa diferente aqui no Blog. Como todo mundo sabe, todos estão torcendo para o Brasil nessa Copa do Mundo (Pelo menos eu acho, né?), então, criamos esse Post Especial Copa do Mundo para falar um pouco dos nossos livros nacionais favoritos. Nós selecionamos seis livros. Espero que gostem.

Arquivo Pessoal: Pegou ? Creditou !

1. Princesa Adormecia por Paula Pimenta: 

A Paula Pimenta é uma das minhas autoras nacionais favoritas, isso porque ela tem um jeito de escrever que faz com que a gente se sinta parte da história. O livro mais recente dela, foi Princesa Adormecida e ele é um conto moderno da Bela Adormecida que veio com a ideia do Livro das Princesas no qual ela colaborou com seu conto Princesa Pop. Como eu ia dizendo, Princesa Adormecida virou um dos meus queridinhos a partir do momento em que eu peguei esse livro. Ele tem uma narração super fluida, e passa tão rápido que quando acaba você fica querendo mais. Eu devorei esse livro. A Aurora que ela criou (Ana Rosa, ou Áurea.) é simplesmente perfeita. Você consegue entrar na cabeça dela, e sentir o que ela está sentindo em cada situação. É tão incrível isso... Recomendo muito esse livro. Mesmo, mesmo. É simplesmente maravilhoso. Um conto de fadas moderno para ninguém botar defeito ! 

2. A Moreninha por Joaquim Mannuel de Macedo:

Um dos clássicos da literatura brasileira, tendo sido reconhecido como o início do romantismo brasileiro, A Moreninha foi o livro que me fez vencer alguns preconceitos. Eu não costumava dar atenção a esse tipo de história até que na 2ª série do ensino médio minha professora de Literatura passou esse livro para uma prova. Foi amor à primeira página. Apesar da linguagem um pouco rebuscada, mas que na versão que eu comprei vem com algumas explicações no roda pé, não tem como não ficar presa na história desse livro. Os personagens principais Augusto e Carolina se tornaram um casal muito fofo. Eles se conheceram quando crianças e prometeram não namorar ninguém que não fosse um ao outro. Apesar de muitos anos terem se passado, Augusto não consegue esquecer da promessa e mantém apenas casos passageiros, sem nunca se interessar realmente por ninguém até encontrar a menina que certa vez conheceu em uma praia. Lembra um pouco a história Azul da cor do mar da autora Marina Carvalho que discutiremos a seguir. Se você tem problema com clássicos brasileiros, sugiro começar por esse, garanto que a leitura não vai decepcionar !
3. De Volta aos Quinze por Bruna Vieira:

Primeiro livro da série Meu Primeiro Blog (E o único lançado até agora), De Volta aos Quinze foi outro livro que me conquistou completamente. Eu já havia lido um livro de crônicas da Bruna Vieira, A Menina que Colecionava Borboletas, e confesso que apesar de não ser muito fã de livros assim, eu fiquei completamente louca pela escrita da autora. Com uma história completamente diferente do que eu já tinha lido, De Volta aos Quinze, é narrado em primeira pessoa pela personagem Anita. Gostei muito da narração dela., é fofa, engraçada e ao mesmo tempo um pouco triste quando as coisas vão começando a dar errado. O que acontece é que Anita descobre que consegue voltar no tempo, apenas acessando seu antigo Blog, criado quando ela tinha 15 anos. Ela começa a querer acertar algumas coisas, mas acaba de certa forma piorando outras. Eu estou completamente ansiosa pela continuação, que segundo a própria Bruna, será lançada na Bienal do Livro de São Paulo. Esse livro, acaba de uma forma que você fica tipo: Hã ?! Ah, meu Deus, como eu quero saber o que acontece depois ! Enfim, eu também super recomendo. É uma leitura leve, rápida e muito, mas muito divertida. 

4. Fazendo Meu Filme por Paula Pimenta:

Representando toda a série Fazendo Meu Filme, eu escolhi o primeiro dos quatro volumes. Com uma história bem fofa, a série tem como principal cenário a cidade de Belo Horizonte. Ela se passa pelo ponto de vista de Fani C. Belluz, uma menina completamente normal, mas com uma amor incondicional por filmes, principalmente os de amorzinho. Fani começa sua narração com 16 anos e desde já sonha estudar Cinema. O primeiro livro se passa em uma escola, então é bem fácil você se identificar com algumas situações. A menina tem como melhor amigo, Leo, um menino carismático e muito fofo que secretamente é apaixonado por Fani. A história tem como foco esse romance enrolado que vai se desenvolvendo e amadurecendo ao longo dos livros. Eu amei essa história. Devorei todos os volumes, e tenho um carinho imenso por todos eles. Não dou, não vendo e muito menos empresto. Sonho te-los autografados. O casal é tão fofo, gente. É muito amor, vocês não tem noção. Recomendo a série toda. E se você ainda não leu, só lamento. É muito, muito bom ! Paula Pimenta diva !

5. Minha vida fora de série por Paula Pimenta:

Fazendo mais uma vez referências a nossa querida Paula Pimenta (deu pra perceber que adoramos ela, não ?) citamos como uma das séries preferidas, a coleção Minha vida fora de série que conta a história da protagonista Priscila, uma garota que aos 13 anos de idade tem que se mudar da sua cidade natal, São Paulo, para Belo Horizonte, já que seus pais estavam se divorciando. Vale lembrar que os personagens são os mesmos da série Fazendo meu filme, só que mudando o ponto de vista da personagem principal, além de ser ambientado alguns anos antes do primeiro livro de FMF. Ao chegar em BH, Priscila apesar de sentir falta da sua antiga vida, logo se enturma com as pessoas da nova cidade e conhece um garoto muito especial: Rodrigo, um personagem que no início se mostra bastante misterioso, porque ele simplesmente está por lá, e fica todo aquele clima da Priscila interessada nele mas sem saber se é correspondida porque ele é muito tímido e ah ... meu Deus. É impossível largar esse livro. A série já possui dois volumes, Minha vida fora de série 1ª e 2ª temporada, porém em breve teremos um terceiro mas sem datas confirmadas por enquanto. Se a autora decidir seguir o mesmo padrão de FMF, provavelmente contaremos com um quarto livro mas isso é apenas especulação no momento. Recomendo muito e se você ainda não leu ... o que está esperando ainda sentado na frente do computador ? Vá comprar seu livro !

6. Azul da cor do mar por Marina Carvalho:

Para finalizar nossa seleção campeã, é impossível deixar de falar do livro Azul da cor do mar da autora Marina Carvalho. A história, que também se passa em Belo Horizonte (cidade abençoada) conta a história de Rafaela, uma garota que saiu do interior de Minas Gerais para cursar Jornalismo na PUC- Minas. Ao final de seu curso, ela já era considerada uma das alunas mais conceituadas e por intervenção de uma professora, consegue um estágio em um dos jornais mais prestigiados da cidade. Tudo parecia perfeito até ela conhecer seu orientador, o jornalista Bernardo, que apesar de muito bonito, não parecia ter a mínima vontade de se aproximar de Rafaela, deixando bem claro que sua presença ali era um incômodo. Como se isso já não problema suficiente, a garota ainda tinha que lidar com seus problemas em relacionamentos, já que não se interessava por ninguém desde que conheceu O Garoto da Mochila Xadrez, um menino que ela viu apenas uma vez na viagem para a casa da avó que sempre fazia com a família. Desde então ela passa a escrever cartas para ele, por meio de um diário, como se de fato ele fosse a única pessoa que a compreendesse. A narrativa é muito boa, extremamente fluida e com a quantidade certa de mistérios que te deixa com mais vontade de chegar até o final e desvendar tudo. Marina Carvalho começou com o pé direito comigo, e mal posso esperar para ler o seu outro livro já publicado, Simplesmente, Ana. Vale lembrar que a continuação deste será lançada na Bienal do Livro em São Paulo e tem como título De repente, Ana.

Atenção: Os livros citados nessa matéria foram respectivamente publicados pelas editoras: Galera Record, FTD, Gutenberg ( De volta aos Quinze, FMF e MVFDS) e Novas Páginas ( Grupo editorial Novo Conceito). Eles podem ser adquiridos nos sites Submarino, Saraiva, Cultura, Fnac, Ponto Frio, entre outros.

~ Ana e Bia ~



2 comentários:

  1. Adorei as escolhas de vocês! Brasil bem representado haha
    Fiquei com vontade de ler Princesa Adormecida, pelo que falaram, é tão bom quanto a série da Fany. O da Marina e o da Bruna tão na minha lista.
    Eu também ficava com um pé atrás quando se tratavam desses livros clássicos da literatura brasileira. Não li A moreninha, mas um que li e gostei bastante foi Helena, de Machado de Assis.

    Bjs!

    escritoriando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário e que bom que gostou *u* Sempre indicamos a Marina e a Bruna porque achamos a escrita das duas muito boa ! Também já li Helena, achei muito legal. Aliás, se for pra ler literatura clássica brasileira, dou preferência para a prosa do Romantismo, porque é o que mais me agrada.

    ~Bia

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo