[Especial Bienal] Resenha: A Aposta.













Título: A Aposta.

Autor (a): Vanessa Bosso.

Editora: Novas Páginas

Páginas: 286

Estrelas: 4/5

*livro recebido em parceira com a editora.

Olá, pessoal! Estou voltando hoje com mais uma resenha do Especial Bienal, uma sessão do blog que a gente criou pra resenhar os lançamentos da Bienal que mais nos interessaram. Está demorando um pouquinho mais do que o previsto pra sair tudo, mas vou logo adiantar pra vocês quais serão as próximas resenhas: Amor Amargo da Jennifer Brown, OS Bons Segredos da Sarah Dessen, O Lado Feio do Amor da Colleen Hoover e O Despertar do Príncipe da Colleen Houck. 

A resenha de hoje vai ser de um livro que me interessei única e exclusivamente por causa da sinopse, porque se dependesse da capa, acho que eu nunca teria lido. Em A Aposta da Vanessa Bosso, a autora abraçou o clichê e os esteriótipos pra construir uma narrativa leve e engraçada a respeito de um romance, e apostas...muitas apostas.

Em uma escola da Zona Sul de São Paulo, somos apresentados à história de Nina Albuquerque e Lex Heinrich. Ela é uma garota linda, inteligente e cercada de amigos. Seu único defeito? Ela odeia qualquer espécie do sexo masculino. Depois de uma grande decepção amorosa, a garota decidiu se fechar para qualquer tipo de relacionamento. Ele é o cara mais popular e desejado da escola, lindo de morrer obviamente, e se meteu em uma grande confusão ao ser convencido a apostar entre os amigos que daria um beijo em Nina, a megera do Colégio Prisma, para receber um dinheiro necessário para o conserto de sua moto.

Mas era óbvio que Nina ia descobrir, e como ela não é de levar desaforo pra casa, é claro que ela foi confrontar o galã. Depois de quase saírem no tapa e uma ida à sala do diretor, a menina descobre que a vingança pode vir na forma de uma aposta praticamente invencível: Nina irá desafiar Lex a fazê-la se apaixonar por ele, na tão sonhada viagem de formatura à Ilha Inamorata. Caso ela se apaixone, Lex sairá vencedor, e a garota se compromete a pagar o dinheiro que ele precisa. 


















O ponto forte desse livro, sem dúvida nenhuma, é a narrativa de Vanessa Bosso. É uma terceira pessoa diferente, em que ao invés de ela apenas descrever os fatos, ela também interage e conversa com o leitor, nos fazendo ter a sensação de que estamos sentados ao lado de uma amiga, enquanto escutamos ela nos contar uma história. 

Quanto ao enredo, reafirmo o que eu falei no início da resenha: ele é totalmente clichê e carregado de esteriótipos. Tem o grupo da garotas do bem, o garoto galinha que vai acabar se apaixonando de verdade, e o grupinho das garotas más que só quer saber de atrapalhar a vida do casal principal. Se você não suporta esses elementos, definitivamente essa leitura não é pra você. 

Mas, apesar de tudo isso que eu falei, a leitura me agradou sim! Eu costumo dizer que, nem sempre o clichê é ruim, ele pode ser abordado de uma forma que te conquiste e te faça ficar grudado no livro do início ao fim. Consegui finalizar a leitura em pouco mais de um dia, e no final fiquei sentindo saudades. Dos personagens cativantes, do romance fofo, e das intrigas que foram se desenvolvendo. Esse livro me passou uma vibe que mistura os filmes 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você  e Meninas Malvadas, e por conta disso ele acabou se tornando um dos meus queridinhos de romance. 























Em relação à edição do livro, achei a fonte muito confortável, e os capítulos curtinhos fazem com que a história passe voando. No entanto, tenho algumas críticas em relação ao trabalho que a editora fez com a capa.  Pra quem não sabe, esse livro foi primeiramente publicado de forma independente pela Vanessa no site da Amazon, e por conta do sucesso de vendas, ela conseguiu publicá-lo através do selo de livros nacionais da editora Novo Conceito. Eu entendo que na primeira publicação dele, a autora não deveria ter muitos recursos gráficos pra investir em uma capa melhor, mas a editora resolveu manter a capa original.

Na minha humilde opinião, acho que reformular a capa iria contribuir imensamente para a venda do livro, tornando-a mais profissional e aproximando-a do seu público alvo, os jovens. Por isso, você que curte o gênero, não se prenda somente à capa, eu garanto pra você que essa leitura vale a pena. 

Espero que vocês tenham gostado da resenha, e se vocês estiverem procurando por uma leitura rápida, leve e engraçada, eu garanto que esse livro é pra você!

Beijos,
Bia Adler

4 comentários:

  1. Parece ser uma história interessante, adoro ler livros que se passam no colégio (nem me importo muito com os clichês rs). Apesar de não ler quase nenhum livro nacional que retrate adolescentes (só li alguns da Paula Pimenta) pela sua resenha, acho que o livro deve ser bom, ainda mais pq é narrado em 3 ª pessoa o que já diferencia um pouco.
    Adorei o blog e a resenha .)
    Beijos

    beahreads.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    O livro parece mesmo ser bacana, sempre leio ótimas críticas em relação a essa autora, mas ainda não conheço seu trabalho. Mas se tivesse oportunidade, com certeza mudaria esse fato.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bia!

    Não conhecia o livro e nem a escritora! Sou apaixonada por estes clichês, então o livro me despertou muito interesse. Quando tiver uma oportunidade vou comprar o livro! Adorei a sua resenha.

    Com carinho, Clara

    // n-found.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi essa capa várias vezes.. mas nunca tive interesse em saber sobre o que é a história porque ela não me atraiu at all. nunca ia imaginar que se passa no colégio. Pra mim era uma coisa mais madura e nicholas sparks. Mas é como diz o ditado, né? Nunca julgue o livro pela capa!

    E concordo com você com essa história de clichê. Nem todo clichê é ruim. Tem uns bem legais e divertidos que cativam você, enquanto tem outros que só fazem vc revirar os olhos e jogar o livro longe. Mas adoro clichês legais. Vou super ver o livro com outros olhos a partir de agora.

    beijos
    www.manualdaerika.com

    ResponderExcluir

© Na Sua Estante - Todos os direitos reservados.
Criado por: Ana Adler e Bia Adler.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo